Especialista Qualiex, graduada em Recursos Humanos apaixonada por comunicação. Auditora líder da ISO 9001:2015, ISO 31000:2018 e ISO 22000:2018. Tem como meta ajudar as empresas a buscar a qualidade com apoio da tecnologia de forma ágil e descomplicada.
- Amanda Carolinahttps://blogdaqualidade.com.br/author/amanda-carolina/
- Amanda Carolinahttps://blogdaqualidade.com.br/author/amanda-carolina/
- Amanda Carolinahttps://blogdaqualidade.com.br/author/amanda-carolina/
- Amanda Carolinahttps://blogdaqualidade.com.br/author/amanda-carolina/
Já faz um tempinho que não escrevo aqui para o Blog da Qualidade, mas hoje o motivo é muito especial e espero que esse artigo gere insights e mais informações para você.
No dia 17/05/2023, nós aqui da ForLogic realizamos um Aulão exclusivo para clientes Qualiex e Qualitfy, com um time para lá de especialistas. São eles: Rodolfo Paludeto e a Amanda Pinto.
O tema do nosso encontro foi: Da operação à gestão: como facilitar seu dia a dia com o Módulo Ocorrências. Confira agora um pouco do que foi abordado.
Como o Módulo Ocorrências facilita sua vida?
Nem preciso dizer o quanto o processo de Não Conformidades e Oportunidades de Melhorias está em nossa rotina de profissionais da Qualidade.
Contudo, um mito que precisamos eliminar da nossa rotina e na cultura da organização em que trabalhamos é “não conformidade é um meio para punição”.
Devemos trazer para a cultura da empresa que ela é a oportunidade de aprendizado e melhoria. Pois, é a partir de um registro de uma NC que aprendemos e melhoramos a cada dia
Enfim, sabemos o quanto o time da Qualidade precisa se empenhar para registrar, evidenciar e tratar uma NC, não é?! E nós temos uma ferramenta que te apoiará todo esse processo, que é o Módulo Ocorrências.
Além de intuitivo, esse módulo te apoiará de forma segura e prática desde o registro até a padronização da Ocorrência registrada. Seja ela uma NC, um apontamento e até mesmo uma oportunidade de melhoria.
Como registrar NCs com o Módulo Ocorrências?
Para sermos mais assertivo no registro e na condução do tratamento da NC, o Rodolfo Paludeto traz 3 pilares que precisam estar no registro, são eles:
- Fato: O que aconteceu.
- Evidência: Onde aconteceu (Comprovar o que aconteceu)
- Requisito: O que não foi atendido? Qual requisito não foi cumprido?
Assim, ao registrar a NC no Módulo Ocorrências, ele trará de maneira simples os campos onde você poderá descrever os 3 pilares. E ainda, poderá anexar evidencias como fotos, vídeos e documentações.
O próximo passo será executar ferramentas da Qualidade, para chegar a causas raízes e, a partir daí, desenhar ações corretivas para evitar que o “problema” volte a acontecer.
Tratando NCs com o Qualiex
No Ocorrências você terá ferramentas como: Diagrama de Ishikawa, Diagrama de 5Porquês e Diagrama de árvore. Para executar de maneira assertiva uma ferramenta, na busca de uma causa raiz, isso evitará que o problema aconteça mais uma vez.
Mas Amanda, o sistema dá possibilidade de executar uma ação imediata, ou seja, conter o problema para que evite que ele se alastre? Sim, o módulo permite que você ao registrar uma NC, execute uma ação imediata ou ação de contenção.
Sempre gerando histórico e rastreabilidade de tudo que foi realizado no tratamento da NC. Sabemos o quanto fazer esse processo de maneira manual é desgastante, inseguro e gera muita demanda de tempo e energia para o time de SGQ.
Sem dúvidas, um dos ganhos ao utilizar o módulo é na Otimização do tempo, no qual podemos utilizar para melhorias nos processos da organização.
Entre as várias vantagens, que o Módulo ocorrências apresenta uma delas é a otimização do tempo com o Report das Ações, pois isso demanda muito tempo da equipe em uma gestão manual. E ainda, o responsável da ação poderá registrar cada atividade realizada, desde o tempo gasto até custo gastos nas ações.
Além de enviarmos e recebermos notificações via e-mail eliminando a cobrança manual, podemos acompanhar o andamento das ações via Dashboards .
E por fim, mas não menos importante, o sistema possibilitará também a execução da Verificação de eficácia, ou seja, realizar uma análise para identificar que todo o tratamento foi eficaz e que não tivemos reincidências.
Finalizo meu artigo por aqui. Mas, se você pensou em utilizar o módulo Ocorrências, nossa equipe está pronta para compreender como podemos apoiar e facilitar sua rotina.
Fale com um dos nossos especialistas.
CLIQUE AQUI! Para falar com um de nossos especialistas, estamos ansiosos para te ajudar
Ah! Confira o Aulão na íntegra 😉
Obrigada gente e até a próxima!