Blog da Qualidade

A semana da qualidade 2022

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

A semana da qualidade está chegando e se você ainda não preparou nada, nós podemos te salvar! Esse artigo te conta como, e o melhor, não vai custar nada!

No começo era diferente, o CQI dedicava um dia em novembro, toda segunda quinta-feira do mês de novembro, para a celebração da qualidade mundial. Mas isso mudou, desde novembro de 2021, eles assumiram a semana da qualidade. Ou seja, uma semana de celebração, e esse ano a semana da qualidade vai de 07 a 11 de novembro.

Porém, você que nos acompanha aqui já sabe que pra nós a semana da qualidade é uma tradição. Faz alguns anos que falamos, incentivamos e a até fomentamos a semana da qualidade no Brasil. Milhares de pessoas e centenas de empresas, já passaram pelos nossos eventos. Esse ano vai ser especial, prepare-se, você está convidado! 🎈

O tema da semana da qualidade 2022

Todo ano, temos um tema diferente que é escolhido mundialmente. O tema de esse ano é especial, em tradução livre, é “Consciência de qualidade: fazer a coisa certa”. Esse é um tema escolhido pelo CQI, que me agrada muito, e que é de extrema relevância para os dias de hoje. Ainda mais quando temos uma degradação de valores fundamentais como temos visto.

E o CQI diz:

 … espera-se cada vez mais, que as organizações ampliem seu escopo de responsabilidade e que façam a coisa certa, não apenas para acionistas, clientes e funcionários, mas para o meio ambiente e a sociedade em geral. Essa exigência de que as empresas usem a consciência em suas tomadas de decisão em todos os níveis cria dilemas éticos mais difíceis.

(Wolrd Quality Week 2022)

É possível ver, ainda, que esse tema está extremamente ligado a assuntos atuais como: cultura, compliance e a agenda ESG. Hoje, é possível afirmar que os dilemas éticos não são mais tabus dentro das empresas. Com o advento do compliance, e as normas ligadas cultura organizacional, fazer a coisa certa não é mais uma opção. Ou melhor, nunca deveria ter sido.

Ainda falando do tema da semana mundial da qualidade 2022, o CQI continua:

…a gestão da qualidade não se trata apenas de projetar e melhorar a qualidade do produto e serviço, mas também dos métodos que as organizações empregam para entregá-los aos clientes e partes interessadas em todo o fluxo de valor. O tema da Semana Mundial da Qualidade deste ano oferece uma oportunidade para refletir sobre como a cultura e a consciência corporativa podem ajudar ou atrapalhar uma organização a tomar decisões e ‘fazer a coisa certa’ para todas as partes interessadas.

Esse é o ponto do texto que mais me agrada, pois traz a qualidade para o lugar de onde ela veio com gurus como Deming, Juran, Crosby e tantos outros. A qualidade não é apenas utilitarista, não deve ser usada somente como uma ferramenta, ela não serve apenas para entregar bons produtos ou serviços. A qualidade é um valor, que quando vivido, muda a forma como as pessoas se relacionam com o tema, e com o trabalho.

Sim, a qualidade ajuda entregar o melhor para o cliente, mas ela também está conectada a cultura da organização e como a consciência corporativa pode apoiar a empresa a ‘fazer a coisa certa’ em todas as direções.

Faça na sua empresa a semana da qualidade!

Agora vem a melhor parte, para você que ainda não organizou nada na sua empresa, nós podemos te ajudar. Basta se inscrever na Semana da Qualidade 2022 e nós da ForLogic, juntamente com a TEMPLUM consultoria, estamos organizando uma semana incrível.

Será uma semana de conteúdos, webinars, eventos, dinâmicas e ações para fomentar a qualidade e falar da importância da qualidade vivida como um valor.

Estamos preparando momentos para pessoas da qualidade, mas também pra que cada gestor ou analista possa realizar dinâmicas e atividades com seus times internos, promovendo o assunto. Não vai ser um evento “apenas para a turma da qualidade”, e sim um evento para falar de qualidade com toda organização, ou seja, pode convidar seu time todo!

Gostou, mas então por onde você começa?

O que você deve fazer agora?

Agende internamente:

O primeiro passo é organizar internamente um movimento na semana de 07 a 11 de novembro. Sabemos que, invariavelmente, as empresas não podem parar, e nem é isso que queremos. Mas, as pessoas da empresa devem refletir. Separe um tempo, pode ser uma hora por dia, meio período na semana, ou alguns momentos na semana em intervalos programados. Nós estamos organizando uma agenda legal, e você terá diversas opções.

Se inscreva na semana da qualidade:

Sim você pode ter “a sua semana”, nós inclusive, recomendamos, porém, você pode aproveitar conteúdos, dinâmicas, palestrantes e diversas outras coisas que vamos disponibilizar para enriquecer seu conteúdo. É comum recebermos fotos de auditórios inteiros assistindo palestras, ou discutindo temas que levamos para os nossos leitores aqui do blog. É só se inscrever. (LINK da semana)

Espalhe a boa nova:

Comece a divulgação interna, e fale disso com seus amigos da qualidade de outras empresas. O tema desse ano é envolvente, e necessário. Penso que é consenso dizer que quanto mais pessoas ‘fazendo a coisa certa’, melhor, não é?

Conte com a gente!

Há muitos anos, nós levantamos a bandeira da semana da qualidade e, esse ano, vamos fazer algo incrível. Você pode sempre contar com a gente se inscrevendo na semana. Se você tiver dúvidas, conte com o nosso time para ajudar no que for necessário.

Por que nós fazemos isso?

É simples, acreditamos que a única coisa que vai transformar pessoas, empresas e nações é uma busca verdadeira pela excelência. Fomentar a semana da qualidade é mais que um compromisso, é simplesmente ‘fazer a coisa certa’. Sempre foi, e vai continuar sendo.

Está esperando o que? Inscreva-se.

Sobre o autor (a)

2 comentários em “A semana da qualidade 2022”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!