Sou co-fundador da ForLogic, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO 9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.
O erro de paralaxe é conhecido e citado na fotografia, computação, astronomia entre outros, mas nesse post iremos conceituar o erro de paralaxe de acordo com a instrumentação.
Neste caso o erro pode ocorrer na leitura dos valores indicados nas vidrarias ou de instrumentos de medição dependendo do ângulo que o técnico olha para o instrumento. Mas é apenas aí que o encontramos?
Dividimos esse post em duas partes, onde nessa primeira apresentaremos o que é o erro de paralaxe e na segunda estabeleceremos uma relação com a solução de problemas e tomada de decisão.
Entendendo o erro de paralaxe
Vamos entender o que é o Erro de Paralaxe: Ele é um erro que ocorre devido a observação errada na escala de graduação, causada por um desvio ótico ocasionado pelo ângulo de visão do observador.
Ou seja, de acordo com o ângulo que olhamos o instrumento ele pode aparentar dados diferentes, logo, podemos tirar conclusões diferentes (no caso dos instrumentos de medição, por exemplo). Para deixar mais claro, vamos exemplificar utilizando uma coisa a que todos nós temos acesso, um extintor de incêndio.
Observemos na Figura 1: o lado A mostra que o observador, representado elegantemente na imagem por um bichano cinza, está posicionado a direita do extintor, desse ponto de vista, como podemos ver no lado B da figura 1, o medidor indica que o ponteiro está no vermelho, ou seja, ele está com problemas e precisa ser trocado já!
No caso da Figura 2 (abaixo) onde o observador (nosso bichano) vê o objeto da esquerda para a direita, o extintor está melhor do que deveria, mais cheio que o nível normal, coisa que também não é verdade.
Agora no caso da Figura 3, o observador se coloca de frente para o extintor (veja a Figura 3 lado A) e pode ver claramente que o marcador está no nível ideal. Aqui não temos o erro de paralaxe uma vez que ele está posicionado no local correto para ler o medidor do extintor.
O erro de paralaxe pode ocorrer na calibração de manômetros, ou de outros instrumentos de medição, tanto que muitos deles trazem um espelho no fundo do visor para que a leitura correta seja feita sem que reflexo seja visto, em nenhum dos lados, garantindo com isso que o observador está olhando o objeto do ângulo correto.
Nas Figuras apresentadas neste post, as três fotografias foram tiradas de um mesmo extintor, logo o que mudou de uma imagem para a outra foi o “ponto de vista” do observador. Esse post é apenas um pano de fundo para discutir a relação do erro de paralaxe com a solução de problemas ou mesmo com a tomada de decisão. Mas isso, vamos abordar no post da semana que vem. Você consegue ver alguma relação?
6 comentários em “O Erro de Paralaxe: Você Sabe O que É?”
Muito boa a explicação e concordo totalmente que o erro de paralaxe só existe se não focarmos no problema, para atrair o melhor resultado.
Que bom que gostou Vagner, não perca o post da semana que vem que vai tratar do erro de paralaxe relacionada com a solução de problemas.
um forte abraço
Parabens pela clareza da explicação.
As decisões tomadas, não podem conter o erro de paralaxe, portanto é muito importante termos a certeza de estar olhando um problema ou situação do ângulo correto, evitando desvios e buscando o melhor resultado.
A falta de posicionamento correto, faz com que muitas organizações e profissionais tomem decisões erradas, levando as mesmas a resultados desastrosos.
Olá Renato, fico feliz de saber que gostou do post.
Sua observação é perfeita, e tem uma relação muito forte com a segunda parte desse post: – https://blogdaqualidade.com.br/erro-de-paralaxe-e-a-solucao-de-problemas/
Obrigado por comentar, fique a vontade para contribuir sempre que puder!
um forte abraço,
Jeison
Gostei demais da informação!
Obrigada!
Vou comentar com a esperança de que o criador do post receba uma mensagem após 11 anos de elaboração do post e lembre com saudosismo da época em que escreveu esse texto.