Blog da Qualidade

Como identificar a pergunta que o cliente NÃO faz?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Esses dias, eu saí do trabalho com uma super fome, e passei em uma lanchonete de um posto de gasolina para comer alguma coisa. Um senhor muito simpático me atendeu e quando eu perguntei “essa coxinha é do que?” ele me respondeu “Três e cinquenta!”. Então refiz minha pergunta “não, senhor, quero saber qual o recheio!” e ele respondeu: “Ah sim! Tem de frango e de carne”.
Pode parecer um diálogo comum, e que possivelmente já aconteceu com você. Mas enquanto eu comia minha coxinha, fiquei refletindo que aquele senhor não tinha entendido minha pergunta, e mesmo assim respondeu qualquer coisa para mim, automaticamente.
Quantas vezes não entendemos as perguntas dos nossos clientes?
Uma resposta não pode ser dada sem que haja o entendimento da pergunta, pois isso pode deixar seus clientes irritados.
Mas veja bem, a pergunta nem sempre vem em forma de pergunta: ela também pode ser vista nos resultados da empresa!
O número de reclamações por defeito de produto pode ser traduzido pela pergunta: “Quando é que você vai consertar o processo de fabricação?”
A tendência negativa do seu resultado de vendas pode ser traduzida em: “Quando é que você vai melhorar o produto ou o atendimento?”
A baixa aderência no processo pelos seus colaboradores pode ser traduzida em: “Você vai nos explicar esse processo e monitorá-lo mais de perto?”
Na semana passada falei sobre como transformar informações em indicadores, para que indiquem, de fato, alguma dor da empresa. Quando você converte o indicador em uma pergunta do cliente, interno ou externo, essa dor fica muito mais evidente.
Apesar de procurar entender a pergunta ser um bom primeiro passo, não é o suficiente. Você precisa respondê-las, e não somente com um pedido de desculpa, mas sim com um plano de ação que funcione.
Essas perguntas estão na nossa rotina mas todos os dias fechamos o ouvido pra elas, pois estamos preocupados com um milhão de coisas que não são o cliente.
Com o que será que aquele senhor estava mais preocupado?
Com o que você está preocupado?
Se não for o cliente, é evidente que você é um surdo crônico!
Você já escutou alguma pergunta de cliente? Comenta aí!

Sobre o autor (a)

4 comentários em “Como identificar a pergunta que o cliente NÃO faz?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados