Cultura organizacional

Qualidade no dia a dia

Imprimir artigo

Como cada um da equipe observa a qualidade? As pessoas na empresa pensam nisso?

No dia 8 de novembro, quando comemoramos o Dia Internacional da Qualidade lançamos aqui no blog um post questionando sobre ?o que você faz pela qualidade? e na empresa onde trabalho, nesse mesmo dia fizemos uma atividade para estimular a atenção com a qualidade e motivar discussão do tema com toda a equipe.

Inspirado no Dia Internacional da Qualidade, a ideia de fazer algo para estimular sua cultura veio do Qualiblog, através de um post do nosso mestre Ronaldo Costa.

O que realizamos foi muito simples: tivemos uma apresentação tratando do tema “qualidade” (relacionando isso com os valores da empresa), e assistimos um vídeo falando de qualidade. No final da apresentação deixamos um desafio para que toda a equipe mantivesse a atenção com a qualidade.

Identificar dois momentos de qualidade durante o trabalho, sendo:

  • Um momento seu;
  • Um momento de outra pessoa da equipe.

Chamamos de momento da qualidade nesse caso situações onde:

  1. A qualidade foi colocada em primeiro lugar;
  2. As expectativas foram superadas, dentro do orçamento.

No próximo sábado completaremos 30 dias da apresentação e do lançamento do desafio, e durante a próxima semana, depois da primeira parada diária para o café e ginástica laboral (às 9h40min) os colaboradores, seguindo uma escala, apresentarão os dois momentos de qualidade que identificaram.

Esse exercício é apenas uma forma de colocarmos em prática o ato de pensar na qualidade, observar a qualidade e torná-la  algo que faça parte do dia a dia.

Cada empresa poderá encontrar caminhos para envolver sua equipe com a qualidade, mas é importante que todos sem exceção estejam voltados para isso.

Adotar a qualidade como uma filosofia na organização é mais que uma placa na parede ou uma palestra afirmando quão importante ela é. É principalmente atuar com qualidade sempre, principalmente nos detalhes e envolvendo toda a equipe.

E você? Consegue desenvolver suas atividades diárias sem perder o foco da qualidade? E sua equipe, tem a dimensão da importância do assunto? É uma boa reflexão.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Planejamento da Capacidade