Sistemas de gestão

Como classificar constatações de auditoria?

Imagem de uma pessoa analisando constatações de auditoria com uma lupa.
Imprimir artigo

Há algum tempo, recebi uma dúvida muito comum sobre constatações de auditoria. Afinal, volta e meia o pessoal pergunta pra gente sobre as nomenclaturas usadas para descrever as ocorrências geradas nas auditorias.

Então, resolvi trazer a pergunta pra cá, e compartilhar a resposta que dei a nossa querida leitora, a Dandare. Para isso, vou trazer o e-mail que recebi na integra, olha só:

A dúvida que recebi sobre constatações de auditoria

“Bom dia.

 

Sou analista de gestão de qualidade e ministro treinamentos para formação de auditores internos. Gostaria de compartilhar uma dúvida relacionada à constatação de auditoria classificada como “observação”. Ainda temos dificuldade na definição objetiva desse conceito. Eu considerava a observação como uma não conformidade menor no sentido de que algo está errado, mas não impacta significativamente o processo. Ou seja, a falha identificada não compromete as saídas do processo.

 

Contudo, a orientação é para considerar qualquer descumprimento de requisito normativo como não conformidade, independentemente do impacto sobre o processo auditado.

 

Caso sigamos essa linha o que poderia ser classificado como observação? Apenas cenários que apresentem risco de impacto negativo e, portanto, requerem ações preventivas? Nesse caso entendo que existe uma linha muito tênue entre a oportunidade de melhoria e a observação, uma vez que, eu poderia prevenir a ocorrência de uma não conformidade por meio de uma melhoria e, conforme a versão 2015 da norma ISO 9001, a melhoria pode incluir correção.

 

Como vocês tratam esse assunto? Existe alguma norma orientativa?

 

Agradeço o espaço de interação e espero que possamos compartilhar boas experiências!

 

Att.,
Dandare.”

Constatações de auditoria geram relatórios de conformidade!

É um pouco complicado responder a dúvida da Dandare, pois ela tem a ver com anos de auditorias e evoluções pelas quais os programas de auditoria passaram. E até mesmo com a forma como as empresas lidaram com elas, mas vamos lá!

É o seguinte, falando normativamente, é como a própria Dandare disse: é preciso “considerar qualquer descumprimento de requisito normativo como não conformidade, independentemente do impacto sobre o processo auditado“. E ponto! Ou seja, como constatação de auditoria (que podemos entender como interpretação da avaliação da evidencia encontrada), para a ISO 9001:2015, não existe NC maior ou menor, nem observação ou oportunidade de melhoria. Ou é conforme, ou não conforme.

Assim, quando o auditor analisar o processo, vai comparar com o requisito e declarar se ele atende ou não.

Mas então por que temos tantas outras nomenclaturas?

Quanto a questão das “observações” ou “oportunidades de melhoria”, há dois caminhos:

  1. algumas certificadoras optam por não usar a palavra não conformidade, por motivos que eu sinceramente desconheço (hehe); então, nesses casos, adotam nomenclaturas diferentes, como “Observação” ou “Oportunidade de melhoria”;
  2. Além disso, alguns auditores optam por, mesmo utilizando a nomenclatura “Não conformidade” deixar sugestões para as empresas. Ele indica se o item está ou não conforme, deixando isso claro no relatório, e sugere mudanças (isso não é muito comum). Nesse caso, usam também as palavras “Observação” ou “Oportunidade de melhoria” Seria algo como: “O item x está conforme, mas isso ou aquilo poderia ser feito para melhorar o SGQ“.

Vamos recorrer a ISO 9000:2015

Se nós olharmos a ISO 9000:2015, que traz fundamentos e vocabulários sobre Qualidade, encontramos a seguinte definição:

3.13.9

 

constatações de auditoria

 

resultados da avaliação de evidência objetiva (3.13.8) coletada, comparada com os critérios de auditoria (3.13.7).

 

NOTA 1 Constatações de auditoria indicam conformidade (3.6.11) ou não conformidade (3.6.9).

 

NOTA 2 Constatações de auditoria podem conduzir à identificação de oportunidades para melhoria (3.3.1) ou registros de boas práticas

 

NOTA 3 Em inglês, se os critérios de auditoria (3.13.7) forem selecionados de requisitos estatutários (3.6.6) ou requisitos regulamentares (3.6.7), a constatação de auditoria pode ser denominada “compliance” ou “non-compliance”.

 

[FONTE: ABNT NBR ISO 19011:2012, 3.4, modificada – Nota 3 foi modificada]

Ao analisarmos a NOTA 1, vemos que o verbo é normativo e diz que as constatações “indicam conformidade (3.6.11) ou não conformidade (3.6.9)”. Assim, a constatação é conforme ou não conforme. A palavra indicam aqui, infere algo necessário, objetivo e indicativo.

Já a NOTA 2 diz que as constatações “podem” conduzir a identificação de oportunidades de melhoria. Ou seja, enquanto a NOTA 1 um introduz um conceito normativo, obrigatório; a NOTA 2 indica uma possibilidade, algo não normativo que pode ser feito.

E ainda temos uma nova definição em pauta, na NOTA 3, a respeito de requisitos estatutários ou regulamentares, como leis ou portarias por exemplo, que podem ser denominados como “compliance” ou “non-compliance”. Porém, perceba que o uso aqui (segundo a NOTA 3) ainda assim sugere algo que cumpre ou não os requisitos, algo conforme ou não, e não uma oportunidade de melhoria.

Não conformidade maior ou não conformidade menor?

Quanto a questão NC maior ou menor, não há mais essa distinção na ISO 9001:2015!

Essa resposta acaba aqui, mas caso você queria se aprofundar um pouco, escrevi um post que explica certinho a diferença, segue a sugestão:

Diferenças entre não conformidade maior e menor

E aí, restou alguma dúvida?

Espero que a dúvida da Dandare também ajude você. E espero, é claro, que eu tenha ajudado a sanar a dúvida, hehe.

Esse “artigo” saiu em um formato um pouco diferente dos nossos artigos tradicionais. Fique à vontade para enviar dúvidas pra gente, nossa caixa de entrada é meio lotada, mas nos esforçamos para responder todo mundo!

Ah, além disso, seria legal se você deixasse nos comentários se gostou e se gostaria de ler mais desses por aqui. Até a próxima!

Autor

Comentários

Posts Relacionados

homem marcando 5 estrelas, automatização de processos da qualidade
← Post mais recente
Precisamos falar sobre automatização de processos da Qualidade