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O Brasil ainda precisa de Qualidade a essa altura?

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Jeison

Jeison

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Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!

Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente.

A maioria das empresas querem se perpetuar no mercado, continuar existindo e dando lucro. Elas querem crescer, ter mais clientes e sabem que para isso, melhorar continuamente os produtos e serviços é um ótimo caminho. A diretoria sabe disso, os funcionários sabem disso, “os caras e moças da qualidade” e você também! Ou seja, o Brasil ainda precisa de Qualidade

Mas porque isso não acontece? 

Todos querem o resultado, mas pouco fazem o esforço que leva a ele. Resumindo, nem sempre as ações estão alinhadas com as intenções. 

Por isso, logo no início eu reafirmo, que sim, o Brasil precisa de qualidade, e diria mais, nunca precisou tanto. A qualidade como dizia Crosby, é grátis, mas ela não vem sem esforço ou dedicação. 

Sabe aquele ditado: “Ninguém quer morrer, mas todo mundo quer ver Deus”, uma coisa, não vem antes da outra. A qualidade não aparece do nada, entrega resultados, e depois começamos a investir nela. 

Um ponto que percebo é que muitas empresas esquecem do básico, como por exemplo, descobrir os requisitos explícitos e implícitos do cliente. Sim, você pode querer encantar o cliente, mas primeiro, garanta que ele recebeu o que buscava. 

Existe muita pirotecnia metodológica e pouco foco no que realmente importa: garantir que o cliente está satisfeito, e depois, buscar entregar algo mais.

Primeiro, garanta que atendeu os requisitos e depois crie experiências para encantá-lo, não o contrário. É impossível entregar encantamento sem o atendimento.

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A qualidade é muito mais que um atributo.

Outro ponto que destaco é que a qualidade encarada como um valor, uma virtude, transforma o olhar da empresa para o tema. Quando é vista assim, ela deixa de ser uma obrigação e passa a ser um desejo. Quem não trabalha mais motivado quando está buscando o que deseja?

Mais que um atributo ou característica, ela deve ser perseguida como algo que gera orgulho, que traz satisfação. Por isso, faça da qualidade uma virtude para o seu negócio, desde os pequenos detalhes, até as grandes entregas.

Muitos vão dizer que isso é fácil, que “já deve ser assim”, mas nesse caso, eu pergunto: e porque não é?

Aqui ainda não é. Sei que ainda falhamos em “demandas”, que encantamos muitas vezes, mas que falhamos em cumprir alguns requisitos, e estamos trabalhando forte nisso. Em admirar uma entrega bem feita, de qualidade, reconhecer isso como uma virtude.

Trazendo a qualidade para cena

O primeiro passo para isso, é trazer a qualidade para cena, para o palco, para atenção da equipe. Mas um alerta: não faça isso com cobranças e ameaças. Se for pra fazer assim, não perca seu tempo, isso só vai piorar a situação. 

Pensando nisso nós fazemos muitas coisas aqui, como esse blog, o Qualicast, e várias outras iniciativas que temos.

Agora, nós abraçamos uma causa que acredito que tem tudo a ver com o que valorizamos. Nós somos um dos mantenedores do FESTQUALI e apoiamos o evento com muito afinco.

Por que um evento da Qualidade?

Mais de 90% das reclamações que recebemos das pessoas tem uma relação direta com engajamento. O primeiro passo para melhorar o engajamento, é que todos da empresa compreendam o que é a qualidade de verdade.

Como trazer a qualidade para cena, se as pessoas não tinham um evento, um local para investir seu tempo aprendendo com os melhores do Brasil (e do mundo) sobre o tema? 

Bom, elas não tinham. Agora você, como líder da qualidade, tem o que recomendar para sua equipe, para a diretoria, ou para você mesmo.  Um evento com mais de 100 palestrantes. Com Auditórios simultâneos, cada um com 10 palestras por dia, manhã tarde e noite.

Sim, são praticamente 30 atividades por dia: palestras, debates, workshops, encontros e outros. Isso faz do FESTQUALI o maior evento do Brasil, e esperamos com isso disseminar a qualidade que está por vir. A qualidade com propósito, verdadeira. É uma semana de conteúdos incríveis sobre o tema.

Para quem é o evento?

Se você é analista, gestor ou coordenador da qualidade, é obrigatório. Mas não só pra você, é também para quem executa os processos, para todos que querem viver a qualidade como uma virtude. É para empresas que querem entregar muito bem o que o cliente espera, e depois surpreendê-lo com algo mais.

O FESTQUALI é um movimento para quem quer entregar um trabalho de qualidade, para quem quer compreender a qualidade, e não para falar “qualitês”.

Sua empresa tem semana da qualidade?

O evento vai acontecer de 9 a 13 de novembro de 2020, durante a semana da qualidade. Sua empresa já tem uma semana aí? É a oportunidade de criar um momento único para os colaboradores, com especialistas do mundo todo.

Em momento como esse, os colaboradores e clientes esperam nada menos que a qualidade, mas será que vocês estão com a atenção real na qualidade?

O que você está esperando?

Aproveito para convidar você a se inscrever no evento. Estou informando nossos leitores aqui desde o lote 1, esse, você já perdeu. A venda está no segundo lote, e dia 16/09 o preço sobe mais uma vez, ainda assim, acho o valor completamente irrisório perto do conteúdo entregue. 

Se você for cliente da ForLogic, por favor, clique aqui embaixo e avise que quer participar!

Quero conhecer e participar do FESTQUALI 2020

Para nossos clientes, nós temos uma condição especial, não deixe de entrar em contato!

Olhar para Qualidade é olhar para o cliente!

Durante essa maluquice que foi 2020, muitas empresas colocaram seus processos “de lado” para sobreviver ao cenário. 

Sim, os processos mudaram, mas uma coisa é muito importante, não sacrificar a qualidade da entrega que você faz para o cliente final. Ele, apesar da pandemia, espera que o produto ou serviço que você entrega, seja tão bom, ou melhor que o de antes. Mas e você, pensou no cliente quando alterou seus processos para sobreviver? 

Algumas empresas já entenderam que satisfazer as partes interessadas como por exemplo, os clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, sociedade e tantos outros é um caminho para isso.

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