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As 5 Forças de Porter: Entenda o que são e como aplicar!

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Monise Carla

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Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Hoje, vamos abordar de forma detalhada as 5 Forças de Porter, um conceito revolucionário no mundo dos negócios desenvolvido por Michael E. Porter em 1979.

Este modelo transformou a maneira como as empresas analisam a competição e o ambiente de mercado. As 5 Forças – que incluem a ameaça de novos entrantes, o poder de barganha dos fornecedores. Além disso, a ameaça de produtos ou serviços substitutos e a rivalidade entre concorrentes existentes. Por isso proporciona uma estratura abrangente.

O que são as 5 forças de porter?

As Forças de Porter foram apresentadas pela primeira vez pelo professor de Negócios da Harvard Business School, Michael Porter, em seu livro “Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência”, publicado em 1980. Desde então, tornaram-se uma ferramenta fundamental na análise da competitividade e na formulação de estratégias empresariais.

Esta estrutura é essencial para avaliar a competitividade de uma indústria e o potencial de lucratividade de uma empresa. Portanto, exploraremos cada força detalhadamente, mostrando como elas interagem para moldar as estratégias empresariais. Além disso, enfatizaremos a importância de entender e aplicar este modelo para garantir sucesso sustentável no mercado.

Quais são as 5 forças de Porter?

Há várias ferramentas utilizadas quando vai se estabelecer as metas de desempenho do negócio e o quanto deve-se ser competitivo no mesmo, uma delas são as 5 Forças de Porter. Esta ferramenta analisa:

  • Concorrentes tradicionais
  • Entrada de novos concorrentes
  • Poder de Negociação dos Fornecedores
  • Poder de negociação dos clientes
  • Aparecimento de Produtos Substitutos

Como utilizar as 5 forças de porter?

Ao utilizar as 5 Forças de Porter de forma sistemática, você poderá obter uma compreensão mais profunda da dinâmica competitiva de uma indústria específica e desenvolver estratégias mais eficazes para competir com sucesso.5 forças de porter

Força 1- Concorrentes Tradicionais

É o estudo dos concorrentes existentes, sua rivalidade e maturidade do mercado. Quando os mercados são novos, há uma oscilação grande tanto no segmento em si quanto dos concorrentes de se auto-afirmarem.

Esse é um movimento que causa uma disputa muito direta. Quando o mercado já é mais maduro, apesar de concorrência ser concorrência de qualquer forma, cada um tende a “ficar na sua” e focarem mais em si mesmos.

Em alguns casos, há mercados tão maduros que as empresas se unem para troca de informações e o crescimento do negócio como um todo.

Força 2- Entrada de concorrentes

Toda organização deve estar atenta a entrada de novos concorrentes, e a mesma pode ser facilitada ou dificultada através das barreiras de entrada. Quando uma empresa já está estabelecida no mercado, é mais fácil conseguir negociações com fornecedores, acesso a canais de distribuição, já tem uma cartela de clientes e fornecedores estabelecida e já sabe o nível de demanda do mercado, o que a mesma pode utilizar dos mesmos para “atacar” esses novos concorrentes.

Força 3- Poder de Negociação dos Fornecedores

Para entender melhor o segmento em que se está inserido e a viabilidade do mesmo, é necessário entender qual a intensidade do poder de barganha dos fornecedores. E também o quanto eles podem influenciar na sua organização ou no mercado como um todo.

Situações onde os fornecedores têm grande influencia no negócio é quando há muitos compradores e poucos fornecedores, isso faz com que o segundo ditem as regras. Quando a marca do fornecedor é muito forte, quando sua  organização não é tão relevante num todo para o fornecedor ou quando simplesmente é fácil para o fornecedor encontrar novos compradores.

Força 4- Poder de Negociação dos Clientes

Quando os clientes tem uma influência muito grande no mercado, ou seja, muitos fornecedores para poucos clientes. Quando o cliente tem muitas opções sobre determinado produto, é necessário um esforço maior de distribuição, marketing e valores auxiliares para os produtos.

Por exemplo, as commodities tem um poder de negociação de clientes muito grande, pois são tantos fornecedores com produtos similares que fica difícil diferenciá-lo no mercado, assim o cliente é quem “manda”.

Força 5- Aparecimento de Produtos Substitutos

Ficar atento para os novos produtos que são lançados no mercado que nem sempre estão atacando diretamente, mas que pode substituir seu produto é de grande importância. Um exemplo bem simples deste fator é o combustível, carros a gasolina podem ser substituídos por carros a álcool, e isso afeta diretamente as empresas petrolíferas.

São as empresas que não tem o mesmo produto que o seu, mas que podem tirar uma fatia do seu mercado e isso pode influenciar diretamente no seu preço, estratégias e distribuição.

É importante estar ligado a todos estes fatores dentro do seu segmento, manter-se atento as variações do mercado, utilizando estratégias de solidificação e posicionamento de mercado para um crescimento sustentável. Cada uma dessas forças quando analisadas profundamente podem gerar planos de ação, que se usados estrategicamente, irão interagir com o mercado de forma positiva.

Uma dica para estabelecer planos de ação integrando equipes é utilizando o Qualiex.

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