Blog da Qualidade

Semana da qualidade ainda faz sentido – o que fazer?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

A qualidade é algo ultrapassado? Muitos dizem que sim, que qualidade é coisa da década de 90, ou que é coisa antiga. Mas se isso é verdade, por que ainda falhamos miseravelmente em sermos bem atendidos? Por que empresas falham em me atender bem? Em gerar valor para o cliente com nosso produto ou serviço? 

Ano passado escrevi um artigo falando isto:

A maioria das empresas querem se perpetuar no mercado, continuar existindo e dando lucro. Elas querem crescer, ter mais clientes e sabem que para isso, melhorar continuamente os produtos e serviços é um ótimo caminho. A diretoria sabe disso, os funcionários sabem disso, “os caras e moças da qualidade” e você também! Ou seja, o Brasil ainda precisa de Qualidade.

Entra ano e sai ano, e a qualidade continua em segundo plano. As pessoas começam a correr atrás do resultado na empresa, achando erroneamente, que a qualidade é algo a mais para fazer, quando na verdade, a qualidade é o caminho para o resultado duradouro. Eu diria que é o único.

Buscando o lucro do jeito certo!

Todo mundo quer ter resultado, quer ter lucro e crescer. Mas como fazer isso? 

Repetibilidade, é isso que traz o lucro, só repetir o que você consegue fazer direito vai garantir que você consegue perseguir um resultado de maneira consistente e atingi-lo.

Você e seu time repetindo o que deu certo é o caminho. Se você consegue resultado “no susto”, tem que ficar esperando um novo “soluço” para que ele venha, saiba que isso não traz resultado duradouro.

Com a qualidade viva dentro da organização, e sendo aplicada como “A forma de fazer” o trabalho, e não “algo a mais para uma norma”, com certeza, você vai conseguir definir padrões e processos que sejam possíveis de ser repetidos, e depois disso, que possam ser continuamente melhorados.

A qualidade não é só “estabelecer processos repetíveis” ela é, estabelecer processos que melhorem continuamente.

Se você fizer isso, com foco correto de gerar valor para o cliente, o tempo todo, e o máximo possível, sua empresa vai dar lucro, é impossível que isso não aconteça.

A “famigerada” semana da qualidade

Sabe, eu sempre gostei da semana da qualidade, sempre achei um momento legal, mas refletindo bem, essa semana da qualidade é algo que não pode ser considerado apenas um evento, como algo eventual. E principalmente, não pode ser um momento de salgadinhos, balões, bolo e discurso. 

A semana da qualidade deve ser um momento de celebração da qualidade, de comemoração por um ano de qualidade, de sensibilização dos motivos, benefícios, e razões pelo qual PRATICAMOS A QUALIDADE NO DIA A DIA. 

Infelizmente, não é isso que vejo nas empresas. Vejo algo para “cumprir tabela”, no melhor dos casos para “lembrar da qualidade”. Isso me entristece, porque não tem relação com o que eu acredito.

Mude a Semana da qualidade

Quando for fazer a semana da qualidade aí, pense em algo que celebre uma qualidade vivida, não que divulgue uma qualidade esperada. Qualidade deve ser praticada diariamente, e na semana da qualidade, comemorada. 

Sim, faça um evento que envolva todos, pode ter bolo, dinâmicas, e brincadeiras, mas mais do que isso, fale de casos importantes em que a qualidade ajudou. Traga consciência para as pessoas e mostre como os conceitos apresentados são vividos na empresa todo santo dia. E se puder, pode trazer sim pessoas de fora, para falar e inspirar seu time.

Não esqueça, a alta direção deve mostrar que está pessoalmente comprometida com a qualidade. Deming falava disso em seu livro “Saia da Crise”, ele dizia que a alta direção precisa mais do que palavras para viver a qualidade, ela deve agir. AGIR!

Uma dica imperdível

Nesse ponto eu tenho um convite para você. Sugiro que você participe do Festquali. Se for só para você, vá pessoalmente, no evento presencial. Se quiser envolver todo mundo, inscrevam-se na versão online. O Festquali é o maior evento do país sobre qualidade. Mais que isso ele aborda temas como: excelência, gestão, compliance, riscos e inovação de um jeito prático. De um jeito verdadeiro, e de uma forma  que ajuda sua empresa a ter lucro.

Quem vem falar dos temas, são profissionais que fazem isso na prática, os maiores nomes do Brasil juntos, para debater as formas da qualidade mudar a história das empresas.

Tenha apoio para a Semana da qualidade

Aqui na Forlogic, nós sempre fazemos algo para apoiar nossos clientes, nossos parceiros e a comunidade. Esse ano, estamos focando no Festquali como ferramenta para isso. 

Se você quiser, você pode FAZER DO FESTQUALI A SEMANA DA QUALIDADE da sua empresa. Será que sua diretoria vai agir? Vai trazer isso para o time de verdade? Vai mandar você no presencial?

Fale com a alta direção, é hora deles agirem. Você vai investir menos que um palestrante e vai ter 50 palestras a disposição, dos maiores nomes, que ficam disponíveis depois, com certificado.

Por que um evento?

Eu acredito que a busca verdadeira pela excelência é a única coisa que pode mudar as empresas desse país e a vida das pessoas. E um evento que coloca a qualidade como motor dessa mudança é apoiado por mim o tempo todo. 

Já falamos disso no blog da qualidade o ano inteiro e em um evento podemos encontrar pessoas (pessoalmente ou online) que acreditam no mesmo, que buscam uma qualidade de verdade, que querem avançar na direção da excelência.

Eu estarei presencialmente na Bahia esse ano, não vejo a hora de encontrar novamente pessoas que vivem a qualidade como eu. Espero de verdade que possamos nos encontrar lá, ou então no online. 

Se você puder econseguir, leve o Festquali para mudar a realidade da sua empresa na semana da qualidade. Vale muito a pena, e você vai investir menos que contratar um palestrante aí. 

Por isso…

Acredito que um evento ajuda muito. E eu espero que possamos juntos, colocar a qualidade onde ela deve estar, como algo vivido no dia a dia, e principalmente, percebido pelo cliente. Isso traz muito resultado e dá lucro.

a-semana-da-qualidade

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com

 

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!