Blog da Qualidade

webinar ocorrências

Princípios da Qualidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Folheando um livro recentemente, encontrei os 8 princípios da gestão da qualidade. É algo breve, achei importante apresentar um resumo dos princípios aqui, uma vez que eles são fundamentais para que a empresa se mantenha no caminho da qualidade e alcance o desempenho em longo prazo.
Com a expansão do mercado e o aumento da concorrência global, a qualidade tornou-se essencial para que a organização possa manter a liderança no mercado e aperfeiçoar-se continuamente.

 Os Oito Princípio da Gestão da Qualidade

1 Foco no cliente: as organizações devem atender as necessidades atuais e futuras de seus clientes, procurando exceder suas expectativas.
2 Liderança: os lideres estabelecem os propósitos e o rumo que a organização deve tomar. Portanto, precisam despertar em seus liderados o envolvimento com os propósitos da organização para que possa alcançar seus objetivos.
3 Envolvimento das pessoas: pessoas representam a essência da organização e suas habilidades deverão ser usadas em benefício dela mesma, através de seu total envolvimento.
4 Abordagem de processo: as atividades e os recursos semelhantes deverão ser gerenciados como um processo para que o resultado desejado seja alcançado com maior eficiência.
5 Abordagem sistêmica para a gestão: os processos inter-relacionados deverão ser identificados, compreendidos e gerenciados como um sistema, o que gerará eficiência e eficácia organizacional, contribuindo para o alcance dos objetivos.
6 Melhoria contínua: a melhoria contínua está relacionada ao desempenho global da organização e os processos de melhoria que devem ser constantes.
7 Abordagem factual para a tomada de decisão: para que as decisões sejam eficazes, devem estar focadas na análise de dados e informações.
8 Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores: uma relação consistente entre organização e fornecedores gera benefícios e agrega valor para ambos.              
Os oito princípios de gestão da qualidade  trarão benefícios para a organização como um todo, proporcionando a melhoria contínua e contribuindo com sua eficiência e eficácia. Claro que cada um dos princípios é complexo e precisa um post (ou mais) para descrever seus detalhes.
Quem sabe isso não fica para uma próxima ocasião?  Qual deles merece ser abordado antes? Participe, opine!
REFERÊNCIA

MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001:2000: sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Princípios da Qualidade”

  1. Jeison e Rosemary,

    Os princípios da Qualidade estão em análise pela ISO e podem sofrer alterações em breve. Há quem diga que podem até ser reduzidos para sete, mas até o momento só há especulação…

    Provavelmente, as eventuais alterações devem ser apresentadas na época de lançamento da ISO 9001:2015.

  2. Pela relevância dos assuntos, todos deveriam ser abordados ao mesmo tempo, Muito embora, ficaria muito dificil em compreende-los de uma vez. Portanto, é melhor que o assunto seja descorrido na sequencia apresentada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

ocorrênias 500x800

deixou de acompanhar as ações de
um projeto e ATRASOU a entrega?

O Qualitfy pode ajudar