Blog da Qualidade

Certificação ISO para pequenas empresas, é possível?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Amanda Carolina

Amanda Carolina

+ posts

Especialista Qualiex, graduada em Recursos Humanos apaixonada por comunicação. Auditora líder da ISO 9001:2015, ISO 31000:2018 e ISO 22000:2018. Tem como meta ajudar as empresas a buscar a qualidade com apoio da tecnologia de forma ágil e descomplicada.

Existe um estigma de que empresas pequenas, com poucos funcionários e baixo faturamento, não podem ter um Sistema de Qualidade maduro e robusto, muito menos obter uma certificação ISO.

E que para esse tipo de porte de empresa não é necessário manter a conformidade do produto/serviço e satisfação dos clientes, mero engano, não é?!

Mas afinal, é possível certificação ISO para pequenas empresas?

Qualidade não é norma!

Felizmente, entendemos que “Qualidade não é apenas uma certificação”, como nosso parceiro Rodolfo Paludeto costuma dizer.

Porém, compreendemos que requisitos normativos nos orientam a alcançar a conformidade de nossos produtos/serviços e a satisfação dos clientes.

Sim, uma pequena empresa pode ter uma certificação ISO

Para ter uma Qualidade madura é necessário primeiro buscar um apoio de consultor que trará insights, qualificações e boas práticas, e depois um local onde todos os processos possam ser gerenciados.

Algumas empresas iniciam de maneira manual, ou seja, por planilhas, rede, e-mails e notificações informais. Mas, devido à falta de maturidade e aculturamento dos colaboradores, esse “jeito” de fazer pode gerar gaps e falhas na gestão.

Vou trazer um exemplo simples:

Imagine que você, responsável pela Qualidade, atua totalmente de maneira manual nos processos. Quando um gestor de área atualiza um POP (Procedimento Operacional Padrão), ele precisa informar para que você faça a atualização da lista mestra e substituir cópias físicas que vocês utilizam na rotina.

Mas, quando esse gestor não avisa o responsável, isso gera uma quebra no processo. O que deixa suscetível os colaboradores consultarem documentos obsoletos, que pode impactar diretamente o serviço/produto prestado pela empresa.

Agora coloca isso como todos os documentos dentro da empresa? São horas e horas da equipe para manter esse controle “em ordem”. Então por que não ter isso já automatizado no início? Quando os documentos e demais processos estão sendo ainda estruturados?

Acredito que vocês já conhecem nosso novo produto o Qualitfy, ele já foi mencionado aqui em outros artigos. Ele trará toda a confiabilidade, segurança e rastreabilidade desde o início da jornada para a busca da certificação ISO 9001:2015.

Benefícios que o Qualitfy pode trazer para pequenas empresas

Vou listar alguns benefícios que o software pode trazer para a gestão de documentos:

  • Controle de prazos de validade/revisão;
  • Trabalhar com pastas de acordo com os processos e ampliar a utilização para todos os setores dentro da organização;
  • Lista mestra sendo atualizada de maneira automática;
  • Gerar permissão de acordo com o perfil do colaborador/usuário.

Ter um software apoiando esse processo, otimiza a equipe para estruturar os demais processos, manter a conformidade e assegurar as melhorias dos processos dentro da organização.

Mas Amanda, o Qualitfy só atenderá a gestão de documentos? Não, ele atende também a gestão de Ocorrências, Indicadores, Mapeamentos de dados gerais, Planos de Ação, Riscos, Auditorias, Fluxos e para a Gestão de equipamentos de calibração.

Com esses demais módulos vocês poderão ter os processos sendo feito dessa seguinte maneira, vou colocar alguns exemplos:

  • Trabalhar com planos de ação do projeto ISO e demais projetos/programas da organização;
  • Mapear os riscos de todos os processos;
  • E desenhar os fluxos de processos da organização.

E de acordo com a estruturação, podemos ir “agregando” os demais módulos a empresa. Show, não é?! Ah! E dessa maneira já estaremos atendendo os requisitos do anexo SL.

Busque qualidade desde o início

Foi pensando em você gestor da Qualidade que quer ter uma gestão madura, robusta e, ainda, busca uma certificação ISO, que a ForLogic desenvolveu o Qualitfy.

Pois, com um sistema de Gestão da Qualidade automatizado, a efetividade de seus processos aumentará e agilizará seu processo de certificação.

E lembre-se: qualidade e Norma ISO não veem tamanho, porte ou segmento de uma empresa, mas sim a conformidade de seus produtos ou serviços e a satisfação dos seus clientes!

Me contém aqui qual segmento que vocês atuam? É pequeno porte? Buscam alguma cerificação?

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Certificação ISO para pequenas empresas, é possível?”

    1. Amanda Carolina

      Olá Claudia,
      Tudo bem?

      Vou colocar alguns pontos que são importantes para esse início de jornada. Primeiramente quero dizer que não existe uma receita de bolo, viu?! Mas alguns passos que podem nos apoiar, são eles:
      Familiarização com a norma: Entenda os princípios e requisitos do SGQ.
      Definição do objetivo da implantação: O que a clínica deseja alcançar com a implementação do SGQ?
      Levantamento dos processos: Identificar todos os processos existentes e suas interações.
      Nomear um responsável pelo SGQ: Pessoa responsável pela implementação e monitoramento do SGQ.
      E claro que não podemos esquecer o Software Qualitfy, que é uma definitiva, segura e que apoiará esses primeiros passos para certificação ISO 9001:2015.

      Espero ter ajudado, Claudia!!!
      Conte com a gente!
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!