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O seu processo tem indicador? Seu emprego depende disso!

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Jeison

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Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!

Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente.

Minha pergunta é bem direta: há algum indicador que representa o resultado do processo que você atua? Se a resposta for negativa, talvez esse processo não seja necessário, afinal o resultado dele não é importante. Se o processo não for importante talvez nem mesmo você, que trabalha nele, seja necessário na empresa.

Já posso imaginar muita gente pensando: “que absurdo, o processo é muito importante” sério? É mesmo? E ele não precisa dar resultado? imagino a resposta “claro que sim, o resultado do processo é importantíssimo” Sério? É mesmo? É tão importante que você não mede esse resultado?

É fundamental que existam indicadores para todos os processos, pois sem eles, é impossível saber se o processo está ou não funcionando e principalmente melhorando. E eu não estou falando de indicadores de “aderência do processo”, estou falando do resultado do processo, do valor que ele gera para empresa. Como podemos dizer que o resultado está melhorando sem um número que aponte uma evidência objetiva sobre isso?

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É claro que nem todo processo tem um indicador tão simples e direto, como “número de faltas”, “Crescimento de vendas” ou  “Número de reclamação de clientes”. Alguns processos dão mais trabalho para que seus indicadores sejam identificados, mas isso não tira a importância destes indicadores ou mesmo destes processos.

Pra você que se incomodou quando eu afirmei que o processo que você trabalha talvez não seja necessário, considere que, se esse processo for mesmo necessário, você precisa definir um indicador pra ele. Mas não é encontrar um indicador só porque a qualidade pediu, o motivo tem que ir além: você precisa fazer isso para evidenciar as melhorias no seu trabalho.

Além de garantir seu emprego, ter bons indicadores sinaliza para toda a empresa e pessoas que trabalham com você que o trabalho está evoluindo, ou que pelo menos você está trabalhando para corrigir problemas, que podem até ser externos, mas que você está atuando de forma profissional para resolvê-los.

E mais, se você tem bons indicadores nos seus processos, além de ficar na empresa, pode ser que você ainda mereça um aumento, afinal, você terá várias evidencias para isso.

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