Cultura organizacional

A Transferência do Conhecimento: um desafio comportamental

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Vejo que atualmente a Gestão do Conhecimento é algo mais discutido, e isso é muito importante pois traz uma conscientização de é algo que merece atenção no nosso dia a dia. Pense que cada pessoa que se desliga de uma empresa leva um conhecimento que nunca transferiu, e nesse sentido, a pessoa que entrou no lugar dela teve de cometer os mesmos erros para que através da experiência conseguisse possuir aquele conhecimento. Há também casos que um colaborador sabe fazer algo, mas o fato de ele não transferir nem expor, outras pessoas estão tentando aprender a mesma coisa na organização.

São desafios que se encontra quando falamos de gestão de conhecimento, mas que devem ser observados e melhorados, vendo que o intelectual é um dos valores da empresa, e se ela não se preocupa com isto terá vários problemas gradativamente.

A transferência do conhecimento relaciona 2 ações: transmissão, ou seja, apresentação do conhecimento, e absorção, que é quando a pessoa recebe o conhecimento. Às vezes, entende-se transmissão com disponibilização, mas só deixar disponível não é transferência. Por quê? O acesso é necessário, obviamente, mas ele não garante que aquilo foi absorvido pela pessoa respectiva e nem que vai ser usado de fato.

O que precisamos entender é que o objetivo da transferência do conhecimento é melhorar a capacidade da organização de realizar suas atividades, aumentar seu valor, produtividade e competência. Ainda que a transmissão e absorção aconteçam não trará resultado se isso não gerar uma mudança, não gerar ações, já que é muito comum as pessoas adquirirem novos conhecimentos mas não colocarem isso em prática, e elas os fazem por vários motivos:

  • Não respeitar ou confiar na fonte
  • Orgulho e teimosia
  • Falta de tempo
  • Falta de oportunidade
  • Medo da mudança
  • Medo de assumir riscos

Um fato é que nossa autoestima está totalmente relacionada com aquilo que sabemos e como fazemos, logo, quando uma pessoa vem de frente com a forma que você faz algo dizendo que o jeito que ela faz é bem melhor, há uma tendência comum de resistir, fazendo com que a mudança do comportamento seja mais delicada do que a aquisição do conhecimento em si, entretanto, se um conhecimento não for absorvido e usado, ele não será transferido, e aqui a gente encontra um gargalo da informação.

Essa é uma primeira análise, na próxima quinta-feira estarei discorrendo mais sobre esse assunto, fiquem ligados! :P

Referência:

DEVENPORT, Thomas H., Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. ? Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

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