Sistemas de gestão

Dia Mundial da Qualidade!

dia mundial da qualidade
Imprimir artigo

Toda segunda quinta-feira do mês de novembro é o Dia Mundial da Qualidade, neste ano, é o dia 13 de novembro, data estabelecida em 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de trazer uma conscientização sobre a importância da Qualidade dentro das empresas. O tema deste ano é a Colaboração, trazendo este conceito de que colaboradores, organizadores e fornecedores podem interagir com o propósito de alcançar um resultado positivo para as mesmas. Entendendo a Qualidade, e aproveitando esse dia da qualidade e o tema colaboração, vamos falar de qualidade  relacionando aos 8 princípios da qualidade.

No Brasil, a autoridade que descreve os fundamentos de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) é a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), onde a ISO 9001 dispõe os requisitos para um SGQ. A ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional, ela “permite às organizações verificar a consistência de seus processos, medir e monitorá-los com o objetivo de aumentar a sua competitividade e, com isso, assegurar a satisfação de seus clientes.” (Fonte: Canal do Conhecimento Templum)

Mas implantar um sistema de gestão apenas para obter uma certificação é pouco rentável, a empresa perde o principal benefício de implantar um SGQ que é modificar seus processos e estabelecer a melhoria contínua, existe muitos mais vantagens em desdobrar os princípios da qualidade, que tem relação direta com a colaboração:

Foco no cliente nos motiva a conversar com o cliente, entender suas necessidades interagir com ele obter mais informações. A liderança motiva as pessoas, por si só, um bom líder colabora e fica feliz com a colaboração dos outros. Com uma abordagem de processo é possível definir os pontos de colaboração do trabalho, identificar e fomentar que a colaboração acontece onde ela é mais eficaz. A abordagem sistêmica para gestão é um fio condutor que leva a gestão da qualidade por toda empresa, ela pode ser pensada olhando para a colaboração.

Melhoria contínua pode envolver as pessoas em uma equipe entorno de uma melhoria, que gera resultados para a empresa, e que é muito mais fácil melhorar trabalhando em equipe pois assim temos pontos de vista diferentes e evitamos o erro de paralaxe! A ideia de utilizar uma abordagem de fatos para tomada de decisão é fundamental, e isso facilita a comunicação e a colaboração, contra fatos, não há argumentos, com fatos e dados, é muito mais fácil convencer a equipe de que os resultados são bons ou ruins e envolver os responsáveis promovendo a colaboração. Os benefícios mútuos com fornecedores, são uma evidencia da colaboração, e um fornecedor que está satisfeito, que é tratado com respeito e se sente dentro de uma parceira, atende muito melhor e está aberto a ouvir sugestões e críticas.

Os 8 princípios da qualidade são os mesmos, e são tão completos que servem também para o tema deste do dia da qualidade, a colaboração. Se você quer promover a colaboração, faça isso com qualidade, use a sua liderança, faça de forma sistêmica, atualize seus processos, promova a melhoria contínua, com foco nos seus clientes e com ajuda dos fornecedores e envolvendo sua equipe, em resumo, use a Qualidade a seu favor.

Autores

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
As 5 Forças de Porter