Passamos uma semana desde o FESTQUALI, o evento mais legal, divertido, verdadeiro e de conteúdo que já participei sobre gestão, qualidade, excelência, e inovação. Nesse artigo, quero destacar alguns principais pontos do evento presencial sobre qualidade que acho fundamentais citar, inclusive para que você se programe para não perder o evento em 2020!
O pioneirismo
O FestQuali é um evento pioneiro por retornar a um tema dito ultrapassado, mas que nunca foi atingido. Enquanto muitos olham para qualidade como algo da década de 90 (ou anterior), poucos percebem que a forma como somos atendidos em um aeroporto, padaria ou escritório, por exemplo, são um sinal claro de que a qualidade nunca chegou de verdade aqui. Isso sem mencionar, é claro, a baixa durabilidade e os defeitos dos carros e produtos eletrônicos ou os diversos problemas que enfrentamos na construção civil.
O Evandro e a Nayara, organizadores do evento, são heróis (A Nayara é ainda mais heroína, porque é esposa do Evandro e o aguenta diariamente, kkkk). Eles puxaram a organização de um evento presencial sobre Qualidade necessário, tornando-o clássico e ao mesmo tempo moderno. Trouxe inovação para o cenário nacional sem fugir da tradicional conversa sobre as normas e certificações, e ainda deixando espaço para a gestão e a excelência!
A pluralidade
O evento foi muito diverso, eram mais de 100 palestrantes! Infelizmente não dava para ver tudo, mas para elencar alguns temas que lembro ter visto:
- metrologia
- ISO 17025
- ISO 9001
- Cenário da Qualidade no Brasil
- Compliance
- Gestão da Inovação
- Design Thinking
- ISO 37001 (antissuborno)
- ISO 27001 (segurança da informação)
- LGPD (nova Lei Geral da Proteção de Dados)
- Filosofia de excelência
- ISO 56002 (Sitemas de gestão da inovação)
- modelos de excelência em gestão
- gestão por processos
- Qualidade na área da Saúde
- Liderança
- Cultura da Qualidade
- E muito, acredite, muito mais…
Tudo isso em um único evento, e melhor, acontecendo durante 4 dias, o tempo todo, o dia todo! O evento foi na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte-MG, mas tínhamos palestrantes e visitantes de todo o Brasil!
Os erros
Essa foi a 1ª edição do evento, um “evento piloto”, um modelo, uma iniciativa que vai ser replanejada, estudada e melhorada para 2020, depois para 2021, depois para 2022, e assim vai (PDCA, não é mesmo?). No ano que vem, o evento terá pelo menos o dobro do tamanho! Por isso mesmo, penso que erramos tudo que podíamos e o melhor: os erros foram insignificantes perto do que foi o evento.
Claro que existem pontos de melhoria. Desde alguns expositores reclamando da falta de ar condicionado até o excesso de palestras simultâneas (a dor aqui é: eu quero ver as duas palestras, mas só posso estar em um lugar ao mesmo tempo, né?).
Até por isso, tivemos algumas plenárias com pouco público, devido ao paralelismo das palestras e minicursos. O evento foi extenso, talvez precise ser um pouco mais curto. Enfim, coletamos vários pequenos reparos que ensinaram muito para 2020.
Os palestrantes
É injusto eu começar a elencar os palestrantes aqui, existem pessoas que conheci lá que fiquei fã, outros que queria muito ouvir falar e não consegui! Para não cometer injustiça, vou falar dos palestrantes que eu indiquei para o evento (eu fui curador de conteúdos):
- Orlando Pavani
- Maurício Sócio
- Ana Giovanoni
- Rogério Meira
- Nevielle Fusco
- Monise Carla
- Marina Beffa
- além de mim (que só enrolo, kkkk)
Só desses nomes, modéstia à parte, já sairia um baita evento! Eu cheguei aos portões do FestQuali: “Os caras que indiquei são bons heim…🤔”. Mas ao entrar, conhecer as pessoas e ver outras palestras, percebi que tinha gente tão boa quanto eles! Fiquei bobo, surpreso e muito feliz mesmo.
A rede de contatos
Foi impressionante a conexão que houve e a rede de pessoas que vivem qualidade e excelência que se juntou no evento. Para nós do Viver Excelência, isso foi mais impactante ainda. Tivemos um encontrão dos qualiteiros lá, reunimos o pessoal que lê o Blog da Qualidade e ouve o Qualicast:


Nós encontramos pessoalmente clientes, conversamos com ouvintes e leitores, recebemos o carinho deles e, principalmente, notamos uma gratidão sincera e genuína pelo nosso esforço, o que fez tudo valer muito a pena.
Nós ainda aumentamos nossa rede, apresentamos nossos conteúdos para mais gente e fizemos ainda mais amigos!
Só posso resumir de uma forma: foi sensacional!
Os feedbacks
Mesmo no fogo da batalha, com a coisa toda acontecendo ( e algumas dando errado, é claro) eu fazia questão de perguntar individualmente a opinião de quem eu conversava. Eu chamava de canto e perguntava:
– Como está o evento?
E as repostas que eu recebi me assustaram, foram coisas do tipo:
– Sensacional, superou muito minhas expectativas.
– Só tem gente boa, meu Deus. Tá difícil escolher!
– Nossa é o melhor custo benefício que eu já vi em um evento, é muito barato!
Eu recebi dezenas de resposta nesse tom, a pior que ouvi, foi um “está muito bom”.
A promessa: FestQuali, um evento presencial sobre qualidade obrigatório
Para 2020, prometemos novamente o maior evento do Brasil sobre gestão, qualidade, excelência, e inovação!
Agora, estimamos mais que o dobro de inscritos. Já com várias melhorias, evoluções e correções. E nesse novo evento já temos uma missão, e outra promessa assumida (mas isso é coisa para outro artigo). A única coisa que já posso adiantar é que será em outubro e acontecerá no Rio de Janeiro!
Nós estamos criando um movimento para levar qualidade para as pessoas e empresas, por isso queremos vocês com a gente em 2020! Pois realizar esse sonho de implantar uma Qualidade Verdadeira a nível nacional depende de todos que acreditam que a qualidade, a excelência e a gestão podem mudar a realidade das pessoas, das empresas e do Brasil!
Então, clique no botão abaixo e se inscreva para mantermos você informado sobre todas as novidades do FestQuali 2020:
Seja informado sobre o evento de 2020
Ahhh, e pode ficar tranquilo, nós não vamos fazer spam! 😉