Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.
Já sabemos que o planejamento é essencial para evitar problemas posteriores e também delinear o caminho até se chegar ao objetivo e isso é uma realidade em todas organizações, porém hoje vamos falar um pouco sobre planejamento pedagógico e como a Qualidade pode torná-lo eficiente.
Como é comum, a primeira semana do ano é de grande importância para escolas, pois se faz uma reunião com gestores e equipe para projetar os próximos dias letivos e revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) que é o documento que vai orientar a forma em que os objetivos educacionais sejam atingidos. É uma época de desafios muito grandes nesse sentido, pois em paralelo é necessário integrar professores, principalmente os novos, trazendo os padrões de trabalhar em grupo e orientá-los de forma que estejam prontos habituar as rotinas com as turmas a quem irão ensinar.
Para tudo isso necessita-se de qualidade e muita atenção, pois são passos que se não forem bem estabelecidos trarão divergências no futuro, e a qualidade é totalmente aplicável para todos os processos, isso inclui em marcar reuniões, estabelecer planos de ações que integrem equipes, identificar não-conformidades, auditar processos, gerenciar tempo e criar indicadores de desempenho para mensurar pontos que merecem maior atenção e evidenciar setores que estão mais desenvolvidos.
Supomos que fizemos a reunião de planejamento com os gestores, registramos as atas e pautas, e estabelecemos os planos de ações. Na figura 1 vemos como iríamos gerenciar os mesmos no Forlogic Action, administrando o tempo de execução pelo gráfico de Gantt, integrando equipes com a definição de responsáveis com o método do 5W2H (Como, quem, quando, onde, Porque, Quanto) e participantes das ações sem deixar de controlar o andamento do planejamento de acordo com o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir).
Uma boa dica é começar as reuniões por discussões de temas gerais e depois partir para assuntos mais específicos, assim, de acordo com as reuniões, pode-se criar sub-ações e manter o controle e segurança de que tudo está sendo feito, além de observar o comprometimento da equipe como um todo.
Para todas essas ações podemos ver que a Qualidade pode refletir de forma positiva ajudando a eficiência do projeto anual, traz uma estruturação do trabalho com a forma sistemática de desenvolvimento das operações, em todas as fases, seja de planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação, ajudando a desenvolver uma melhoria contínua da instituição como um todo.
Em um próximo post falaremos mais sobre como a qualidade pode ajudar no meio pedagógico. Até mais! 😉
Referência:
Gestão Escolar