Conteúdo sobre gestão da qualidade: retrospectiva 2019

Imagem azul, com o 2019 destacado em branco fazendo referência ao conteúdo sobre gestão da Qualidade em 2019.

Ano a ano, nós temos produzido muito conteúdo sobre gestão da qualidade. Em todo esse tempo, temos procurado maneiras de melhorar e ajudar mais as pessoas.

Nós buscamos referências nos grandes nomes da Qualidade, fizemos pesquisas com os leitores, respondemos dúvidas de leitores, e sempre procuramos produzir conteúdos realmente relevantes.

Nós vamos continuar fazendo tudo isso! Mas esse ano tivemos uma mudança que impactou bastante o nosso trabalho. Uma mudança que, com certeza, nos ajudou a ser mais assertivos. O artigo de hoje encerra um marco de um ciclo maior de mudanças. E é escrito especialmente para quem é nosso leitor recorrente e para nossos clientes no Qualiex.

Conteúdo sobre gestão da qualidade voltado para quem trabalha com gestão da qualidade!

Em janeiro, tivemos o Divertimento estratégico aqui na Forlogic (um planejamento estratégico com a nossa cara!). E definitivamente mudamos tudo!

No geral, sempre fomos uma empresa orientada para o cliente, mas com o Divertimento, nós encontramos formas de reforçar isso. Dentre as várias mudanças, uma delas impactou profundamente todas as atividades da empresa: o DAC (Desafio Assumido com o Cliente).

A partir desse momento, nós começamos a mapear cada desafio enfrentado pelos nossos clientes. Para cada desafio da Qualidade, traçamos um plano de ação e atuamos junto com o cliente para superá-lo. Assim, nós conseguimos melhorar a formalização do nosso trabalho com o cliente e atuar diretamente no problema dele, de forma individualizada.

O impacto dos DACs nos nossos conteúdos sobre gestão da qualidade

É claro que uma mudança tão significativa, além de impactar a empresa toda, ia influenciar no blog. Com o surgimento dos DACs, tínhamos uma fonte preciosa de informação: as dificuldades que profissionais da qualidade vivem diariamente.

O que fizemos, então, foi começar a produzir conteúdos para ajudar nossos clientes a resolver suas dificuldades e superar seus desafios. Com isso, trabalhamos problemas diretamente ligados à rotina de milhares de gestores da qualidade.

Textos diretamente relacionados aos DACs

Esse novo jeito de trabalhar resultou em artigos muito direcionados, com um foco maior no problema e nas dificuldades das pessoas. Não vou listar todos eles, mas alguns desses conteúdos foram:

Conteúdo também precisa de melhoria contínua!

Ao longo dos meses, fomos ajustando o processo e melhorando as coisas. Para direcionar melhor o trabalho, criamos um indicador que mede a porcentagem de conteúdos direcionados aos desafios dos clientes. Esse indicador e sua meta foram ajustados várias vezes, para refletir melhor nossa realidade e os objetivos que temos com a gestão de conteúdo.

Desde o Divertimento Estratégico até hoje, dia 18 de dezembro de 2019, em todo Viver Excelência, nós publicamos 153 conteúdos mapeados (incluindo este artigo). Destes, 88 tiveram relação direta com as dificuldades enfrentadas pelos nossos clientes.

Nosso processo ainda precisa de ajustes. Pois esses números significam que 57% dos conteúdos tinham relação direta com os DACs, entretanto nossa meta é que 80% dos conteúdos estejam DIRETAMENTE ligados aos problemas enfrentados por nossos clientes.

Nós “não batemos a meta”, ainda, hehe. Mas em meio a um processo novo e completamente reestruturado, evoluímos muito e estamos felizes com os resultados. E em 2020 vamos melhorar ainda mais. Acreditamos que essa mudança trouxe muito mais qualidade para nossos conteúdos. Afinal, ela está nos ajudando a atender as necessidades e expectativas das nossas partes interessadas!

Alguns números interessantes que alcançamos com esse processo

Lá no começo do ano, por mais que a gente acreditasse que essa era uma boa ideia, a gente não sabia se a estratégia daria certo. Nem como impactaria nossos resultados. Mas fomos surpreendidos pelos números legais que conseguimos durante o ano.

Vamos compartilhar 3 desses números e te contar porque eles são importantes para nós (P.s.: os dados usados aqui foram de 1 de Janeiro de 2019 até 15 de dezembro de 2019).

Número de acessos únicos em 2019

Ao todo, 1.805.561 pessoas diferentes acessaram o Blog da Qualidade durante 2019. Assim, só nesse ano, nós ajudamos quase 2 milhões de pessoas com os conteúdos que geramos. Dá para acreditar?

Esse é um número importante para nós, que o analisamos com frequência, principalmente para entender até onde estamos conseguindo chegar com o nosso propósito do Viver Excelência, que é impactar o nível de qualidade no Brasil. É claro, acessar um blog, ou ler um artigo, é uma ação mínima, nós sabemos, mas acreditamos também que isso é uma semente de excelência que plantamos no coração das pessoas.

Outro motivo de felicidade: em relação ao ano passado, aumentamos esse número em mais de 15%!

Número de comentários feitos no blog em 2019

De janeiro até hoje, foram 421 comentários em posts. Esse número para gente é fantástico! Um conteúdo que alguém comenta significa que, naquele momento de leitura, a pessoa se conectou ao texto de alguma forma. Ninguém comenta algo que, para si, é indiferente.

Isso pode sim ter sido influenciado por essa mudança de estratégia. Em relação a 2018, tivemos um aumento de mais de 20%. E é muito bom saber que nossos conteúdos geraram algum tipo de significado para essas pessoas.

Número de pessoas que conheceram o Qualiex a partir do Blog

Mais de 500 pessoas chegaram até o Qualiex por meio do Blog da Qualidade. Esse número tem grande significado para nós!

Sempre buscamos criar consciência para as pessoas que se interessam por qualidade, mas quando uma dessas pessoas conhece o Qualiex, quando ela está no momento de contratar um software, nós conseguimos ajudá-las muito mais. MUITO MAIS MESMO!

Podemos fazer uma lista de motivos pelos quais a gente consegue ajudar mais, mas só o fato de trabalharmos com os DACs, por exemplo, já justifica toda essa ajuda. Nós realmente assumimos os desafios da qualidade junto com os profissionais e caminhamos juntos para gerar resultados exponenciais. Em relação ao ano passado, o número de pessoas que solicitaram um diagnóstico do seu SGQ com o apoio os especialistas do Qualiex cresceu mais que 40%!

Quem é você em meio a esse processo?

Como comentamos antes, o artigo de hoje encerra um ciclo de mudanças e abre oficialmente as férias do blog, hehe. Voltaremos a publicar somente em 16 de janeiro de 2020.

O blog entra de férias, mas nós vamos trabalhar muito! Vamos passar por um novo Divertimento Estratégico, por reflexões, definições internas e muito mais! Então, gostaríamos de saber a sua opinião sobre todas essas mudanças que descrevemos no artigo.

Nós vamos usar essas informações para melhorar o blog em 2020! Então, seja você um leitor novo, um Profissional da Qualidade, um cliente Qualiex ou um estudante, deixe sua opinião nos comentários!

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