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A técnica dos 5 Porquês

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Jeison

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Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!

Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente.

Os processos organizacionais na maioria das vezes são eficientes, mas isso não significa que não apresentem nenhum tipo de problema. Quando o problema aparece, precisamos identificar sua causa para que possamos resolvê-lo. Desta forma, uma técnica que teve origem no Japão e é utilizada pelas organizações é o 5 Porquês. Essa técnica serve para detectar a principal causa de um defeito ou problema, onde perguntamos 5 vezes o motivo de seu acontecimento. No entanto, não é necessário que sejam feitas exatamente 5 perguntas, desde que se chegue a real causa do problema. Vamos ver como é simples utilizar a técnica dos 5 porquês:

EXEMPLO

Problema: Produto com defeito POR QUE o produto apresentou defeito? Porque houve problemas na fabricação. POR QUE houve problemas? Porque a máquina apresentou defeito. POR QUE a máquina apresentou defeito? Por falta de manutenção. POR QUE não foi realizada manutenção? Porque o responsável não sabia sobre os cuidados necessários que deveria tomar com a máquina. POR QUE não sabia? Porque seu gerente não passou as instruções.
É importante notar como a técnica é simples e apresenta resultados interessantes. No exemplo, o problema do defeito no produto era falta de coaching por parte da gerência de manutenção. Veja como a causa (falta de treinamento na área de manutenção), estava distante do problema (produto com defeito), mas ligada diretamente a ele.
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Sabendo agora onde está o problema é mais fácil traçar um plano para sua correção. Um dos segredos dos 5 porquês, é responder as perguntas da forma correta e com critérios investigativos. É importante considerar os 5 porquês como uma ferramenta que possui limitações, pois fazer 5 perguntas não significa uma análise detalhada do problema investigado. É um método muito simples e deve ser utilizado juntamente com outros, como o diagrama de Ishikawa.  

REFERÊNCIA

GLASSER, William. Administração de liderança: qualidade e eficácia com uma moderna técnica de gerenciamento: a teoria do controle. Editora Best Seller, 1. ed., 1994.  

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