Engajamento dos colaboradores na área da Qualidade: algumas práticas da ForLogic

Imagem de dois homens mexendo no computador e em alguns papéis. Essa imagem simboliza o artigo sobre Engajamento dos colaboradores na área da Qualidade.

No meu último artigo aqui no blog, escrevi sobre os principais motivos da falta de engajamento com os colaboradores, principalmente na área da Qualidade.

Hoje, vou trazer boas práticas aqui da ForLogic (nossa firma) que apoiam a cultura, o engajamento e principalmente o pertencimento a organização. São ritos, processos e boas práticas que apoiam o engajamento, então vou listar as principais. 

Kick off

Para começar, aqui na empresa todas Segundas Feiras, acontecem os Kick Offs. É um momento onde reunimos todos da empresa, todos mesmo, para dar o pontapé inicial da semana. Damos recados gerais da empresa, o que aconteceu na semana passada, o que acontecerá na próxima semana, e também conversamos um pouco sobre nossa cultura. Os temas qualidade e excelência são abordados com frequência, já que, fazem parte da nossa cultura também.

Em um dos nossos Kick Offs, fomos separados em grupos e tínhamos que responder uma simples pergunta: “O que é engajamento?” Uma das respostas do meu grupo foi: “Engajamento é você saber a causa. Saber o porquê sua ação é importante para o funcionamento da organização”. 

Como ser engajado em realizar algo, se você não sabe o objetivo, sua responsabilidade e o motivo daquela ação?!

Então, para ter uma equipe engajando na área da Qualidade, eles precisam entender a importância das ações do time da Qualidade e porque suas ações refletem em um objetivo comum a organização. 

Semana do SAMBA

Já escrevemos aqui sobre nossa semana do SAMBA no texto sobre boas práticas para reduzir atrasos nos indicadores. Recomendo muito a leitura para entender o que acontece com mais detalhes.

Acontece sempre na 1ª semana cheia do mês, onde são executadas ações que tragam atenção e geram engajamento para a realização das análises e coletas dentro do prazo. O pessoal da Qualidade arrasa nas ações! Além das famosas pipocas (informando que os indicadores estão pipocando) as meninas criam imagens, banners que apresentam a evolução dos resultados no dia a dia.

Com o home office, ficou difícil fazer pipoca para todo mundo, mas os resultados continuam sendo compartilhados e o movimento acontece também. O Qualiex ajudou muito nessa continuidade.

Em vários meses já alcançamos o resultado de 100% das entregas, imagina só?

Facilitadores da Qualidade

Sempre falamos que a qualidade não é um departamento, mas uma cultura, que deve ser vivenciada em todas as áreas da organização. A filosofia é bonita, mas na prática, ainda é difícil de ver isso acontecer. Para avançar nesse sentido, criamos os Facilitadores da Qualidade.

Hoje cada time da Forlogic possui um facilitador. O papel do facilitador é fomentar e apoiar a cultura da Qualidade. São pessoas do próprio time que são desenvolvidas para ajudar o líder a se manter em conformidade com a qualidade, como, puxar o time para a tratativa de NC’s, identificando riscos, trazendo para atenção melhorias que devem ser formalizadas, enfim. 

Gerando ações com todos da empresa, os facilitadores já realizaram algumas cumbucas onde todos da organização podem participar para se qualificarem sobre qualidade.

Eles são os guardiões da qualidade espalhados pela empresa.

Webinars para nossa comunidade da Qualidade e clientes 

Durante a pandemia do Covid-19, as organizações precisaram se adequar ao novo contexto e a realizar uma gestão de mudança, pensando em todo o impacto que isso poderia trazer para sua organização. 

Pensando nessa nova situação, nosso time resolveu apoiar nossa comunidade da Qualidade, como nossos clientes com Webinars. 

Falamos de assuntos diversos, como: Indicadores e como mensurar os resultados em uma situação atípica a organização, sobre gestão de Riscos, gestão de Mudanças e outros assuntos relevantes a nossa comunidade, além de termos recebido convidados que tiveram a disposição em trocar experiências conosco. 

Foram encontros de muita troca de experiências, além do conhecimento adquirido durante o bate papo. 

Cumbucas 

Uma das nossas ações, são as Cumbucas realizadas semanalmente. Já apostamos nessa prática há muito tempo, mas de maneira massiva, retomamos no ano de 2019, onde iniciamos com o tema ISO 9001:2015. Nosso time da Qualidade, nos convidava e, geralmente, selecionava 1 ou 2 requisitos para o estudo. Toda a empresa era convidada a participar. 

Afinal, o conhecimento é uma forma de estimular o engajamento. Estamos habilitando nosso colaborador a executar uma ação com assertividade e com a responsabilidade que a ação executada por ele, impactará o sucesso da organização. 

Inicialmente, eram realizadas no inicio da semana, hoje com ela é feita no final da semana, agora de maneira remota. Eram separados grupos, feito um sorteio e um colaborador era convidado a expor o que havia aprendido e entendido do estudo. Caso o colaborador sorteado não tenha estudado, a cumbuca é cancelada. Essa é uma maneira de tornar o estudo uma responsabilidade e motivação, ajudando também no engajamento dos colaboradores!

Buscando a qualidade com propósito

O que trouxe neste artigo, são alguns exemplos das nossas ações/ritos que trouxeram engajamento para os colaboradores aqui da firma, mas claro que poderia falar mais algumas ações pontuais, que também tem grande impacto. 

Queria ressaltar que, em todas as ações, nossos diretores participam efetivamente. Nas cumbucas, nos webinars, na semana do SAMBA. Isso reforça a importância da Qualidade para empresa e mostra o compromisso da Direção com a qualidade,  engajados e falando a mesma a língua. 

Aqui no blog, ou no nosso canal do Youtube, sempre compartilhamos conteúdo sobre engajamento, nossa cultura e, claro, sobre a Qualidade e Excelência. Fiquem ligados 😊 

Agora, eu quero saber: aí na sua empresa existe alguma ação que apoia o engajamento dos colaboradores na área da Qualidade? Me conta! 

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