Sou co-fundador da ForLogic, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO 9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.
Os processos organizacionais na maioria das vezes são eficientes, mas isso não significa que não apresentem nenhum tipo de problema. Quando o problema aparece, precisamos identificar sua causa para que possamos resolvê-lo. Desta forma, uma técnica que teve origem no Japão e é utilizada pelas organizações é o 5 Porquês.
Essa técnica serve para detectar a principal causa de um defeito ou problema, onde perguntamos 5 vezes o motivo de seu acontecimento. No entanto, não é necessário que sejam feitas exatamente 5 perguntas, desde que se chegue a real causa do problema.
Vamos ver como é simples utilizar a técnica dos 5 porquês:
EXEMPLO
Problema: Produto com defeito
POR QUE o produto apresentou defeito? Porque houve problemas na fabricação.
POR QUE houve problemas? Porque a máquina apresentou defeito.
POR QUE a máquina apresentou defeito? Por falta de manutenção.
POR QUE não foi realizada manutenção? Porque o responsável não sabia sobre os cuidados necessários que deveria tomar com a máquina.
POR QUE não sabia? Porque seu gerente não passou as instruções.
É importante notar como a técnica é simples e apresenta resultados interessantes. No exemplo, o problema do defeito no produto era falta de coaching por parte da gerência de manutenção. Veja como a causa (falta de treinamento na área de manutenção), estava distante do problema (produto com defeito), mas ligada diretamente a ele.
Sabendo agora onde está o problema é mais fácil traçar um plano para sua correção. Um dos segredos dos 5 porquês, é responder as perguntas da forma correta e com critérios investigativos.
É importante considerar os 5 porquês como uma ferramenta que possui limitações, pois fazer 5 perguntas não significa uma análise detalhada do problema investigado. É um método muito simples e deve ser utilizado juntamente com outros, como o diagrama de Ishikawa.
REFERÊNCIA
GLASSER, William. Administração de liderança: qualidade e eficácia com uma moderna técnica de gerenciamento: a teoria do controle. Editora Best Seller, 1. ed., 1994.
Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em https://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/
5 comentários em “A técnica dos 5 Porquês”
Essa técnia é muito boa mesma, mas não pode ser usada de forma, nos processos de solução de problemas, uma vez que as respostas podem ser indutivas e conduzidas para o foco que quem esta respondendo pode conduzir. O ideal é utiliza-la junto com outras ferramentas da qualidade, como já citado diagrama de causa-efeito, entre outras.
Parabéns pelo artigo !!!
tive um gerente que usava muito essa tecnica! e funcionava !!
Gostaria que alguem me ajudasse a formular 5 perguntas para cada um desses temas;
por que: os alunos não se interessam por leitura, escrita e interpretação?
por que: os alunos não aprendem matemática?
por que: os alunos do 3º ano do Ensino Médio não avançam nas avaliações externas??
Tenho clientes automotivos que exigem que além da análise dos 5 porquês da ocorrência também seja feito os 5 porquês da não detecção. Dentro do mesmo problema.
Pingback: 5 Porquês: como utilizar esta ferramenta na área da Saúde? - Qualidade para Saúde