Sou co-fundador da ForLogic, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO 9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.
Como cada um da equipe observa a qualidade no dia a dia? As pessoas na empresa pensam nisso?
No dia 8 de novembro, quando comemoramos o Dia Internacional da Qualidade lançamos aqui no blog um post questionando sobre ?o que você faz pela qualidade? e na empresa onde trabalho, nesse mesmo dia fizemos uma atividade para estimular a atenção com a qualidade e motivar discussão do tema com toda a equipe.
Inspirado no Dia Internacional da Qualidade, a ideia de fazer algo para estimular sua cultura veio do Qualiblog, através de um post do nosso mestre Ronaldo Costa.
O que realizamos foi muito simples: tivemos uma apresentação tratando do tema “qualidade” (relacionando isso com os valores da empresa), e assistimos um vídeo falando de qualidade. No final da apresentação deixamos um desafio para que toda a equipe mantivesse a atenção com a qualidade.
Identificar dois momentos de qualidade durante o trabalho, sendo:
- Um momento seu;
- Um momento de outra pessoa da equipe.
Chamamos de momento da qualidade nesse caso situações onde:
- A qualidade foi colocada em primeiro lugar;
- As expectativas foram superadas, dentro do orçamento.
No próximo sábado completaremos 30 dias da apresentação e do lançamento do desafio, e durante a próxima semana, depois da primeira parada diária para o café e ginástica laboral (às 9h40min) os colaboradores, seguindo uma escala, apresentarão os dois momentos de qualidade que identificaram.
Esse exercício é apenas uma forma de colocarmos em prática o ato de pensar na qualidade, observar a qualidade e torná-la algo que faça parte do dia a dia.
Cada empresa poderá encontrar caminhos para envolver sua equipe com a qualidade, mas é importante que todos sem exceção estejam voltados para isso.
Adotar a qualidade como uma filosofia na organização é mais que uma placa na parede ou uma palestra afirmando quão importante ela é. É principalmente atuar com qualidade sempre, principalmente nos detalhes e envolvendo toda a equipe.
E você? Consegue desenvolver suas atividades diárias sem perder o foco da qualidade? E sua equipe, tem a dimensão da importância do assunto? É uma boa reflexão.
Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/
1 comentário em “Qualidade no dia a dia”
Boa tarde amei o texto mts dicas , como o dia da qualidade qu eu nem sabia ter , dicas no dia a dia do trabalho como tre qualidade e etc… este blog está como ja havia dito sendo mt util no meu curso de gestao qualidade