Sistemas de gestão

Quais os benefícios da Gestão da Qualidade para as empresas?

Imagem de um ima atraindo dinheiro, simbolizando os benefícios da gestão da qualidade.
Imprimir artigo

Acho que as pessoas estão começando a entender os benefícios da gestão da qualidade. (ainda que, aqui no brasil, essa consciência esteja chegando um pouco tarde, enfim)

Digo que essa consciência está surgindo porque recebemos mensagens de todos os cantos do país. São profissionais competentes e empenhados, gente boa que quer melhorar o trabalho de todos, alcançar melhores resultados e, mesmo que indiretamente, contribuir para um mundo melhor.

No artigo de hoje, gostaria de falar um pouco desses benefícios e dessas pessoas. No site do nosso evento online, a Semana Mundial da Qualidade 2019, nós fizemos a seguinte pergunta: Quais mudanças significativas o trabalho com qualidade trouxe, e vai trazer, para sua organização?

Abaixo, quero compartilhar 2 respostas que me chamaram a atenção. Uma delas, a meu ver, “resume” bem os benefícios da Gestão da Qualidade para as empresas. Quanto a outra, depois eu explico!

P.S. I: também quero te convidar para assistir a palestra gratuita que eu e a Vivian vamos ministrar no Dia Mundial da Qualidade, mas também falarei disso depois!

Gestão da qualidade traz resultado!

Uma das confusões que a gente comete é achar que a Qualidade é só um movimento filosófico. Nós somos tão engajados e sabemos tão profundamente que a qualidade é importante que nos esquecemos que ela é tudo isso porque traz resultados!

E a Kelly Luana fez um comentário que, a meu ver, resumiu bem esses resultados. Olha só:

Imagem do post "Benefícios da gestão da Qualidade para empresas". Na imagem temos um comentário da Kelly Luana feito do site da Semana Mundial da Qualidade.

A redução do desperdício e tempo e material, por si sós, já são benefícios diretos e que ajudam a aumentar a produtividade e o lucro das empresas. Além disso, se formos analisar, ela fala sobre o baixo índice de não conformidade de produtos. E isso é ainda mais importante.

Se os produtos estão conformes, há pelo menos 2 bons motivos para ficar feliz:

  1.  não existem produtos conformes e, ao mesmo tempo, defeituosos, então há menos defeitos, e;
  2.  se estão conformes, estão atendendo as expectativas do cliente e é isso que vai garantir a sua sustentabilidade no mercado!

P.S. II: pessoalmente, eu também acho que a Qualidade é um movimento filosófico, e que pode e deve ser vivido não só em âmbito empresarial, mas como modo de vida! Mas isso é outra história que, talvez um dia, vire artigo aqui para o blog, haha!

Qualidade não é nicho!

Um outro erro (que até mesmo a ISO já “cometeu” com o extinto RD) é pensar que a Qualidade é um setor da empresa. Uma área de controle e cobrança que precisa de sala física e espaço fechado para trabalhar.

E esse é um erro que se estende para, na verdade, uma visão redutivista do próprio processo. Se nós formos entender o processo de ponta a ponta, não há setores, há apenas o processo. E toda essa divisão deixa de fazer sentido. E isso foi o que mais me chamou atenção no comentário do Sandro Fernandes, olha só:

Imagem do post "Benefícios da gestão da Qualidade para empresas". Na imagem temos um comentário da Sandro Fernandes feito do site da Semana Mundial da Qualidade.O Sandro falou muito bem sobre essa indistinção, sobre Qualidade ser o todo e não um setor. Mas teve uma frase dele que achei uma baita verdade:

[…] até um dia não chamarmos mais de SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) e sim SGN (Sistema de Gestão do Negócio) que é o verdadeiro nome da Qualidade […]

Há muito tempo nós batemos nesse ponto aqui no blog, tem até uma promessa de Qualicast sobre o tema “Qualidade ligada à estratégia e à cultura do negócio” e isso também está no nosso manifesto do Viver Excelência.

A qualidade é uma decisão estratégica! Assim, é um “jeito estratégico” de atuar no todo da empresa. Uma forma de melhorar seus processos e aumentar a satisfação do cliente, como a Luana disse no outro comentário. Inclusive por isso, a Qualidade só vai funcionar de verdade se for uma filosofia na empresa. Se compor uma cultura com rituais e ações que a reforcem nos colaboradores.

O Pavani fala muito disso também, que a qualidade é uma forma de gerenciar a empresa. Se a qualidade for apenas uma gestão da própria qualidade, ela não tem sentido e só gera burocracia, engessa a organização.

[WEBINAR] Como a Gestão da Qualidade pode ajudar sua empresa

Demorou muito para que as pessoas realmente entendessem a Qualidade. A própria ISO 9001 já está na sua 5ª edição e, desde a primeira versão em 1987, houveram mudanças significativas par a melhorar o SGQ e atualizar a norma para os novos contextos.

Por isso, o Dia Mundial da Qualidade deste ano vai comemorar 100 anos de qualidade! Celebrando todas as transformações e melhorias pelas quais a Qualidade e as empresas passaram. E eu e a Vivian nos desafiamos a falar sobre um assunto bastante espinhoso, que é o título deste artigo: benefícios da Gestão da Qualidade para as empresas.

Então, no dia 14 de novembro, vamos bater um papo na Semana Mundial da Qualidade 2019, nosso evento online oficial em homenagem ao Dia Mundial da Qualidade! Espero te encontrar por lá, fazendo comentários e interagindo com a gente na palestra! Então, corre se inscrever clicando no botão abaixo:

Inscreva-se agora

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Imagem 11 de novembro
← Post mais recente
[RESUMO] Palestras da Semana Mundial da Qualidade 2019 (11/11)