Blog da Qualidade

A inspiração que move, só vem pelo exemplo

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Já aviso, esse não é um texto sobre motivação, é um texto sobre mudar coisas. É inevitável, muitas vezes precisamos de um empurrão. Por mais “papo de coach” que pareça, daqueles que dizem que “você é um vencedor”, “que não existem limites” ou para “mirar nas estrelas que você acerta a lua”, o fato é que, assim como dizia o Raul Seixas: “Você é humano limitado e só usa 10% de sua cabeça animal…” muitas vezes, falta algo.

Eu corro há mais de 15 anos, mas minha performance na corrida é ruim, eu falto muito, minhas rotinas de treino são uma bagunça, mas já fazem quase 20 anos que eu “corro”. 

Calma que já você vai ver o que isso tem a ver com qualidade e onde isso vai parar.

Um empurrão

Tenho um amigo, o Júlio Bessa, que me disse que é sempre no mês de março que todo mundo desiste de ser fitness, passam os 3 meses do início do ano. Que para você se manter saudável, só tem que ir. 

Levantar-se e ir. Não importa se foi bom ou não, ir é melhor que não ir. Nisso ele tem razão. 

Quando começamos a trabalhar em algumas coisas juntos, ele viu que eu estava ferrado sem tempo, estressado e sempre cheio de coisas na cabeça. O cara das mil coisas pra fazer.

Depois de um tempo, pra me motivar, ele passou a me mandar uma foto sempre que ia correr. Depois me disse pra mandar uma foto depois da corrida. Tinha que ter foto todo dia, segundo ele. Então, ele criou um grupo do Whatsapp, queria que eu entrasse, claro que eu relutei. 

Uma Coleção de Exemplos

Esse grupo tinha uma regra, não pode falar, só pode mandar foto depois do treino. Um dia eu mandei uma foto pra ele do percurso da corrida e ele falou: “Meu, manda no grupo. Você pode motivar alguém”.

Eu entrei no tal grupo e, cara, que ideia idiota e genial ao mesmo tempo. Lá tem uma ou duas pessoas que conheço, tem até ouvinte do Qualicast, mas todo mundo manda foto da sua corrida. E só.

O dia que eu não corro, chega uma dúzia de fotos de corrida eu penso, poxa, não mandei bem hoje. Vejo que o pessoal correu, alguns fizeram algo diferente. É uma coleção de bons exemplos pra mim. 

E aqui fica um bom pedaço da mensagem que quero passar: “Se cerque de coisas boas, bons exemplos, coisas que te inspiram a agir.”

Não mais um grupo de memes ou mais um grupo para falar mal de político e até mesmo de pessoas, um grupo que te motive a se mover. Que te inspire a FAZER ALGO você mesmo. 

E tem mais, lá, nessa iniciativa, as pessoas estão inspirando uns aos outros pelo exemplo. Como é isso aí com seu time? Você motiva todo mundo pelo exemplo, ou ainda tenta discursos?

Eu me aborreço muito quando falho em algum exemplo, e eu falho todo dia. Mas é importante ter consciência que, só o exemplo importa na liderança. Isso mesmo, ele é 90% de um líder. 

Exemplo BOM puxa exemplo BOM

Para fechar, a Monise postou uma foto toda garbosa fazendo pose e dizendo que tinha corrido 10 km. Eu lembrei de quando a Mô não conseguia correr nem 2 km direito e eu pegava no pé dela, falando que corria 6 km, isso 2 ou 3 vezes por semana. Falava que de vez em quando corria 10 km. Isso foi há 2 anos ou mais. Até o dia que fiz minha primeira meia maratona 21k, cara eu estava gordo, despreparado e corri meia maratona.

A Monise resolveu correr, não graças a mim, mas uma busca dela mesmo. Mas eu sempre apoiei isso, então ela mandou essa foto, e falou que no meio da semana vai fazer 21 km. Pensei, cara, a Monise já tá melhor que eu nisso também, que bom! 

Depois, pensei, faz tempo que não corro 10 km, então fui lá, depois do café da manhã com as crianças, brinquei até as 10:30 com eles e falei que o papai ia correr. 

Corri 10km, inspirado pela Monise, pelo Júlio, pela turma do grupo.

E a Qualidade?

O maior problema na qualidade é o engajamento. Esse foi um exemplo de engajamento bem diferente, mas que usou o exemplo e a ação individual para mobilizar os que estão perto. É assim que a qualidade deve ser apresentada, como algo que muda o jogo, algo que você usa, ajuda, e que te faz melhor.

A qualidade não vem fácil, ela demanda liderança. E liderar é dar bons exemplos, que puxa mais bons exemplos. Vão existir problemas, erros, falhas e isso é transitório, isso passa. O que deve ficar é a busca genuína e constante pelo melhor que pode ser feito, com as condições que se tem. 

Quando as pessoas vêem seus líderes fazendo isso, desse jeito, elas compreendem as falhas, apoiam e, até mesmo, perdoam. Bons líderes, fazem o impossível para não cometer o mesmo erro de novo. 

A qualidade e a boa liderança estão ligadas e algo que “conecta” ambas, com certeza, é o exemplo.  

Quais os bons exemplos que te inspiram a melhorar?

 

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!