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MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) – parte 1

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    Jeison

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    Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
    Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

    O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.
    Este método auxilia os gerentes na solução de problemas, fornecendo subsídios para analisá-los e priorizá-los, identificando situações  que não foram bem definidas e exigem atenção. O MASP estabelece rápido controle das situações e planeja o trabalho que será realizado, apresentando respostas que ajudam na priorização de problemas que exijam atenção e dividindo-o em partes para ser analisado.

    O método propõe a seguinte ordem na tratativa de problemas:

    1. Problema: identificar o problema;
    2. Observação: analisar as características do problema;
    3. Análise: determinar as causas principais;
    4. Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas;
    5. Ação: agir para eliminar as causas;
    6. Verificação: confirmar a eficácia da ação;
    7. Padronização: eliminar definitivamente as causas;
    8. Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.

    Exemplo de aplicação do MASP

    Vejamos  um exemplo do MASP em uma tabela orientativa que apresenta as etapas e uma descrição do seu funcionamento:
    MASP
    O MASP certamente pode ser utilizado para melhorar não só problemas pontuais da sua empresa como para orientar a melhoria contínua de processos e, talvez, até mesmo a tratativa de NCs. Com disciplina e estruturação, o método poderá trazer grandes benefícios e aumentar os resultados dos seus processos.
    Conhecendo um pouco mais o método, conta pra gente aí nos comentários: você já utiliza ou utilizou o MASP? Como foi a experiência?

    * Nota: Este post foi publicado originalmente no dia 05 de Junho de 2012.

    REFERÊNCIAS

    CAMPOS, VICENTE FALCONI. Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: DG Editors, 1999.
    GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
    MATTOS, Ronaldo. Dissertação: Análise crítica de uma metodologia de solução de problemas na prestação de serviços. UFSC,1999.

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    8 comentários em “MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) – parte 1”

    1. Gostei muito do assunto postado. Estou cursando Engenharia de produção e já me apaixonei pela disciplina Normalização e Certificação da Qualidade. Trabalho na área de produção e já comecei a implantar o MASP no meu setor.

    2. Bom dia Marina Inês, que bom que você já começou a utilizar o MASP onde trabalha!

      Fique a vontade para nos contar sobre sua experiência e principalmente pelos resultados que vem obtendo.

      Um forte abraço,

      1. Giovani Francelino

        Prezados,

        Bom dia,

        Venho trabalhando e implementando o MASP em paralelo com as ferramentas da qualidade nas empresas em que atuei e que atuo.
        Sou Coordenador de Gestão da Qualidade de Processo e Fornecedores e percebo que boa parte das empresas que recebem alguma reclamação da qualidade e são exigidas para que identifiquem a causa raíz, bem como implementem as devidas ações corretivas sobre os problemas não sabem utilizar o MASP de forma consistente e eficaz.
        O meu contato inicial com os profissionais destas empresas é sempre com a área de vendas e é muito difícil obter uma análise bem fundamentada sobre os problemas em questão.
        Em um segundo momento sempre recorro aos profissionais da área da qualidade para suprir as minhas necessidades quando o assunto é análise e solução de problemas, mas mesmo assim ainda percebo um certo despreparo geral.
        Como forma de monitoramento deste tipo de situação alimento uma informação em uma planilha de controle onde marco se o RAC (RELATÓRIO DE AÇÃO CORRETIVA) foi respondido de forma correta no primeiro envio pelo meus fornecedores.
        Com base nisto consigo coletar dados com o objetivo de fazer uma análise estatística e fortalecer as estratégias de desenvolvimento aplicadas aos fornecedores da minha empresa visando montar um programa de treinamento específico sobre o assunto.
        O que vocês fazem para lidar com este tipo de problema?

        Att,
        Giovani Francelino

    3. Caro Jeison,

      Estou fazendo um estudo sobre a aplicação do MASP em um processo de minha empresa porém tenho algumas dúvidas originadas deste estudo. Gostaria de se possível contar com sua experiência para obter as respostas de que preciso.
      1. Alguns autores apresentam que o MASP foi originado do QC Story, porém no Brasil, o método está inserido no ciclo PDCA. Qual a relação histórica do QC Story com PDCA?
      2. Na solução de problemas, como definir quando usar as ferramentas da qualidade no ciclo PDCA e quando usar a metodologia MASP? Qual a diferença entre ambos?
      3. Qual a característica básica de um problema para que se escolha o MASP como método para solucioná-lo?

      Obrigada!

      1. Bom dia Rosemary,
        vou tentar ajudar com meu pouco conhecimento… vamos lá.
        Sobre sua primeira pergunta (relação histórica) isso, teremos que pesquisar, pouco sei sobre a história da utilização do MASP no QC Story, mas já li que veio de lá.

        Sobre a segunda questão, quem usa o MASP está usando o PDCA, o segundo post desse tema fala disso: https://blogdaqualidade.com.br/masp-metodo-de-analise-e-solucao-de-problemas-parte-2

        Sobre a terceira questão, um problema deve utilizar o MASP quando seu impacto for significativo para o negócio

        Um forte abraço, e continue comentando.

    4. Olá, em questão de ferramenta para detecção da causa raiz de um problema acho mais produtiva a ferramenta 5 Porquês.
      Após a detecção da causa raiz é só usar o RAC – Relatório de ação corretiva que vai terminar o ciclo PDCA.

      1. Olá Ricardo, eu gosto muito também dos 5 Porquês, acho uma ótima ferramenta.
        mas é uma questão de método e “perfil” cada um escolhe algo que gosta mais, além de existirem alguns casos em que uma ferramenta se adapta melhor que outra.

        O mais importante é manter o foco na detecção real da causa raiz e da execução das atividades do plano de ação.

        Obrigado pelo comentário.
        abraço,

    5. Pingback: Metodologia de solução de problemas: conheça as principais | Vigna Marú

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