Gestão de processos

Saindo da crise: vamos falar de compliance

imagem com alguns recursos do sistema de compliance.
Imprimir artigo
Redefinir

Precisamos sair da crise para entrar em compliance ou é o contrário?

Este é um post que inaugura aqui a saída da crise! Não, eu não tenho informações secretas que vou compartilhar, nem encontrei a cura para o vírus. A questão é que ficar falando disso simplesmente já deu!

Na página Gestão de Crise, ainda temos o conteúdo disponível e, de vez em quando, vamos lançar um artigo ou outro que aborda o tema, mas é hora de começarmos a sair da crise falando de temas que ajudam agora e depois que ela passar. Eu acredito que Compliance é um desses temas.

O que é Compliance?

Isso está na moda (ou pelo menos estava antes da pandemia), mas eu garanto que vai voltar com tudo. Na verdade, está voltando.

Compliance não tem uma tradução exata no português, vem do inglês: to comply. Significa cumprir, realizar, satisfazer algo. Basicamente agir de acordo com regras, ordem ou pedido. É possível usar a expressão “estar conforme”. É um termo muito conhecido na qualidade e eu penso que encaixa bem.

Lembrando que conformidade significa atendimento a requisitos, vejo como uma ótima alternativa. Mas como muita coisa no Brasil, o termo que pegou mesmo foi o estrangeiro: compliance.

Por que isso agora?

Se tem algo que não está sendo atendido hoje são: os requisitos. Por isso, falar sobre esse tema me parece uma ótima alternativa para iniciar o ciclo de voltar à normalidade cumprindo o esperado, entregando conformidade.

Gosto muito de temas relacionados à ética, moral e a sistemas de gestão. Compliance, é um tema que juntou tudo isso! 

Durante um momento difícil como esse, é possível ver como algumas empresas, líderes ou mesmo autoridades, simplesmente não mantém o seu Compliance.

Mas não vamos falar de pessoas, vamos falar de empresas e sistemas.

O compliance e as empresas

Uma empresa, um CNPJ, nada mais é que um conjunto de pessoas. Como gosto de dizer: um CNPJ é composto por um conjunto de CPFs. A empresa será tão boa quanto as pessoas que se reuniram em torno dela.

Para Compliance, funciona mais ou menos assim também, mas você não precisa contar com a boa vontade das pessoas, você pode estabelecer um programa de Compliance que guie a organização. Assim, teremos um conjunto de “regras claras” que evidencia quando alguém as cumpre ou não, e isso determina se elas devem ficar ou sair.

Essa prática diminui riscos, aumenta o cumprimento de requisitos internos e externos, e também aumenta a clareza do trabalho.


E o que isso tem a ver com qualidade?

Sim, nós temos normas para isso! inclusive normas específicas para Compliance nas organizações.

Nós temos a ISO 19600, Compliance management systems, e agora a 37301 – Sistema de gestão de Compliance, que está na versão DIS. Deve sair até o fim desse ano, ou início de 2021. E como estamos falando de cumprir requisitos e normas, tem tudo a ver com o sistema de gestão da qualidade!

Claro que temos também normas importantes que apoiam o Compliance como a 37001 Sistema de gestão antissuborno e a ISO 27001 que aborda segurança da informação. É possível dizer que toda norma que apoia a entrega de requisitos de alguma forma, apoia o Compliance. Entretanto, para estruturar o programa, teremos como norma de requisitos e na futura 37301. 

Por que compliance é tão importante agora?

Porque estamos passando por uma crise e temos como obrigação manter o compliance, nossos valores e propósito.

Se você não estava ligado nesse tema, não estava pensando em como isso impacta seu sistema de gestão, é bom começar a olhar. Acredito fortemente que esse vai ser um tema recorrente depois do momento que estamos vivendo.

Saiba que a ISO 37301, que está sendo criada, é totalmente aderente ao ANEXO SL, e pode ser integrado ao seu sistema de gestão com outras ISO’s.

Onde você pode saber mais sobre compliance?

Quero fazer um convite, dia 16/04 quinta-feira, às 10 horas da manhã, estarei em um webinar com dois especialistas, o Neifer França e a Roberta Volpato Hanoff. Vamos discutir sobre o tema: É possível gerenciar a crise, mantendo o compliance?

Inscreva-se

Imagem do banner da nova página sobre gestão de riscos.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

imagem de uma bússola de ouro com um fundo de madeira e uma janela atrás. Essa imagem é sobre nortear empresas resilientes, utilizada no artigo da Monise sobre esse tema.
← Post mais recente
6 princípios que norteiam empresas resilientes