Blog da Qualidade

ISO 9001:2015 – estratégias para abordar oportunidades

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Davidson Ramos

Davidson Ramos

+ posts

Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

Existem basicamente 4 estratégias para abordar oportunidades, e é sobre elas que vou falar hoje. Entretanto, caso você não tenha lido meu primeiro artigo sobre esse assunto, recomendo a leitura. Nele, falei um pouco da relação riscos x oportunidades, explicando que ambos precisam receber a mesma atenção na empresa.

Mas, focando no assunto do texto de hoje, as estratégias existentes para abordar oportunidades são: Explorar; Melhorar; Compartilhar ou Aceitar. Basicamente, elas dizem respeito a decidir o que faremos com a oportunidade identificada.

Mais tarde, depois de optarmos por uma dessas estratégias, a oportunidade seguirá o seu caminho. Criaremos planos de ação, tarefas, projetos e a atacaremos da melhor forma possível. (ou não faremos nada! Calma, você já vai entender isso, haha)

Dito isso, então, vamos a cada uma das estratégias para abordar oportunidades:

Explorar (também chamada de perseguir)

Essa é a mais ativa das 4 abordagens e tem a ver com realmente perseguir o que foi identificado como possibilidade de melhoria. Se você opta por explorar uma oportunidade, vai colocar todos os recursos disponíveis para atacá-la.

Como a Monise cita no ebook, é realmente fazer a oportunidade acontecer!

No meu artigo anterior, dei o exemplo (hipotético, é claro) de uma nova tecnologia surgindo no mercado. Caso você não o tenha lido, vou deixar a citação do exemplo aqui:

“Por exemplo, utilizamos a máquina x2000 na linha de produção e ela processa 2 mil unidades de produto por dia. E o mercado acabou de lançar a máquina x3000, que processa 4 mil unidades por dia. Então, temos a oportunidade de dobrar nossa produção diária.” (Leia o artigo completo clicando aqui)

Nesse caso, Explorar esse oportunidade seria comprar a máquina. Então você abriria um processo de compra, destinaria pessoal para executar a compra, separaria (ou buscaria) recursos financeiros e por aí vai.

Melhorar

O Melhorar é menos abrangente que o Explorar, mas ainda assim é uma abordagem ativa, ainda é uma das estratégias para abordar oportunidades que requer ações. Aqui, você não vai atacar a oportunidade diretamente, mas vai tomar alguma ação para que possa fazer isso um dia.

Algumas oportunidades podem ser muito grandes ou distantes do cenário atual da sua empresa. Nesses casos, você pode tomar ações menores, que te ajudem a chegar mais próximo do objetivo final.

Por exemplo, grandes empresas solicitam uma série de padrões de qualidade antes de negociar com seus fornecedores. Isso pode incluir uma série de documentos e até mesmo certificações. Talvez, se sua empresa tiver como objetivo ser a fornecedora oficial de algum grande player do mercado, você precise de muitas mudanças no seu processo e da implantação de diversos sistemas de gestão (normas).

A primeira vista, essas mudanças podem ser grandes demais para que você Explore a oportunidade de vender para essa grande empresa. Então, você opta por melhorar seu sistema de gestão, implantando apenas, por exemplo, uma das normas que a grande empresa solicita. Você inda não poderá vender para a empresa, mas está um passo mais perto disso.

Compartilhar

Aqui, temos um nome bastante auto didático. Compartilhar significa que você decide aproveitar a oportunidade identificada, mas não pretende fazer isso sozinho. Nesse caso, você transfere a oportunidade para um terceiro (seja uma transferência parcial ou total).

Essa é uma das estratégias para abordar oportunidades que pode ou não requerer ações. Afinal, isso vai depender do acordo que você fizer com o terceiro. Ela é muito comum em empresas que, de alguma forma, tem produtos ou serviços que podem se complementar. Assim, cada uma das empresas atua com o que tem de melhor para realmente aproveitar a oportunidade identificada.

Aceitar

A última das estratégias para abordar oportunidades é o Aceitar (sim, é o mesmo que utilizamos na gestão dos riscos). O Aceitar consiste em identificar a oportunidade, mas não tomar nenhuma ação para abordá-la.

Se nós pegarmos o exemplo que dei no Melhorar, seria como se nós tivéssemos identificado que vender para a empresa X seria muito vantajoso para nós, porém não iremos tomar nenhuma ação para fazer isso.

Vale lembrar que as oportunidades (assim como os riscos) são vivos e sempre se alteram. Assim, uma oportunidade que você decide Aceitar pode, futuramente, ser explorada, perseguida ou compartilhada. Por isso a importância de revisitar periodicamente a sua gestão de riscos e oportunidades.

Não deixe a rotina decidir por você!

Eu sei que, em meio a tantos riscos urgentes, NCs para tratar e outras pendências, pode ser difícil focar em buscar oportunidades. Afinal, é mais fácil consertar o que está ruim do que melhorar o que está bom.

Porém, isso é fruto de uma visão um pouco reduzida que temos, e se policiar para mudar essa mentalidade é primordial. Mas que isso, seu processo de gestão de riscos e oportunidades deve garantir que você e sua empresa parem para fazer essa análise. No ebook da Monise, inclusive, ela recomenda que riscos e oportunidades NÃO sejam debatidos em um mesmo momento.

Hoje, muitas oportunidades que podem trazer grandes resultados para a empresa acabam passando batido simplesmente porque ninguém está olhando para elas. E esse trabalho proativo de enxergar aquilo que pode nos levar mais além é parte do trabalho de qualquer pessoa que preze Gestão, Qualidade e Excelência! #ViverExcelencia

Aprenda a montar (ou melhorar) um processo de gestão de riscos

Como eu disse várias vezes no artigo, a Monise escreveu um E-book muito bom ensinando passo a passo como montar um processo de gestão de riscos e oportunidades. Se você está montando o seu processo, esse é o material ideal para você. Se você já montou, a leitura pode trazer insights para melhorar o processo.

Para baixar o E-book completo gratuitamente, basta clicar no botão abaixo:

Baixar E-book

Sobre o autor (a)

2 comentários em “ISO 9001:2015 – estratégias para abordar oportunidades”

  1. Pingback: Retrabalho e o papel da Gestão da Qualidade - Qualidade para Saúde

  2. Pingback: Gestão de riscos corporativos na nova RN 277 - Qualidade para Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!