Blog da Qualidade

Quais os benefícios da Gestão da Qualidade para as empresas?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Davidson Ramos

Davidson Ramos

+ posts

Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

A gestão da qualidade tem se tornado um pilar fundamental para o sucesso das empresas, independente do setor de atuação.  Este conceito abrangente não se limita apenas à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, mas influencia em todo ambiente de trabalho, gerando a satisfação do cliente e a competitividade do negócio.

O que é Gestão da Qualidade?

A gestão da qualidade pode ser definida como o conjunto de práticas e processos aplicados para garantir que os produtos ou serviços de uma empresa atendam a padrões elevados e consistentes de qualidade.  Isso envolve desde o planejamento e garantia da qualidade, até o controle e melhoria contínua dos processos produtivos. 

A implementação efetiva desses componentes resulta no Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ), assegurando não apenas a qualidade das saídas, mas também a eficiência e eficácia das entradas – as tarefas e processos utilizados na criação dos produtos ou serviços.

A consciência sobre o conceito

As pessoas estão começando a entender os benefícios da gestão da qualidade (ainda que, aqui no Brasil, essa consciência esteja chegando um pouco tarde, enfim).

Digo que essa consciência está surgindo porque recebemos mensagens de todos os cantos do país. São profissionais competentes e empenhados, gente boa que quer melhorar o trabalho de todos, alcançar melhores resultados e, mesmo que indiretamente, contribuir para um mundo melhor.

O que as pessoas dizem sobre a gestão da qualidade?

No artigo de hoje, gostaria de falar um pouco desses benefícios e dessas pessoas. No site do nosso evento online, a Semana Mundial da Qualidade 2019, nós fizemos a seguinte pergunta: Quais mudanças significativas o trabalho com qualidade trouxe, e vai trazer, para sua organização?

Abaixo, quero compartilhar duas respostas que me chamaram a atenção. Uma delas, a meu ver, “resume” bem os benefícios da Gestão da Qualidade para as empresas. Quanto a outra, depois eu explico!

Gestão da qualidade traz resultado!

Uma das confusões que a gente comete é achar que esse conceito é só um movimento filosófico. Nós somos tão engajados e sabemos tão profundamente que a qualidade é importante que nos esquecemos que ela é tudo isso porque traz resultados!

E a Kelly Luana fez um comentário que, a meu ver, resumiu bem esses resultados. Olha só:

gestão da qualidade

A redução do desperdício e tempo e material, por si sós, já são benefícios diretos e que ajudam a aumentar a produtividade e o lucro das empresas. Além disso, se formos analisar, ela fala sobre o baixo índice de não conformidade de produtos. E isso é ainda mais importante quando falamos de gestão da qualidade.

Se os produtos estão conformes, há pelo menos dois bons motivos para ficar feliz:

  1.  não existem produtos conformes e, ao mesmo tempo, defeituosos, então há menos defeitos, e;
  2.  se estão conformes, estão atendendo as expectativas do cliente e é isso que vai garantir a sua sustentabilidade no mercado!

P.S. II: pessoalmente, eu também acho que a Qualidade é um movimento filosófico, e que pode e deve ser vivido não só em âmbito empresarial, mas como modo de vida! Mas isso é outra história que, talvez um dia, vire artigo aqui para o blog.

Qualidade não é nicho!

Um outro erro (que até mesmo a ISO já “cometeu” com o extinto RD) é pensar que a Qualidade é um setor da empresa. Uma área de controle e cobrança que precisa de sala física e espaço fechado para trabalhar.

E esse é um erro que se estende para, na verdade, uma visão redutivista do próprio processo. Se nós formos entender o processo de ponta a ponta, não há setores, há apenas o processo. E toda essa divisão deixa de fazer sentido. E isso foi o que mais me chamou atenção no comentário do Sandro Fernandes, olha só:

O Sandro falou muito bem sobre essa indistinção, sobre Qualidade ser o todo e não um setor. Mas teve uma frase dele que achei uma baita verdade:

gestão da qualidade

[…] até um dia não chamarmos mais de SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) e sim SGN (Sistema de Gestão do Negócio) que é o verdadeiro nome da Qualidade […]

Há muito tempo nós batemos nesse ponto aqui no blog, tem até uma promessa de Qualicast sobre o tema “Qualidade ligada à estratégia e à cultura do negócio” e isso também está no nosso manifesto do Viver Excelência.

A gestão da qualidade é uma decisão estratégica! Assim, é um “jeito estratégico” de atuar no todo da empresa. Por isso, uma forma de melhorar seus processos e aumentar a satisfação do cliente, como a Luana disse no outro comentário. Inclusive por isso, a Qualidade só vai funcionar de verdade se for uma filosofia na empresa. Se compor uma cultura com rituais e ações que a reforcem nos colaboradores.

O Pavani fala muito disso também, que a qualidade é uma forma de gerenciar a empresa. Se a qualidade for apenas uma gestão da própria qualidade, ela não tem sentido e só gera burocracia, engessa a organização.

Existem ferramentas que podem ajudar na Gestão da Qualidade?

O Qualiex é um software de Gestão da Qualidade que trará muito benefícios para sua empresa, transformando a tarefa da gestão da qualidade numa atividade prática , aumentando sua produtividade e, consequentemente, seus lucros.

A gestão da qualidade é o futuro?

Investir em gestão da qualidade é investir no futuro da empresa. Os benefícios são inúmeros e vão desde o aumento da produtividade e controle de processos, até a satisfação do cliente e melhor aproveitamento dos recursos. 

A tecnologia surge como uma ferramenta indispensável nesse processo, proporcionando os meios necessários para implementar, gerenciar e otimizar a gestão da qualidade. 

As empresas que reconhecem e adotam essas práticas se destacam no mercado, garantindo não apenas a qualidade dos seus produtos e serviços, mas também a satisfação dos seus clientes e o sucesso a longo prazo do negócio.

 

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Quais os benefícios da Gestão da Qualidade para as empresas?”

  1. Pingback: [Review] Gestão na área da Saúde - Qualidade para Saúde

  2. Pingback: Retrabalho e o papel da Gestão da Qualidade - Qualidade para Saúde

  3. Pingback: Fluxos e processos de atendimento ao paciente do COVID-19 - Qualidade para Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!