Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.
Muitas empresas pensam que ao implantar um sistema de gestão tudo vai se tornar complicado, burocrático e difícil de trabalhar. Na verdade esse é um mito muito comum, porém devemos estar cientes que qualquer sistema de gestão requer algum tipo de adaptação, seja ele em relação a Qualidade, ou a qualquer outro assunto, pois eles geram mudanças para obter os resultados esperados.
É notável que conseguir uma certificação como a ISO 9001:2008 não é nada fácil, afinal, implica em processos, cultura e métodos, mas hoje a gente já vê que a Gestão da Qualidade está cada vez mais se popularizando entre empresas de pequeno e médio porte de diversos segmentos, posicionando-as como fator importante de sobrevivência e competitividade das organizações, o que tira aquela impressão de que ela é inalcançável, ou só aplicável para grandes empresas.
Se não é fácil implantar e/ou manter um Sistema de Gestão da Qualidade, complica ainda mais quando cresce o número de processos, não-conformidades, documentos, auditorias, planos de ações, indicadores, entre outros. O crescimento desses fatores não é necessariamente ruim, na verdade indica que você está conseguindo pontuar o que está acontecendo, o que complica nisso tudo é manter o controle, pois sem controle não há Gestão da Qualidade. Mas de início, para você não pirar com tudo isso, aqui vai 5 dicas para manter seu SGQ mais simples a longo e curto prazo:
- O planejamento é seu maior aliado: ter planejado tudo o que você vai fazer e onde quer chegar vai sempre te ajudar a ser mais organizado e manter um termômetro se está realmente indo na direção certa.
- Não fure auditorias: seja rigoroso com seu planejamento de auditorias, mantenha-se organizado quanto a isso pois é uma boa forma de saber como a melhoria contínua está se desenvolvendo e no que deve-se trabalhar.
- Não economize nos treinamentos: ter uma pessoa competente para executar sua função é o mínimo que você pode fazer para evitar não conformidades e problemas.
- Tenha as informações sempre à mão: ninguém consegue administrar nada sem ter informações reais e atualizadas sobre o que está acontecendo. Quanto mais informações relevantes você tiver, mais consistente será sua Gestão.
- Conquiste pessoas para Qualidade: é mais fácil trabalhar com pessoas que valorizem a Qualidade tanto quanto você, motive às pessoas a entender mais sobre Qualidade, compartilhar conhecimento é uma forma de liderar, e isso também inclui a alta direção.
Manter o controle da Qualidade não é fácil, a norma é detalhada, requer muita atenção e planejamento dos envolvidos para que tudo ocorra em conformidade. Além disso, envolve persistência, ler muito, conquistar pessoas para que se engajem também com o objetivo da mesma, entre outros desafios. Porém, se você for disciplinado com algumas ações, você terá informações de forma mais rápida, o que ajuda a simplificar sua visão do sistema como um todo. Por isso nunca deixe de separar um tempo para pensar em formas de facilitar o controle e formato do seu trabalho para que ele esteja sempre ao seu favor. Para começar bem, com controle e informações sempre à mão, você pode utilizar um software como o Qualiex: Gestão da Qualidade pode ser mais simples do que você imagina.
2 comentários em “Qualidade não é fácil, mas pode ser mais simples!”
Muito legal Monise! Tirando a auditoria, que é bem específica do SGQ, essas dicas valem para qualquer empresário que deseja ver sua empresa crescer. A meu ver, a parte mais complicada é conquistar as pessoas. Quem tiver interesse, pode ver alguns comportamentos que geram resultados : http://www.templum.com.br/12-ideias-para-provocar-mudancas-de-comportamento-e-melhorar-seus-resultados/
Super interessante, na empresa em que trabalho, somos uma terceirizada de serviços prestados para a PETROBRAS, com relação a qualidade estamos bem, todos que visitam o nosso site, tecem elogios, sofremos auditorias do sistema PETROBRAS, eles nos sinalizaram pequenos desvios, que estamos a focar para dar uma resposta positiva ao cliente final, não somos certificados na ISO, mas tivemos uma reunião hoje, que esse é o nosso próximo foco, já começarmos a agir como se nós já fossemos. E os tópicos mencionados no Blog, foram pautas de Hoje.