Eventos

Principais pontos do evento presencial sobre qualidade que fez e vai fazer diferença no Brasil!

Imagem FestQuali 2019
Imprimir artigo

Passamos uma semana desde o FESTQUALI, o evento mais legal, divertido, verdadeiro e de conteúdo que já participei sobre gestão, qualidade, excelência, e inovação. Nesse artigo, quero destacar alguns principais pontos do evento presencial sobre qualidade que acho fundamentais citar, inclusive para que você se programe para não perder o evento em 2020!

O pioneirismo

O FestQuali é um evento pioneiro por retornar a um tema dito ultrapassado, mas que nunca foi atingido. Enquanto muitos olham para qualidade como algo da década de 90 (ou anterior), poucos percebem que a forma como somos atendidos em um aeroporto, padaria ou escritório, por exemplo, são um sinal claro de que a qualidade nunca chegou de verdade aqui. Isso sem mencionar, é claro, a baixa durabilidade e os defeitos dos carros e produtos eletrônicos ou os diversos problemas que enfrentamos na construção civil.

O Evandro e a Nayara, organizadores do evento, são heróis (A Nayara é ainda mais heroína, porque é esposa do Evandro e o aguenta diariamente, kkkk). Eles puxaram a organização de um evento presencial sobre Qualidade necessário, tornando-o clássico e ao mesmo tempo moderno. Trouxe inovação para o cenário nacional sem fugir da tradicional conversa sobre as normas e certificações, e ainda deixando espaço para a gestão e a excelência!

A pluralidade

O evento foi muito diverso, eram mais de 100 palestrantes! Infelizmente não dava para ver tudo, mas para elencar alguns temas que lembro ter visto:

  • metrologia
  • ISO 17025
  • ISO 9001
  • Cenário da Qualidade no Brasil
  • Compliance
  • Gestão da Inovação
  • Design Thinking
  • ISO 37001 (antissuborno)
  • ISO 27001 (segurança da informação)
  • LGPD (nova Lei Geral da Proteção de Dados)
  • Filosofia de excelência
  • ISO 56002 (Sitemas de gestão da inovação)
  • modelos de excelência em gestão
  • gestão por processos
  • Qualidade na área da Saúde
  • Liderança
  • Cultura da Qualidade
  • E muito, acredite, muito mais…

Tudo isso em um único evento, e melhor, acontecendo durante 4 dias, o tempo todo, o dia todo! O evento foi na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte-MG, mas tínhamos palestrantes e visitantes de todo o Brasil!

Os erros

Essa foi a 1ª edição do evento, um “evento piloto”, um modelo, uma iniciativa que vai ser replanejada, estudada e melhorada para 2020, depois para 2021, depois para 2022, e assim vai (PDCA, não é mesmo?). No ano que vem, o evento terá pelo menos o dobro do tamanho! Por isso mesmo, penso que erramos tudo que podíamos e o melhor: os erros foram insignificantes perto do que foi o evento.

Claro que existem pontos de melhoria. Desde alguns expositores reclamando da falta de ar condicionado até o excesso de palestras simultâneas (a dor aqui é: eu quero ver as duas palestras, mas só posso estar em um lugar ao mesmo tempo, né?).

Até por isso, tivemos algumas plenárias com pouco público, devido ao paralelismo das palestras e minicursos. O evento foi extenso, talvez precise ser um pouco mais curto. Enfim, coletamos vários pequenos reparos que ensinaram muito para 2020.

Os palestrantes

É injusto eu começar a elencar os palestrantes aqui, existem pessoas que conheci lá que fiquei fã, outros que queria muito ouvir falar e não consegui! Para não cometer injustiça, vou falar dos palestrantes que eu indiquei para o evento (eu fui curador de conteúdos):

Só desses nomes, modéstia à parte, já sairia um baita evento! Eu cheguei aos portões do FestQuali: “Os caras que indiquei são bons heim…🤔”. Mas ao entrar, conhecer as pessoas e ver outras palestras, percebi que tinha gente tão boa quanto eles! Fiquei bobo, surpreso e muito feliz mesmo.

A rede de contatos

Foi impressionante a conexão que houve e a rede de pessoas que vivem qualidade e excelência que se juntou no evento. Para nós do Viver Excelência, isso foi mais impactante ainda. Tivemos um encontrão dos qualiteiros lá, reunimos o pessoal que lê o Blog da Qualidade e ouve o Qualicast:

Foto evento presencial sobre qualidade

Clique na imagem para ampliar! (:

Nós encontramos pessoalmente clientes, conversamos com ouvintes e leitores, recebemos o carinho deles e, principalmente, notamos uma gratidão sincera e genuína pelo nosso esforço, o que fez tudo valer muito a pena.

Nós ainda aumentamos nossa rede, apresentamos nossos conteúdos para mais gente e fizemos ainda mais amigos!

Só posso resumir de uma forma: foi sensacional!

Os feedbacks

Mesmo no fogo da batalha, com a coisa toda acontecendo ( e algumas dando errado, é claro) eu fazia questão de perguntar individualmente a opinião de quem eu conversava. Eu chamava de canto e perguntava:

– Como está o evento?

E as repostas que eu recebi me assustaram, foram coisas do tipo:

– Sensacional, superou muito minhas expectativas.

Só tem gente boa, meu Deus. Tá difícil escolher!

– Nossa é o melhor custo benefício que eu já vi em um evento, é muito barato!

Eu recebi dezenas de resposta nesse tom, a pior que ouvi, foi um “está muito bom”.

A promessa: FestQuali, um evento presencial sobre qualidade obrigatório

Para 2020, prometemos novamente o maior evento do Brasil sobre gestão, qualidade, excelência, e inovação!

Agora, estimamos mais que o dobro de inscritos. Já com várias melhorias, evoluções e correções. E nesse novo evento já temos uma missão, e outra promessa assumida (mas isso é coisa para outro artigo). A única coisa que já posso adiantar é que será em outubro e acontecerá no Rio de Janeiro!

Nós estamos criando um movimento para levar qualidade para as pessoas e empresas, por isso queremos vocês com a gente em 2020! Pois realizar esse sonho de implantar uma Qualidade Verdadeira a nível nacional depende de todos que acreditam que a qualidade, a excelência e a gestão podem mudar a realidade das pessoas, das empresas e do Brasil!

Então, clique no botão abaixo e se inscreva para mantermos você informado sobre todas as novidades do FestQuali 2020:

Seja informado sobre o evento de 2020

Ahhh, e pode ficar tranquilo, nós não vamos fazer spam! 😉

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Imagem de algumas pessoas escrevendo sobre a importância de alguns treinamentos em uma prancheta e um homem aplicando algum treinamento.
← Post mais recente
Eficácia dos treinamentos: algumas considerações