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A técnica dos 5 Porquês

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Jeison

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Sou co-fundador da ForLogic, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO 9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Os processos organizacionais, na maioria das vezes, são eficientes, mas isso não significa que não apresentem nenhum tipo de problema. Quando um problema aparece, precisamos identificar sua causa para que possamos resolvê-lo e evitar que ele se repita. Uma técnica originada no Japão e amplamente utilizada pelas organizações para resolver problemas é o 5 Porquês.

A técnica é simples, eficaz e de custo zero. Além disso, é a ferramenta ideal para detectar a principal causa de um defeito ou problema, utilizando uma abordagem investigativa direta: perguntar “por quê?” cinco vezes.

Mas atenção! Não é obrigatório realizar exatamente cinco perguntas. O objetivo é chegar à causa raiz do problema, e isso pode ocorrer antes ou depois da quinta pergunta.

O que são os 5 Porquês?

A técnica dos 5 Porquês é uma ferramenta de análise de causa raiz que busca identificar a verdadeira origem de um problema organizacional, permitindo que ações corretivas sejam tomadas de forma precisa.

Por meio de perguntas sequenciais, você aprofunda a investigação até encontrar a causa fundamental do problema. Vamos ver como isso funciona na prática:

EXEMPLO

Problema: Produto com defeito
POR QUE o produto apresentou defeito? Porque houve problemas na fabricação.
POR QUE houve problemas? Porque a máquina apresentou defeito.
POR QUE a máquina apresentou defeito? Por falta de manutenção.
POR QUE não foi realizada manutenção? Porque o responsável não sabia sobre os cuidados necessários que deveria tomar com a máquina.
POR QUE não sabia? Porque seu gerente não passou as instruções.

É importante notar como a técnica é simples e apresenta resultados interessantes. No exemplo, o problema do defeito no produto era falta de coaching por parte da gerência de manutenção.

Veja como a causa (falta de treinamento na área de manutenção), estava distante do problema (produto com defeito), mas ligada diretamente a ele.

Sabendo agora onde está o problema é mais fácil traçar um plano para sua correção.

Um dos segredos dos 5 porquês, é responder as perguntas da forma correta e com critérios investigativos.
É importante considerar os 5 porquês como uma ferramenta que possui limitações, pois fazer 5 perguntas não significa uma análise detalhada do problema investigado.]

Vantagens dos 5 Porquês

  • Simplicidade: A técnica é fácil de entender e aplicar.
  • Baixo custo: Não exige recursos financeiros ou ferramentas complexas.
  • Foco na causa raiz: Ajuda a encontrar a origem real do problema, eliminando soluções superficiais.
  • Melhoria contínua: Contribui para processos mais robustos e eficientes.

Limitações da Técnica

Conforme comentei anteriormente trata-se de um método muito simples. Portanto ela apresenta algumas limitações:

  • Superficialidade: Em problemas complexos, ela pode não ser suficiente.
  • Dependência de dados confiáveis: Respostas vagas ou sem embasamento podem comprometer a eficácia da análise.
  • Complementaridade: É ideal combiná-la com outras ferramentas, como o Diagrama de Ishikawa ou o método PDCA.

A técnica dos 5 Porquês

Embora a técnica dos 5 Porquês seja uma ferramenta simples, ela é poderosa, que nos ajuda a identificar a causa raiz de problemas organizacionais. Além disso, quando usada corretamente, ela pode transformar processos, melhorar resultados e reduzir custos.

Se você deseja aprimorar a resolução de problemas na sua organização, experimente aplicar os 5 Porquês. E lembre-se: nenhuma ferramenta funciona isoladamente! Utilize-a junto com outras técnicas para uma análise mais completa.

REFERÊNCIA

GLASSER, William. Administração de liderança: qualidade e eficácia com uma moderna técnica de gerenciamento: a teoria do controle. Editora Best Seller, 1. ed., 1994.

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5 comentários em “A técnica dos 5 Porquês”

  1. Douglas Danilo

    Essa técnia é muito boa mesma, mas não pode ser usada de forma, nos processos de solução de problemas, uma vez que as respostas podem ser indutivas e conduzidas para o foco que quem esta respondendo pode conduzir. O ideal é utiliza-la junto com outras ferramentas da qualidade, como já citado diagrama de causa-efeito, entre outras.
    Parabéns pelo artigo !!!

  2. Gostaria que alguem me ajudasse a formular 5 perguntas para cada um desses temas;
    por que: os alunos não se interessam por leitura, escrita e interpretação?
    por que: os alunos não aprendem matemática?
    por que: os alunos do 3º ano do Ensino Médio não avançam nas avaliações externas??

  3. Tenho clientes automotivos que exigem que além da análise dos 5 porquês da ocorrência também seja feito os 5 porquês da não detecção. Dentro do mesmo problema.

  4. Pingback: 5 Porquês: como utilizar esta ferramenta na área da Saúde? - Qualidade para Saúde

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