Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.
Após as evoluções do Departamento de Marketing, hoje é possível visualizar este assunto como peça importante nas organizações não se limitando na publicidade e propaganda, mas parte das estratégias que envolvem a empresa como um todo e contribuem para um resultado ligado a produtividade e lucratividade, já que dentro de uma estrutura organizacional adequada, o marketing se abrange à comunicação, comercial, logística, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e relacionamento com clientes.
Quando falamos de marketing voltado para a Gestão da Qualidade, todo o trabalho de marketing estará cooperando para um objetivo principal: satisfação total do cliente.
Mas como utilizar o departamento de Marketing da minha organização para executar isso? Logo respondo que isso não está só ligado a comunicação que a empresa faz, nem aquela frase de impacto que prometeu para o cliente um benefício que nem se sabe se conseguirá entregar.
A partir disso, o Marketing tem 6 responsabilidades principais:
1ª Identificação correta e clara das necessidades e exigências dos clientes
2ª Comunicar essas expectativas a quem for importante saber (desenvolvedores de novos produtos, departamento de relacionamento com cliente, vendas, etc)
3ª Assegurar que as necessidades dos clientes são atendidas, ou seja, respostas a contatos, pós venda, indicadores gerados através da pesquisas de satisfação, entre outros.
4ª Verificar se os clientes recebem instruções adequadas para utilização dos produtos entregues
5ª Manter contato com o cliente afim de manter um relacionamento que resulte em fidelização
6ª Buscar feedbacks de clientes que gerem melhoria contínua na organização.
Dentro da Gestão da Qualidade, o Marketing trabalha diretamente para à entrega de valor e satisfação do cliente. A equipe de marketing deve ficar transtornada e reclamar da mesma maneira que o cliente reclama quando o produto ou serviço é insuficiente ou inconforme. O marketing deve ser a voz do cliente dentro da organização e deve constantemente defender a ideia de dar ao cliente a solução mais adequada atendendo, ou melhor, superando suas expectativas.
Se sua organização não possui um departamento de Marketing na estrutura organizacional, certifique-se de que a preocupação com a satisfação do cliente seja ocupada por alguém capacitado, capaz de entender e tomar decisões baseadas no que diz o cliente.
Referência:
KOTLER, Philip ? Administração de Marketing ? 10ª Edição, 7ª reimpressão. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
3 comentários em “Como o Marketing contribui para Gestão da Qualidade?”
Legal Monise! Estou estruturando a área de Marketing na empresa em que trabalho e gostaria de saber mais sobre fidelização de clientes. O que seria mais efetivo nessa questão? Você já teve algum contato com isso? Aguardo retorno.
Pablo, fidelização de clientes é uma construção de relacionamento e com certeza é bem complexa. Não há uma fórmula para isso, já que vai depender do seu segmento, dos recursos disponíveis para sua empresa e do perfil dos seus clientes, mas a melhor dica sempre é escutar os clientes, saber o que eles querem, ver suas oscilações culturais e atuar com um marketing significativo para a vida dos seus clientes, isso com certeza gera um relacionamento mais concreto e a longo prazo; fidelizações. Promoções são legais e ajudam, mas não há nada que substitua um marketing significativo. Qualquer dúvida pode me mandar e-mail: monise@forlogic.net. Continue nos acompanhando, abraço!