Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!
Há algum tempo, publiquei um post no blog sobre as características do modelo SERVQUAL, método que avalia a qualidade das empresas que prestam serviço. Para entender como colocar esse método em prática, dividi o processo em 4 passos que ajudarão você a conhecê-lo melhor e entender exatamente como ele deve ser aplicado.
1 – Defina com quais clientes você quer conversar
Apesar de precisar de certo tempo para ser realizado, o método é bem simples, consiste em entrevistar diversos clientes, aplicando um questionário com 22 questões que avaliarão as 5 dimensões propostas pela análise SERVQUAL.
O número de entrevistados varia de empresa para empresa, porém recomendo que você entreviste no mínimo 15% dos seus clientes, além disso, é aconselhável também que eles correspondam ao perfil de cliente que você definiu como cliente ideal, ou seja, escolha os seus melhores clientes para aplicar o SERVQUAL, aqueles clientes com que você gostaria de trabalhar eternamente.
2 – Elabore o seu questionário Servqual
Antes de fazer as entrevistas, é preciso preparar o questionário. Vou disponibilizar o meu modelo para download no fim desse texto, mas é interessante que você o adeque para que ele seja realmente útil para o contexto da sua empresa. Você pode acrescentar questões e até mesmo mais dimensões para a sua pesquisa, de acordo com o que deseja avaliar na sua organização.
Como dito no post anterior, as questões deverão avaliar as dimensões mais importantes da prestação de serviço. O método propõe originalmente 5 dimensões. Veja só:
Dimensão | Nº | Pergunta da área |
Tangíveis | 1 | O equipamento é atualizado |
2 | As instalações físicas são visualmente atraentes | |
3 | Os empregados estão bem-vestidos/arrumados | |
4 | A aparência das instalações físicas é condizente com o tipo de negócio da prestadora de serviços | |
Confiabilidade | 5 | A empresa atende os cronogramas prometidos (envio de propostas, orçamentos, contato com o cliente) |
6 | A empresa tem interesse em resolver os problemas do cliente | |
7 | Os profissionais da empresa são bem qualificados | |
8 | A empresa presta o serviço na data combinada | |
9 | A empresa mantém registros de tudo que envolve o serviço | |
Capacidade de resposta | 10 | Os colaboradores informam com precisão a data da prestação do serviço |
11 | Os colaboradores atendem rapidamente as demandas do cliente | |
12 | Os colaboradores estão sempre dispostos a ajudar o cliente | |
13 | Os colaboradores estão sempre ocupados demais para atender o cliente | |
Garantia | 14 | Os colaboradores são confiáveis |
15 | Os clientes sentem-se seguros ao negociar com os colaboradores | |
16 | Os colaboradores são educados/gentis | |
17 | Os colaboradores sabem responder às perguntas do cliente | |
Empatia | 18 | A empresa dá a cada cliente atenção individualizada |
19 | Os colaboradores dão atenção individualizada a cada cliente | |
20 | Os colaboradores compreendem plenamente as necessidades/sentimentos do cliente | |
21 | Os colaboradores carregam consigo os interesses do cliente | |
22 | A empresa funciona em horário(s) conveniente(s) para o cliente |
Estas questões são apenas uma base para você montar o seu questionário, você deve acrescentar perguntas e até mesmo dimensões de acordo com o que pretende avaliar na sua organização.
3 – Seja claro ao entrevistar o cliente
Se você deu uma boa olhada nas questões, deve ter se perguntado: “Mas cadê as interrogações? Que vacilo, Davidson!”. Calma, não foi erro não. Como eu já disse, essa primeira versão deve ser a base para as suas perguntas, será preciso fazer pequenas alterações de acordo com a entrevista que você estiver realizando.
Por exemplo, vamos pegar a pergunta nº 2 “As instalações físicas são visualmente atraentes”. Se você estiver realizando a primeira entrevista, aquela que avalia o que o cliente considera ideal na prestação de serviços, poderá perguntar ao seu cliente:
- As instalações físicas da empresa devem ser bonitas?
- De 0 a 6, o quanto as instalações físicas devem ser bonitas em uma empresa ideal?
- É necessário que as instalações físicas de uma empresa assim sejam muito bonitas? Por favor, atribua uma pontuação entre 0 e 6 pontos.
Agora, se você estiver na segunda entrevista, a que realmente corresponde ao que o cliente pensa sobre a sua empresa, você poderá perguntar da seguinte forma:
- De 0 a 6, quanto as instalações físicas da empresa [nome da empresa] são bonitas?
- Você poderia atribuir uma nota de 0 a 6 para o visual da nossa empresa?
- De 0 a 6, quanto você diria que o visual da nossa empresa é atraente?
- Você gosta das instalações físicas da nossa empresa? De 0 a 6, o quanto você gosta?
As entrevistas requerem certa habilidade do entrevistador, pois há milhares de maneiras distintas de perguntar ao cliente qual é a sua expectativa/percepção sobre o serviço. Se o entrevistador não for cuidadoso, pode ocorrer de o cliente não entender direito a pergunta ou mesmo ser direcionado a responder com pontuações maiores ou menores.
É possível também aplicar o questionário por escrito, ou seja, o cliente responder as perguntas sem um entrevistador por perto, assinalando ele mesmo a pontuação para cada questão. Você pode mandá-lo para o cliente por e-mail ou por correio, criar um questionário online ou de outra forma que preferir.
Em ambos os casos é preciso que as questões fiquem muito claras para o leitor, para que o seu resultado seja o mais preciso possível, criando um verdadeiro retrato da Qualidade na sua empresa. Então, invista tempo na elaboração do questionário!
4 – Analise os resultados
Depois de entrevistar todo mundo, você tem de fazer as contas para ver qual foi o resultado. Você deve pegar a nota que o cliente deu na segunda entrevista, a que avalia a sua empresa, e subtrair a nota que corresponde à expectativa do cliente, a que ele atribuiu na primeira entrevista. O resultado será o nível de Qualidade da sua empresa. Veja a fórmula:
AV – EX = QUAL |
AV: Avaliação do cliente em relação à empresa
EX: Expectativa do cliente
QUAL: Qualidade de serviço
Exemplo de análise
Vejamos como ficaria análise depois de o cliente preencher o questionário:
Dimensão | Nº | Pergunta da área | 1ª Entrevista (Empresa ideal) | 2ª Entrevista (Avaliação da sua empresa) | Qualidade |
Tangíveis | 1 | O equipamento é atualizado | 5,50 | 5,20 | -0,30 |
2 | As instalações físicas são visualmente atraentes | 4,80 | 4,30 | -0,50 | |
3 | Os empregados estão bem-vestidos/arrumados | 4,70 | 4,80 | 0,10 | |
4 | A aparência das instalações físicas é condizente com o tipo de negócio da prestadora de serviços | 5,10 | 5,16 | 0,06 |
Aqui, analisaremos somente os tangíveis da empresa. Repare que já estão inseridas as pontuações dadas pelos clientes para cada pergunta. Na coluna final também já temos o resultado da Qualidade (Av – Ex = Qual). Nos meus questionários, coloquei um filtro para os resultados que fossem menores que 0 (zero) ficassem em vermelho, assim fica mais fácil de visualizar quais itens estão abaixo da qualidade esperada pelo cliente.
Perceba que nas perguntas 1 e 2 a qualidade está abaixo das expectativas do cliente, pois o resultado da equação é menor que 0. Isso quer dizer que a expectativa do cliente é maior do que a percepção que ele teve do serviço prestado.
Já nos itens 3 e 4, a qualidade está um pouco superior à esperada, pois os números são positivos, ou seja, a qualidade do serviço prestado foi superior ao que o cliente esperava.
Talvez você tenha estranhado as notas não serem números inteiros. Isso acontece porque você não irá avaliar questionário a questionário, sua análise final da qualidade deverá ser feita com a média das respostas de todos os entrevistados, a fim de aferir mais precisamente a qualidade.
O mais interessante do método SERVQUAL é que ele possibilita transformar a avaliação subjetiva do cliente em números, assim é possível que o gestor tome decisões baseado em fatos e dados, e não em impressões e incertezas. Além disso, o método possibilita entender melhor o que o cliente espera do prestador de serviço, facilitando a adequação da empresa às necessidades do cliente.
Eu montei um modelo de questionário SERVQUAL em Excel que vai facilitar bastante a aplicação da avaliação aí na sua empresa. Basta preenchê-lo que o resultado final será calculado automaticamente na última aba. Para baixar, basta clicar no botão abaixo:
32 comentários em “4 passos para aplicar a análise SERVQUAL na sua empresa!”
Adorei aprender sobre o SERVQUAL através das suas explicações. Obrigada!
Muito obrigado, Maria!
Fico muito feliz em saber que o post ajudou. Obrigado mesmo pelo feedback.
Conte sempre conosco!
Não consegui baixar o arquivo, pode mandar para o meu e-mail?? wesleylucenaa@gmail.com
Olá!
Ti e acesso ao conteúdo através de estudo na minha Pós, mas não consegui baxar o arquivo, pode enviar ao mei e-mail?
Obrigada.
Boa noite!
Adorei a explicação! Vou fazer meu TCC utilizando a SERVQUAL e me ajudou muito!
Obrigada 🙂
Ótima explicação, seguirei mais as postagens do blog. Parabéns!
Gostaria de retirar uma duvida dos resultados dos GAP’S realizei uma pesquisa e obteve resultados de 0,09 em uma das dimensões e a outra 0,64. Qual delas seria a melhor ou a pior meu e-mail autranavila@gmail.com Por favor entre em contato para esclarecer essa duvida.
Adorei a explicação, estou fazendo uma pesquisa e utilizarei essa escala, muito bom ver exemplos. Só não consegui baixar o exemplo, gostaria de saber se tem como me disponibilizar por email? Obrigada desde ja.
Adorei a explicação, estou fazendo uma pesquisa e utilizarei essa escala, muito bom ver exemplos. Só não consegui baixar o exemplo, gostaria de saber se tem como me disponibilizar por email? Obrigada desde ja.
luizapmagalhaes@gmail.com
luizapmagalhaes@gmail.com
oie não consegui baixar o modelo, poderia me enviar no e-mail taylacomercial@gmail.com
Boa tarde Tayla, vou buscar o arquivo e te enviar por e-mail
Olá, gostei muito do conteudo. Não consegui baixar o material, seria possivel me enviar?
Olá Milena, que bom que gostou. Vamos enviar, o material, para seu e-mail.
Não consegui baixar o modelo, podem me enviar? Grato, Eric
Pingback: Evolução dos Atributos de Qualidade na Gestão da Saúde
Olá. Obrigada pelo conteúdo, muito explicativo. Poderia fazer o favor de enviar o seu modelo para o meu e-mail? Desde já agradeço.
janiceclaudioderevezjasse@gmail.com
Boa tarde,Janice,
Vou buscá-la nos arquivos, te envio por e-mail.
Forte Abraço!
Olá, eu não consegui baixar o modelo, pode enviar para meu e-mail, por favor?
Boa tarde, Lucas,
Vou buscar nos arquivos, te mando por e-mail.
Forte Abraço!
Gostei do Modelo, só não consegui baixar o Modelo. Peço para mandar no meu E-mail ameliazavale.az@gmail.com
Boa tarde, Amélia,
Vou buscar nos arquivos, te mando por e-mail.
Forte Abraço
Oi, não consegui baixar o conteúdo
Será que pode enviar no Email Aleffabdula10@gmail.com
Olá Aleff,
Vou verificar o que aconteceu com o arquivo, na sequência te envio por e-mail.
Forte Abraço!
Olá Juliana, tudo bem? Não consegui baixar o arquivo, enviar no meu e-mail? fernandesraimundodiego@gmail.com
Olá Diego, tudo bem?
Conforme solicitado, enviei no seu e-mail.
Forte abraço!
Não consegui baixar o Modelo. Peço para mandar no meu e-mail, por gentileza. carvalhoandrearaujo@gmail.com
Obrigada pelo conteúdo, muito explicativo. No entanto, não estou conseguindo fazer o download do modelo. Poderia fazer o favor de enviar o seu modelo para o meu e-mail?
Desde já agradeço.
rayssa.vieira@ufvjm.edu.br
Não consegui baixar o Modelo. Teria como enviar lucas.vitorino.alves10@gmail.com
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Gostaria de receber o arquivo por favor.