Sou co-fundador da ForLogic, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO 9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.
Continuando nosso estudo sobre análise crítica de certificados, vamos tratar de um assunto de grande importância, os resultados declarados nos certificados.
Nosso objetivo neste post é, apresentar as bases para análise dos resultados uma vez que, só iremos saber se um determinado instrumento esta apto ao uso se entendermos, o que os números estão nos passando.
Para uma boa análise dos resultados é necessário que saibamos o que é algarismo significativo, conhecer as regras de arredondamento e como compatibilizar valores.
Algarismos significativos.
Algarismos significativos, são todos os algarismos que indicam valor. O número de algarismos significativos é de grande importância para avaliação dos resultados uma vez que, o Guia para Expressão da Incerteza da Medição aconselha declarar a incerteza da medição com no máximo, dois algarismos significativos.
Exemplos:
- 2,77 – possui três algarismos significativos.
- 5,7600 – possui cinco algarismos significativos.
- 0,045 – possui dois algarismos significativos.
Arredondamento dos valores.
A NBR 5891 estabelece as regras para arredondamento de valores.
- 1° Caso – Algarismo a direita do ultimo digito a ser considerado for menor que 5. Todos a direita serão desconsiderados.
- Exemplo: 7,12398 com duas casas decimais – 7,12.
- 2° Caso – Algarismo a direita do ultimo digito a ser considerado for maior que 5. Adicionado um a algarismo a ser considerado.
- Exemplo: 7,12698 com duas casas decimais – 7,13.
- 3° Caso – Algarismo a direita do ultimo digito a ser considerado for igual a 5.
- Será adicionado uma unidade caso o número a ser considerado ser ímpar.
- Exemplo: 7,1359 com duas casas decimais – 7,14.
- Serão desconsiderados todos os algarismos a direita, caso seja par.
- Exemplo: 7,1259 com duas casas decimais – 7,12.
- Será adicionado uma unidade caso o número a ser considerado ser ímpar.
Compatibilização de valores.
A compatibilização de valores é fundamental quando avaliamos os resultados uma vez que, poderemos alterar a classificação do instrumento de medição ou parte dele.
A compatibilização deve ser feita a partir da incerteza da medição, sem esquecer da aplicação dos conceitos de algarismos significativos e arredondamento, conforme exemplificamos.
- Valor encontrado na medição: 23,5253.
- Incerteza da medição: 1,1.
- Resultado 23,5 +/- 1,1.
Um exemplo: Considerando um instrumento para medições elétricas que possua quatro casas decimais e, considerando o resultado apresentado acima, esta faixa não poderia ser utilizada ou utilizada com restrições.
Em nosso próximo post, vamos exemplificar a análise crítica de um certificado de calibração.