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Como transformar informação em indicador?

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Monise Carla

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Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Há algum tempo atrás, eu fiz um texto sobre Indicadores de Desempenho explicando a diferença entre dados, informações e indicadores.
Porém, em uma reunião aqui na empresa com a minha equipe, surgiu novamente a discussão: “Qualquer número pode ser um indicador?
Hoje vamos falar sobre isso, e para escrever este artigo utilizei como base o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) fomentado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e as teorias aprendidas com o Professor Orlando Pavani. Se você preferir, pode assistir ao vídeo que eu gravei falando sobre esse assunto, olha só:


Caso queria continuar a leitura, um verdadeiro indicador tem basicamente 2 características:

Ele indica-dor

Os indicadores existem para revelar quando há algum problema, ou seja, todo indicador deve indicar alguma dor da sua empresa, se não, ele não é tão relevante assim.

Ele resume duas informações

Dados somados a dados resultam em informações. Informações divididas por informações resultam em indicadores. Toda vez que a fórmula de um indicador consiste somente em soma, na verdade eu tenho uma informação, e não um indicador. Um indicador só existe quando há alguma divisão na fórmula, sendo chamado de taxa ou de índice.
Calma, vou explicar com exemplos.
Vamos supor que eu meça o número de cancelamentos de clientes mensalmente. Durante o ano eu vejo que o número tende a crescer consideravelmente, conforme o gráfico abaixo:

cancelamento-cliente
Número de cancelamentos de clientes.

Essa tendência positiva pode dizer que o meu indicador é péssimo, né?
Bem, depende! Aqui estamos analisando somente informações, pois somei todos os cancelamentos que tive no período de um mês e gerei estes números.
Visualizando este gráfico eu não consigo tomar ações tão consistentes, pois não sei qual o impacto dos cancelamentos no meu negócio. E é aí que está o perigo de analisar somente informações.
Porém, se essas informações forem comparadas ao número de clientes que eu tenho, já terei uma visão um pouco melhor do meu cenário, ou seja, vamos comparar 2 informações, pois os dois números, são resultados de uma soma em um certo período. Veja só na imagem abaixo:

indicador-cancelamento-clientes-2
Número de clientes e de cancelamento de clientes

No período de 7 meses, o número de cancelamentos cresceu proporcionalmente ao número de clientes. Então, meu resultado de cancelamentos de clientes é bom ou ruim?
Este gráfico ainda não permite que eu visualize se meu resultado é bom ou ruim, pois mostra apenas uma informação óbvia: quanto mais clientes eu tenho, mais cancelamentos eu terei.
Essas informações precisam estar dispostas de maneira que sejam confrontadas para que as ações possam ser tomadas.
E só tem um jeito de saber se o número é bom: Criando um indicador verdadeiro.
Veja bem, se eu pegar a informação “cancelamento de clientes” e dividir pela informação “número de clientes”, vou gerar o indicador “Taxa de Cancelamento de Clientes”:

indicador-cancelamento-clientes-de-verdade
Taxa de Cancelamento de clientes

Meu número está bom ou ruim? Agora sim é visível no gráfico que o número de cancelamentos é decrescente em relação ao número de clientes, e, portanto, meu número está em uma tendência boa para a empresa!
Se você tiver um referencial comparativo do seu segmento, será melhor ainda para analisar. Isto é, esses mesmos indicadores com o resultado do seu segmento ou região, pois você terá a informação da performance de outras empresas como a sua. Por exemplo, no meu segmento a taxa comum de cancelamento é de 1,5%, ou seja, tenho melhorado de acordo com o tempo mas ainda não estou na média de mercado.
E aí, o que você acha disso? Seu número indica alguma dor da sua empresa?

Sobre o autor (a)

12 comentários em “Como transformar informação em indicador?”

  1. FERNANDO MATOS

    Bom artigo. Ideia e o conceito do indica-dor foi uma boa sacada! Algumas empresas implantam muitos indicadores mas sem a preocupação real de entender e avaliar os resultados da sua medição.

  2. Márcio F Resende

    Muito boa a explicação. Simples e objetiva. Vocês tem algum curso e literatura sobre indicadores?

    Abraços

    Márcio

  3. Leonardo Ribeiro Teixeira

    Muito bom artigo Monise. Sem dúvida um ponto de vista importante. Ótima ideia para quem busca desenvolver e analisar seus próprios indicadores. Parabéns!

  4. Eric Benites

    E expressão mais exata seria dizer que os indicadores servem para medir a “saúde” da empresa. Pois em alguns casos, as metas estão sendo alcançadas, tudo esta andando conforme os objetivos da empresa, ou seja, não existe a tal “dor”. A partir desse ponto tudo o que se fizer então será melhoria contínua e não correção.

    Podemos dizer então que os indicadores não servem somente para medir a dor, e sim para medir também o real sucesso de uma empresa, processo, produto e etc.

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