Sistemas de gestão

Entenda a diferença entre certificação e acreditação

Imagem de um documento com uma medalha de reconhecimento, simbolizando que conceitualmente não há diferença entre certificação e acreditação, ambas são formas de buscar Qualidade.
Imprimir artigo

De modo geral, muitos profissionais ainda têm dúvidas quanto a diferença entre certificação e acreditação. Isso ocorre porque existem dezenas de normas e manuais no mercado, e a adoção de qualquer uma delas depende de vários fatores. É preciso levar em conta, por exemplo, a área de atuação, os objetivos estratégicos e até mesmo o contexto atual da empresa.

Por isso, no post de hoje, vou explicar a diferença entre certificação e acreditação. Dessa forma, caso sua empresa esteja cogitando implantar uma ou outra, poderá se preparar um pouco melhor para a jornada que está por vir. Então, vamos para o conteúdo.

Certificações

Certificação é um processo em que se avalia se uma empresa, produto, serviço ou processo está conforme aos requisitos que se dispôs a entender. Para compreender isso um pouco melhor, peguemos como exemplo a ISO 9001:2015.

A ISO 9001:2015 é um sistema de gestão que dispõe boas práticas a respeito da qualidade, promovendo na empresa padronização, mentalidade de riscos, abordagem de processos, entre outros aspectos.

Ao buscar a certificação ISO 9001:2015, a empresa deverá provar que seu sistema de Gestão da Qualidade atende aos requisitos dispostos nessa norma. Deverá apresentar evidências que comprovem conformidade às práticas descritas na 9001:2015.

Acreditações

Acreditação é o processo pelo qual uma instituição ou órgão competente atesta a competência técnica de uma empresa para prestar um serviço ou fornecer um produto. De forma simples, também podemos dizer que as acreditações são voltadas ao atendimento de requisitos. Porém, nas acreditações existe também a avaliação de conformidade de requisitos técnicos do processo, de forma muito mais aprofundada.

Enquanto na certificação são avaliados apenas os processos e a gestão da organização, na acreditação são realizados testes de capacidade técnica, a fim de comprovar que a empresa é capaz de realizar o que se dispõe a fazer.

Ao receber a acreditação ISO IEC 17025:2015 para a área de temperatura, por exemplo, o INMETRO/CGCRE está afirmando não só que o laboratório tem um sistema de gestão conforme a norma, como também demostrou capacidade (competência) técnica para realizar a calibração de instrumentos nessa área.

Certificações e acreditações são meios de buscar Qualidade

Apesar de haver diferença entre certificação e acreditação, o importante é entender que ambas são formas de buscar a Qualidade do produto ou serviço. Podemos entendê-las como um conjunto de boas práticas que vão organizar o sistema de gestão e orientá-lo para a satisfação do cliente.

No caso da acreditação, é ainda mais interessante perceber que a empresa passará por uma série de testes que vão determinar a qualidade do produto ou serviço (competência técnica). Dessa forma, durante as auditorias, a empresa também conseguirá identificar inconsistências e problemas muito mais específicos de sua área de atuação.

De forma geral, tanto as certificações quanto as acreditações trarão grandes benefícios para a empresa, como a padronização dos processos, a identificação de falhas e pontos de melhoria e a criação de um ciclo de melhoria continua.

Como facilitar a obtenção e a manutenção de certificações e acreditações

Cada tipo de certificação ou acreditação requer conhecimentos específicos e um trabalho extremamente focado, principalmente para que se possa extrair delas o máximo resultado para a empresa. Para ajudar nisso, você poderá contar com a ajuda de uma consultoria especializada. Porém lembre-se: você conhece sua empresa como ninguém e o sucesso do processo de implantação de qualquer norma dependerá diretamente do seu foco e esforço.

Além disso, existe uma série de atividades que podem ser simplificadas para ajudar você a superar o desafio de implantar uma certificação ou acreditação. O Qualiex, nosso software para gestão da qualidade, foi criado para atuar exatamente nessas atividades que, mesmo sendo vitais para o SGQ, podem ser automatizadas.

Controle de documentos, gestão de indicadores, planos de ações e não conformidades. Aspectos como esses podem ser mais facilmente monitorados por meio de dashboards, além de contarem com notificações automáticas que reduzem os atrasos nas ações do SGQ. Seja qual for a acreditação ou certificação que você esteja buscando, tenho certeza de que podemos te ajudar a simplificar esse trabalho. Acesse nosso site:

Conheça o Qualiex

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Imagem de pessoas fazendo uma reunião produtiva.
← Post mais recente
Como escolher os participantes de uma reunião produtiva