Blog da Qualidade

Administração do Tempo: Concentração que gera Eficiência!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Este é mais um artigo da série Administração do Tempo. Já falamos sobre administrar, desperdiçar, priorizar e agora vamos falar sobre concentração!

O segredo da eficiência é a concentração. Pessoas com essa habilidade conseguem fazer uma coisa por vez com ordem de prioridade.

Mas por que somos tão dependentes da concentração?

Há sempre mais atividades do que tempo disponível para executá-las. Não importa quem seja, qualquer análise que você faça sobre a quantidade de tarefas você vai concluir que há muitas tarefas e pouco tempo, da mesma forma, se você analisar o tempo vai concluir que há tarefas demais. Mesmo que você administre bem o seu tempo, você não tem controle sobre a maior parte dele, e por isso há sempre escassez de tempo. Quanto mais alguém se compromete a contribuir, mais ela precisa de períodos extensos para executar, em contrapartida, se a pessoa começa a alocar o tempo para atividades que realmente trarão resultados, mais ela torna seus esforços sustentáveis, ou seja, esforços que exigem tempo mas que geram algum tipo de lucro.

Não importa para o que seja, se você quer ser produtivo é necessário ter disciplina e determinação para dizer “NÃO”.

A regrinha é simples: Para gerar resultados você precisa concentrar suas forças disponíveis em oportunidades produtivas.

Mas além disso, há também a necessidade de fazer incrivelmente bem uma coisa por vez, o que é um desafio imenso! Existem vários estudos que provam que os seres humanos são capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas a maneira mais produtiva de usar essa capacidade humana é concentrá-las em uma tarefa. É a concentração do foco em uma só realização.

Obviamente, as pessoas são diferentes, algumas executam de forma melhor o trabalho quando fazem duas coisas ao mesmo tempo, mudando o ritmo e mantendo-se em movimento. Peter Drucker explica isso dizendo que “elas dão a cada uma das duas tarefas a atenção mínima necessária para conseguir que qualquer coisa seja feita. Mas acredito que poucas pessoas consigam desempenhar com excelência 3 importantes tarefas ao mesmo tempo”.

Fazer 2 tarefas ao mesmo tempo é duvidoso, mas ok, porém 3 é impossível? Depende. Mozart foi um exemplo que conseguiu trabalhar em várias composições ao mesmo tempo e todas elas são maravilhosas! Outros compositores sempre compunham uma obra por vez e não começavam outras a não ser que terminassem a anterior, ou pelo menos guardado para trabalhar futuramente, mas assim decidiam parar aquela tarefa por determinado tempo. Bom, eu duvido que existam “Mozarts Executivos”, se você for comente aí! Se não for, vamos comigo seguir a regra geral: faça uma coisa por vez!

Quando você faz uma coisa por vez, há um ganho de velocidade. Concentrando tempo, esforço e recursos, você consegue terminar tarefa com mais eficiência, diminuindo retrabalhos e conseguindo abraçar mais atividades.

Pessoas eficazes sabem que têm de fazer várias coisas e fazê-las eficazmente. Portanto, elas concentram seu próprio tempo e energia, assim como os de sua organização para fazer uma coisa por vez, realizando o que for prioridade em primeiro lugar.” (Peter Drucker)

Veja os artigos anteriores:

#Artigo 01: Administrando o Tempo: 3 perguntas para começar!

#Artigo 02: 4 Sintomas que evidenciam o Desperdício de Tempo

#Artigo 03: Estabelecendo a Prioridade do Tempo

#Artigo 04: Administração do Tempo: Concentração que gera Eficiência!

Referência

DRUCKER, Peter Ferdinand. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Administração do Tempo: Concentração que gera Eficiência!”

  1. Bianchi Nogueira

    Excelente post, Monise! Recomendo para quem se interessar mais pelo assunto (e espero que muitos se interessem verdadeiramente) o livro Foco, de Daniel Goleman. Ele trato muito bem sobre a importância da atenção no nosso dia a dia, desde as menores tarefas até os mais complexos problemas de decisões no trabalho e na vida. Vale mesmo muito a pena.

  2. eu tinha muito problema com o tempo , tava sempre na correria e o dia parecia ser pequeno para tantas tarefas
    ate que eu conheci um curso on line , comprei o curso e esse foi melhor investimento que fis
    nossa! o curso ensina metodos incriveis de organizaçao do tempo ,tarefas do dia a dia etc
    oque eu demorava o dia inteiro pra fazer , passei a fazer em meio dia depois que conheci esse curso,
    olha !! sinceramente recomendo! vou deixar o link para acesso para quem quizer conhecer : valeu galera
    link: http://bit.ly/organize_1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!