Estratégia empresarial

Qualidade, Inovação e um 2015 pra fazer acontecer

inovocao-qualidade
Imprimir artigo

A Inovação é a Qualidade de amanhã. Quando li esta frase no Blog Quality and Innovation foi algo que realmente me chamou atenção e me fez pensar: por quê?

Apesar de estarmos no mês preferido dos procrastinadores (milhões de atividades, compras, decisões sendo deixadas pra 2015), não estamos falando de adiar atividades, e sim de uma evolução que vai acontecer com muito trabalho.

Mas qual a relação de Qualidade e Inovação?

A ISO 9000 no item 3, explica termos relacionado com Qualidade, onde podemos concluir que:

“Qualidade é a totalidade das características de uma organização, sistema, produto, projeto, processo (ou até uma pessoa) que incidem na sua capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas”

Dentro deste contexto, como explicaríamos a inovação? Vamos pensar mais especificadamente na relação da qualidade do futuro:

“Inovação é a totalidade de características de uma organização, sistema, produto, projeto, processo (ou até uma pessoa) que incidem sobre a capacidade de satisfazer necessidades não satisfeitas, emergindo, antecipando ou então criando necessidades imprevistas”

A inovação não significa só criar coisas novas, mas de fato criar novos valores que encontrem necessidades. Pensando assim, a ISO 9001 é toda voltada a atender necessidades.

Por que estou falando disso?

Acredito devemos abrir nossas mentes para inovação, em fazer coisas novas para aplicar melhoria contínua de forma efetiva nas nossas vidas e nos nossos ambientes de trabalho. Depois que fechamos o planejamento estratégico de 2014 e criamos as perspectivas de 2015 tenho pensado muito sobre como fazer melhor, como atingir objetivos não só “cumprindo a meta” mas superando as expectativas (as minhas, da equipe com quem trabalho, e da empresa onde trabalho) de forma incrível.

O Blog da Qualidade está em férias a partir de hoje e a gente só volta dia 15 de janeiro de 2015.

Até lá não teremos novos artigos, mas enquanto isso, você pode ler os 13 artigos de 2014 que podem motivar sua inovação para fazer acontecer em 2015, que não vai ser um ano fácil para o Brasil, mas acredito que devemos ser a mudança que queremos ter. É um bom princípio.

Talvez nestes temas você consiga boas ideias para contribuir no desenvolvimento da “Qualidade do Amanhã”, e assim realmente espero.

 

1# Medir a satisfação do cliente – Método NPS (Net Promoter Score)
2# Como fazer reuniões produtivas
3# A Transferência do Conhecimento: um desafio comportamental
4# Certificado na parede não garante Qualidade!
5# A importância da gestão por indicadores para o sucesso econômico da sua empresa
6# Você está entregando o que seu cliente quer?
7# O significado de tambor, pulmão e corda nos processos produtivos
8# Qualidade: A responsabilidade é de todos!
9# Sua Qualidade tem Gestão?
10# Excelência no Atendimento ao Cliente
11# 6 Dicas para ganhar mais velocidade em ações estratégicas!
12# Está permitido errar, mas…
13# Dia mundial da Qualidade 2014: Construindo um mundo de Qualidade juntos

 

Boas Festas, até 2015! 😀

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
O que você vai entregar para os seus clientes em 2015?