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Uma pesquisa muito curiosa da Universidade de Wharton School da Pensilvânia levantou evidencias de como saladas podem nos fazer gordos. Não significa que sua salada ganhou um valor extra de calorias ou coisa do tipo, mas pesquisadores de consumo descobriram que a mera presença de uma opção saudável em um menu aumenta as chances de que você vai encomendar também a escolha menos saudável.
Você fica mais propenso a escolher batatas fritas se há uma salada verde disponível – uma percepção que restaurantes de fast food tiveram e tem lucrado muito.
Curiosamente, isso acontece com aqueles que aparentam maior autocontrole. Eles estão confiantes em sua capacidade de resistir à tentação, por isso sabendo que há uma opção saudável, encontram um estado de “licenciamento” que gera um motivo totalmente justificável para “saírem da dieta”, e – em teoria, pelo menos – compensar isso da próxima vez.
Bom, eu não entendo muito de dietas e nem tanto como funciona o comportamento humano em relação a alimentação, até porque, sou do tipo que… se alimenta muito bem, vamos dizer assim.
Uma das táticas recomendadas por psicólogos para não cair na sabotagem do “licenciamento” foi “concentrar no processo de viver saudável, em vez do objetivo de ter um resultado saudável”. Ao invés de pensar apenas no resultado de perder peso, ou melhorar a aparência, pensar no processo de mudar o comportamento alimentar, o que faria as pessoas tomarem decisões melhores e serem mais disciplinadas.
E é aí que a gente começa a falar de gestão!
Faz todo sentido quando correlacionado com indicadores de esforço e de resultado. Talvez você conheça os indicadores de esforço como drive ou leagging, e os de resultado como outcome ou leading, mas desde que você entenda bem o conceito, poderá chamá-los como preferir.
- Indicadores de Resultado: são para entender como as coisas estão indo. São mais fáceis de medir, geralmente servem para saber se estamos atingindo os objetivos, se a meta foi batida, se a lucratividade está ok, se a assiduidade dos colaboradores está boa, enfim.
- Indicadores de Esforço: são os indicadores que determinam os indicadores de resultados. Se o indicador de resultado é a meta de vendas, o indicador de esforço será o número de ligações / visitas feitas. Se fez poucas ligações e visitas, provavelmente não fechou muitas vendas, justamente porque um interdepende do outro.
A questão é que nos indicadores de esforço eu posso mexer, mas sou escravo do indicador de resultado, pois tudo depende do quanto eu me esforcei. O grande desafio está em encontrar o indicador de esforço certo, mas mesmo que pareça não existir, lembre-se, todo resultado advém de um esforço!
Quando você encontra o indicador de esforço, fica mais fácil focar no processo, ou até explicar para sua equipe o quão importante é que elas tenham o resultado de esforço, pois estará certo que o resultado virá a partir disso.
O grande erro de quem quer emagrecer é estar obcecado em perder peso. Esse é um indicador de resultado! O indicador que essas pessoas devem se preocupar é quantas vezes por semana estão praticando exercícios, quantas horas vem dormindo todas as noites e quantas refeições saudáveis estão fazendo durante o dia. O resultado é a consequência de tudo isso.
Foque no processo, no esforço, em viver saudável e não em ter um resultado saudável. A redução de peso virá através do esforço que você aplicou, assim como você vai bater sua meta de venda, de produtividade ou qualquer que seja.
Quer gerar mais resultados? Sua maior tarefa é descobrir quais são seus indicadores de esforço!
[Vídeo] Como elaborar indicadores para chegar ao seu objetivo
Eu também gravei um vídeo falando sobre os indicadores de esforço vs resultado. Além disso, também dei algumas dicas de como elaborar indicadores mais assertivos, olha só:
1 comentário em “Você conhece seus indicadores de esforço?”
Excelente texto!