MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) – parte 1

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O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.

Este método auxilia os gerentes na solução de problemas, fornecendo subsídios para analisá-los e priorizá-los, identificando situações  que não foram bem definidas e exigem atenção. O MASP estabelece rápido controle das situações e planeja o trabalho que será realizado, apresentando respostas que ajudam na priorização de problemas que exijam atenção e dividindo-o em partes para ser analisado.

O método propõe a seguinte ordem na tratativa de problemas:

  1. Problema: identificar o problema;
  2. Observação: analisar as características do problema;
  3. Análise: determinar as causas principais;
  4. Plano de ação: conceber um plano para eliminar as causas;
  5. Ação: agir para eliminar as causas;
  6. Verificação: confirmar a eficácia da ação;
  7. Padronização: eliminar definitivamente as causas;
  8. Conclusão: recapturar as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.

Exemplo de aplicação

Vejamos  um exemplo do MASP em uma tabela orientativa que apresenta as etapas e uma descrição do seu funcionamento:

O MASP certamente pode ser utilizado para melhorar não só problemas pontuais da sua empresa como para orientar a melhoria contínua de processos e, talvez, até mesmo a tratativa de NCs. Com disciplina e estruturação, o método poderá trazer grandes benefícios e aumentar os resultados dos seus processos.

Conhecendo um pouco mais o método, conta pra gente aí nos comentários: você já utiliza ou utilizou o MASP? Como foi a experiência?

* Nota: Este post foi publicado originalmente no dia 05 de Junho de 2012. 

REFERÊNCIAS

CAMPOS, VICENTE FALCONI. Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: DG Editors, 1999.

GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

MATTOS, Ronaldo. Dissertação: Análise crítica de uma metodologia de solução de problemas na prestação de serviços. UFSC,1999.

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