Blog da Qualidade

Férias de Qualidade: tirar férias é ter Qualidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Saber descansar é uma dádiva. É claro que o trabalho deve ser significante e trazer realização, ele é fundamental para conseguirmos ter acesso ao essencial, como apresentado de forma brilhante por Mário Sérgio Cortella.
Mas será que podemos descansar? Sim, devemos isto a nós mesmos. Trabalhamos para isso, para desfrutar com a nossa família, amigos, ou até mesmo sozinhos, devemos aproveitar as coisas boas que a vida tem para oferecer. Nesse artigo, eu vou falar um pouco sobre férias de Qualidade.

Desligue, relaxe e curta suas férias com Qualidade

Conseguir relaxar não é fácil, é preciso saber que em certos momentos, é importante isolar o trabalho e se concentrar no descanso. Sim, isso mesmo, concentrar-se. Existem pessoas que precisam de concentração para não voltar ao estado de alerta que o trabalho os deixa. É mais comum do que parece, em alguns casos, a pessoa leva algum tempo para desligar. Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quase metade dos entrevistados tem dificuldade para desligar-se totalmente do trabalho.
Por isso, desligue, relaxe, curta suas férias. Mantenha o foco na diversão do dia a dia das férias, não pense no que ficou pendente, deixe de lado as reflexões, não gaste os curtos momentos de férias pensando no futuro, criando expectativas, desejando e planejando as atividades da volta ao trabalho.

Reflexões e planejamentos

Não há nada de errado com reflexões ou planejamento, mas devem ocorrer em momento oportuno. Por isso, aproveite o período de folga para recarregar as baterias.
Confesso que, ao escrever esse post fiz uma autocrítica e prometi tentar fazer tudo que sugeri aqui, sei como é difícil para quem tem o trabalho no sangue e gosta disso, mas a literatura e pesquisas mostram que é mais saudável descansar (de verdade) de vez em quando.
Esse post é o ultimo de 2012. Sim, nós do Blog da Qualidade também entramos de férias. Porém, o blog irá reprisar alguns posts nos próximos 20 dias, ou seja, sempre teremos um conteúdo interessante sendo reeditado e divulgado no blog. Quem estiver trabalhando pode comentar e participar da discussão como é de costume.
Um ótimo natal a todos e um excelente 2013.

Sobre o autor (a)

Blog da Qualidade

Artigos relacionados