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O que é Política da Qualidade?

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Monise Carla

Monise Carla

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

A Política da Qualidade é uma das primeiras coisas que a gente faz quando inicia a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. É uma das atividades da Alta Direção e contém orientações gerais, intenções e objetivos da organização referente à qualidade.

Mas afinal, o que é uma política da Qualidade? E como saber se minha política está correta?

Uma política é um sistema de princípios definidos para orientar decisões que levarão a alcançar resultados mensuráveis, ou seja, é uma declaração formal do que é a qualidade para empresa. O que significa QUALIDADE para a sua organização? É isso que a política deve responder!

A política da qualidade é um compromisso que a empresa declara para suas partes interessadas. Assim como a missão, visão e valores ajuda a alta direção a tomar decisões de priorização de projetos, contratação ou desligamento de contratos e estratégias para alcançar resultados, a política da qualidade deve ser formalizada para que ajude as pessoas a tomarem decisões sobre processos e produtos.

Imagine que a Política da Qualidade de uma pizzaria seja: “Fazer entregas rápidas, que satisfaçam os clientes e gerem lucro para a empresa”, toda vez que uma melhoria de processo ajudar a fazer uma entrega mais rápida, ela está colaborando para a empresa ter mais qualidade. É claro que um critério não pode ferir o outro, não adianta fazer a entrega rápida e não satisfazer o cliente.

De acordo com o requisito 5.2.1 da ISO 9001:2015:

A Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:

a) Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;

b) Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;

c) Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;

d) Inclua um comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão da qualidade.

Uma Política da Qualidade realmente boa é aquela que é usada, ou seja, se a sua política da qualidade fica colada em um edital, escrita com letras pequenas no rodapé do e-mail ou guardada em algum repositório de documentos físico ou eletrônico, mas não é comentada em nenhuma reunião onde se toma decisões, existe uma grande probabilidade de sua política não servir para nada.

Por isso, sua política deve estar coerente a missão, visão e valores da sua empresa. Deve também considerar o planejamento estratégico da sua organização, para que seja desdobrada em melhorias nos processos e impulsione o crescimento da sua organização.

É a partir desta declaração formal do que é qualidade para sua empresa que você dará o primeiro passo para estruturar uma cultura da qualidade forte, onde “a qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando”, como diria Henry Ford.

Quer iniciar um projeto de cultura da qualidade na sua empresa? Comece pela Política da Qualidade!

 

Artigo originalmente publicado no dia 8 de novembro de 2016.

Sobre o autor (a)

21 comentários em “O que é Política da Qualidade?”

  1. Parabéns pelo artigo, realmente muito bom. Todas as empresas deveriam balizar suas decisões na Política da Qualidade para que cada vez mais o que está escrito lá possa ser alcançado.

    1. Olá Joana, tudo bem? Bom, quanto a ISO 9001:2015, Requisito 5.2.2, letra c, ela diz que: a política da qualidade deve “estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado”. Ou seja, deixando essa informação disponível, por exemplo, no site da sua empresa, ou em algum outro tipo de canal de comunicação, você já estará bem aderente a essa boa prática. Forte abraço!

  2. Olá Monise, participei de um treinamento e o instrutor explicou que a Politica da Qualidade tem que ser um documento a parte da empresa, ou seja, ele não pode está inserido no MGQ da empresa… A Politica da minha empresa está descrita em nosso MGQ e em um quadro a parte onde todos da empresa pode ver e também em nosso site. Gostaria de tirar essa dúvida, tenho que fazer um documento a parte somente para a Política ou posso deixa-la no MGQ da empresa?

    1. Oi Paula! Acredito que o MGQ signifique Manual da Gestão da Qualidade, se for, sim, pode estar contemplado no seu manual da qualidade principalmente se você optar por manter esse documento na sua empresa, visto que na ISO 9001:2015 não há essa obrigatoriedade, entretanto, a preocupação com a política é como ela é comunicada e difundida na sua empresa, se isso está acontecendo de uma maneira satisfatória, pode manter o registro dela onde você compreender que é o ideal e no formato que tu achar melhor. Mas lembre-se, a política é algo que você precisa estar sempre em contato e revisando o quão aquilo faz sentido para o contexto da sua organização! Abraço.

  3. Luzia Santana da Silva

    Boa tarde!
    A Política de Qualidade é extraída do Contexto da Organização, ou o contexto deve ser a partir da Política?

    1. Olá @luziasantanadasilva:disqus ! São coisas bem diferentes! A análise de contexto tem como objetivo entender a sua organização, qual é o ambiente que ela está inserida tanto a nível de cultura organizacional, como no mercado como um todo (contexto interno e externo, respectivamente). A política é sobre externar o que é uma entrega de Qualidade para a empresa. Ao entender o contexto, você conseguirá ter uma melhor percepção do tamanho do esforço necessário para cumprir a sua política, então, é claro que você poderá relacioná-las. Mas são coisas diferentes, tudo bem? Forte abraço!

    1. Olá Marina, tudo bem? Sobre esses requisitos aplicáveis, são os aplicáveis a sua organização. Afinal, o que são “requisitos de qualidade” aí na sua organização? Entrega no prazo? Zero defeitos? Design simples? Baixo custo? A sua política tem que sustentar, dar suporte, aos requisitos decididos como requisitos de qualidade pela sua organização. Ficou um pouquinho mais claro? Forte abraço, obrigada por perguntar 😀

        1. @souza_danielly:disqus em 2 palavras não sei se dá, mas uma frase curta dá sim. Philip Crosby dá alguns exemplos no livro Qualidade sem lágrimas como: “Entregar produtos competitivos, livres de defeitos e no prazo certo aos nossos clientes”… Por aí vai. O importante é que reflita de maneira clara o que a empresa busca expressar!

  4. Olá Monise, obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Uma dúvida: Como certificada em ISO 9001:2015, preciso ter MISSAO, VISÃO E POLÍTICA DE QUALIDADE, OU SOMENTE A POLITICA DE QUALIDADE ATENDE O 5.2 ?

    1. Olá @@ivetematos:disqus … olha, se você está pensando em apenas atender os requisitos da norma, talvez a política da qualidade e objetivos supram bem, mas pensando na empresa como negócio, ter clareza do “pq a empresa existe”… e a visão de onde a empresa quer estar daqui um determinado tempo, tudo isso colabora para ter a qualidade apoiando o crescimento da organização, e a direção da empresa, apoiando a prioridade da qualidade… portanto, não considero ter só um ou outro… mas uma conexão clara dessas definições.

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