Blog da Qualidade

Da operação à gestão: como facilitar seu dia a dia com o Módulo Ocorrências do Qualiex

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Amanda Carolina

Amanda Carolina

+ posts

Especialista Qualiex, graduada em Recursos Humanos apaixonada por comunicação. Auditora líder da ISO 9001:2015, ISO 31000:2018 e ISO 22000:2018. Tem como meta ajudar as empresas a buscar a qualidade com apoio da tecnologia de forma ágil e descomplicada.

Já faz um tempinho que não escrevo aqui para o Blog da Qualidade, mas hoje o motivo é muito especial e espero que esse artigo gere insights e mais informações para você.

No dia 17/05/2023,  nós aqui da ForLogic  realizamos um Aulão exclusivo para clientes  Qualiex e Qualitfy, com um time para lá de especialistas. São eles: Rodolfo Paludeto e a Amanda Pinto.

O tema do nosso encontro foi: Da operação à gestão: como facilitar seu dia a dia com o Módulo Ocorrências. Confira agora um pouco do que foi abordado.

Como o Módulo Ocorrências facilita sua vida?

Nem preciso dizer o quanto o processo de Não Conformidades e Oportunidades de Melhorias está em nossa rotina de profissionais da Qualidade.

Contudo, um mito que precisamos eliminar da nossa rotina e na cultura da organização em que trabalhamos é “não conformidade é um meio para punição”.

Devemos trazer para a cultura da empresa que ela é a oportunidade de aprendizado e melhoria. Pois, é a partir de um registro de uma NC que aprendemos e melhoramos a cada dia

Enfim, sabemos o quanto o time da Qualidade precisa se empenhar para registrar, evidenciar e tratar uma NC, não é?! E nós temos uma ferramenta que te apoiará todo esse processo, que é o Módulo Ocorrências.

Além de intuitivo, esse módulo te apoiará de forma segura e prática desde o registro até a padronização da Ocorrência registrada. Seja ela uma NC, um apontamento e até mesmo uma oportunidade de melhoria.

Como registrar NCs com o Módulo Ocorrências?

Para sermos mais assertivo no registro e na condução do tratamento da NC, o Rodolfo Paludeto traz 3 pilares que precisam estar no registro, são eles:

  1. Fato: O que aconteceu.
  2. Evidência: Onde aconteceu (Comprovar o que aconteceu)
  3. Requisito: O que não foi atendido? Qual requisito não foi cumprido?

Assim, ao registrar a NC no Módulo Ocorrências, ele trará de maneira simples os campos onde você poderá descrever os 3 pilares. E ainda, poderá anexar evidencias como fotos, vídeos e documentações.

O próximo passo será executar ferramentas da Qualidade, para chegar a causas raízes e, a partir daí, desenhar ações corretivas para evitar que o “problema” volte a acontecer.

Tratando NCs com o Qualiex

No Ocorrências você terá ferramentas como: Diagrama de Ishikawa, Diagrama de 5Porquês e Diagrama de árvore. Para executar de maneira assertiva uma ferramenta, na busca de uma causa raiz,  isso evitará que o problema aconteça mais uma vez.

Mas Amanda, o sistema dá possibilidade de executar uma ação imediata, ou seja, conter o problema para que evite que ele se alastre? Sim, o módulo permite que você ao registrar uma NC, execute uma ação imediata ou ação de contenção.

Sempre gerando histórico e rastreabilidade de tudo que foi realizado no tratamento da NC. Sabemos o quanto fazer esse processo de maneira manual é desgastante, inseguro e gera muita demanda de tempo e energia para o time de SGQ.

Sem dúvidas, um dos ganhos ao utilizar o módulo é na Otimização do tempo, no qual podemos utilizar para melhorias nos processos da organização.

Entre as várias vantagens, que o Módulo ocorrências apresenta uma delas é a otimização do tempo com o Report das Ações, pois isso demanda muito tempo da equipe em uma gestão manual. E ainda, o responsável da ação poderá registrar cada atividade realizada, desde o tempo gasto até custo gastos nas ações.

Além de enviarmos e recebermos notificações via e-mail eliminando a cobrança manual, podemos acompanhar o andamento das ações via Dashboards .

E por fim, mas não menos importante, o sistema possibilitará também a execução da Verificação de eficácia, ou seja, realizar uma análise para identificar que todo o tratamento foi eficaz e que não tivemos reincidências.

Finalizo meu artigo por aqui. Mas, se você pensou em utilizar o módulo Ocorrências, nossa equipe está pronta para compreender como podemos apoiar e facilitar sua rotina.

Fale com um dos nossos especialistas.

CLIQUE AQUI! Para falar com um de nossos especialistas, estamos ansiosos para te ajudar 

Ah! Confira o  Aulão na íntegra 😉

Obrigada gente e até a próxima!

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!