Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.
A Inovação é a Qualidade de amanhã. Quando li esta frase no Blog Quality and Innovation foi algo que realmente me chamou atenção e me fez pensar: por quê?
Apesar de estarmos no mês preferido dos procrastinadores (milhões de atividades, compras, decisões sendo deixadas pra 2015), não estamos falando de adiar atividades, e sim de uma evolução que vai acontecer com muito trabalho.
Mas qual a relação de Qualidade e Inovação?
A ISO 9000 no item 3, explica termos relacionado com Qualidade, onde podemos concluir que:“Qualidade é a totalidade das características de uma organização, sistema, produto, projeto, processo (ou até uma pessoa) que incidem na sua capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas”Dentro deste contexto, como explicaríamos a inovação? Vamos pensar mais especificadamente na relação da qualidade do futuro:
“Inovação é a totalidade de características de uma organização, sistema, produto, projeto, processo (ou até uma pessoa) que incidem sobre a capacidade de satisfazer necessidades não satisfeitas, emergindo, antecipando ou então criando necessidades imprevistas”A inovação não significa só criar coisas novas, mas de fato criar novos valores que encontrem necessidades. Pensando assim, a ISO 9001 é toda voltada a atender necessidades.