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Por que buscar uma certificação ISO?

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Monise Carla

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Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Aqui no Blog da Qualidade, desde 2012 (ano que começamos a produzir artigos voltados para a área da qualidade) nós sempre insistimos no mesmo assunto: sua empresa precisa de uma cultura da qualidade! Mas hoje, viemos tratar de um assunto um pouco diferente, entretanto, complementar: por que sua empresa deve ter uma certificação?

O que é uma certificação ISO?

Antes de tudo, vamos começar pelo básico!

Como o nome diz, certificado nada mais é de que uma declaração formal emitida por quem tem credibilidade ou autoridade legal/moral.

Então, quando dizemos que uma empresa tem uma certificação ISO, significa que essa empresa passou por um processo em que foi avaliado se seu produto ou serviço está conforme aos requisitos ao qual ela se dispôs a atender (ou seja, entregar aquilo que foi proposto para o cliente ou parte interessada).

Para entender isso de uma maneira mais simples, peguemos como exemplo a ISO 9001:2015.

A ISO 9001:2015 nos fornece requisitos específicos para um sistema de gestão de qualidade, visando aumentar a capacidade de fornecimento de produtos e/ou serviços de maneira consistente para atender e encantar os clientes. Contudo promovendo:

  • Padronização dos produtos/serviços;
  • Mentalidade de riscos;
  • Abordagem de processos;
  • Atender regimes estatutários;
  • Entre outros aspectos regulamentares.

Ao buscar a certificação ISO 9001:2015, a empresa deverá provar que seu sistema de Gestão da Qualidade atende aos requisitos dispostos nessa norma. Deverá apresentar evidências que comprovem conformidade às práticas descritas na 9001:2015.

Certificação não é para “inglês ver”

Uma vez, em uma das minhas conversas com o Jeison, ele me disse: “nunca devemos ter a qualidade ou qualquer outra certificação para inglês ver.”

Confesso que de cara fiquei um pouco confusa, e fui pesquisar melhor o termo e o que significava. Ao utilizar a expressão “para inglês ver” estamos falando no sentido de algo que é aparente, mas não é válido ou real.

Quando Jeison me disse isso, ele quis basicamente me explicar que a certificação não é um papel que você coloca num quadro e pendura na parede para falar que tem, é algo que você coloca em prática, e quando digo prática, é implementar nos processos e até mesmo na cultura da empresa.

A certificação ajuda a configurar a empresa de acordo com uma norma internacional, padroniza os processos de forma assertiva e que garanta a eficácia das ações dentro das organizações e principalmente: a permanência dessa empresa em um patamar saudável estruturalmente e financeiramente.

Uma certificação lhe concede a aptidão para prestar um serviço, contanto que ela não seja esquecida pendurada na parede.

O que a ISO tem a ver com certificação?

A ISO (International Organization for Standardization) nada mais é do que é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua. Ela tem como principal objetivo fornecer um conjunto de vários requisitos que quando implementados por uma organização, garantem mais confiança para quem adquire o produto ou serviço que essa empresa oferece, e claro, que estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Por exemplo, na ForLogic temos o Qualiex, um software para Gestão da Qualidade (isso você já deve estar cansado de saber, rs). Nós somos certificados nas normas ISO 9001 e ISO 27001, então não é à toa que falamos de qualidade o tempo todo. Nós vivemos a qualidade no dia a dia.

Afinal, como poderíamos vender um produto que contribui com a gestão da qualidade das empresas se “nem ao menos” tivéssemos essa certificação? Isso tiraria por completo a credibilidade e autoridade dos nossos produtos.

Mas não se engane, uma norma não garante tudo.

De longe uma norma garante alguma coisa. Elas existem de fato para apoiar quem busca a conformidade, mas ela não tem o papel de POLICIAR. As normas são importantes e estão aqui para quem quer fazer direito, quem quer se desenvolver, entregar o melhor para o cliente.

Há uma extensa discussão sobre o papel da ISO, dos organismos certificadores para a promoção de padrões relevantes para que sejam realmente levados a sério. Acredito inclusive, que isso deva ser mais explorado.

Inclusive, atualmente existem mais de 24 mil normas que podem servir como apoio em diversas áreas de negócio.

Porém, é claro que isso não garante que empresas que são certificadas de fato não irão burlar as certificações, existem empresas de todos os tipos, mas as normas apoiam as pessoas e as empresas sérias, que querem fazer o certo e fazer funcionar.

Então porque buscar uma certificação ISO

Dentre inúmeros benefícios que a certificação contribui vou citar apenas 3

  1. Aumenta a produtividade – um sistema bem estruturado torna os processos consistentes, diminuindo retrabalho influenciando diretamente no aumento da produtividade.
  2. Melhoria de processos e produtos – com o SGQ implementado a empresa certamente terá processos mais eficientes e produtos com mais qualidade
  3. Atender aos requisitos dos clientes – a certificação em como foco a satisfação do clientes.

Espero que esse artigo tenha de alguma forma contribuído com o seu entendimento e reflexão sobre certificações ISO! Caso você queira saber mais sobre o assunto, te convido a conhecer os inúmeros outros artigos disponíveis aqui no Blog, onde vários autores renomados explicam um pouco mais sobre o assunto.

Até uma próxima, 😊

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1 comentário em “Por que buscar uma certificação ISO?”

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