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Como fazer uma descrição de cargo?

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Monise Carla

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Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

A descrição de cargo é uma documentação necessária de acordo com a ISO 9001 que é base para todas as outras normas de qualidade, por exemplo, ISO 14001, OHSAS 18000, ISO 17025, PBQP-H, entre outras. A partir disso, vamos entender o que a ISO quer exatamente com essa prática.

O que é?

É uma especificação do que é necessário para ocupar aquele cargo, nela constará as responsabilidades, as habilidades, os requisitos, as atribuições, e onde se localiza o cargo dentro da empresa. Obviamente, isso deve ser feito de acordo com a realidade da organização, por isso que descrição de cargo deve ser feita pelas pessoas que o desempenham com apoio do RH e em alguns casos, também da Diretoria.

Para que serve?

É um documento tão “óbvio” que às vezes é subestimado, mas ele é muito importante, principalmente porque ela produz uma clareza na função do cargo em questão, não só tratando da necessidade, mas também ao que é necessário para ocupá-lo, isso traz uma visão mais estratégica em relação a gestão de pessoas, tanto para ocupação de cargos, quanto a realocação das pessoas.

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Como fazer?

1 – Identifique os cargos existentes

Por mais que a vontade seja desenhar os cargos que futuramente irão existir na empresa, comece pelos cargos já existentes, faça um organograma funcional se for mais fácil, mas tenha uma visão geral de todos os cargos ocupados na empresa, quando forem existir novos cargos, faça a descrição para pontuar o que a pessoa irá fazer, quem será o superior dela e afins.

2 – Localize o cargo

Agora começando a descrever de fato, identifique o nome do cargo, e seja criterioso para escrever corretamente e completo, por exemplo “Analista de Recursos Humanos Junior” ou “Auxiliar Administrativo”, isso facilitará da diferenciação de cada função. Defina o setor que pertence, por exemplo “Financeiro”, “Marketing”. Identifique o superior imediato, por exemplo, o “Auxiliar de Marketing” vai sempre responder ao “Diretor de Marketing“, que é seu superior imediato. Veja bem que isso deve ser definido de acordo com a realidade na empresa, não tente mudar tudo porque acha que ficaria melhor que a ideia nesse caso é relatar a realidade e não fazer julgamento do que é certo ou errado, obviamente, é um material que tornará mais fácil detectar rupturas na hierarquia, mas nesse caso estamos relatando o atual.

3 – Descreva as competências

Aqui você irá pontuar as funções e responsabilidades, formação escolar mínima e desejável para função, habilidades necessária, cursos e conhecimentos necessários, e tempo de experiência desejável.

Para te ajudar, disponibilizei um modelo de descrição de cargo para download, é só clicar no botão abaixo:

 

Baixar Modelo de descrição de cargo

 

Mas se você procura algo mais completo que só a descrição de cargo e precisa gerir essas competências de forma mais completa, te dou uma dica melhor: Forlogic Staff, Gestão de Competências, você pode fazer o teste gratuito ou solicitar uma apresentação do sistema, então, por que não dar uma olhadinha?

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Até mais pessoal! 🙂

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