Em outubro de 2014 a Forbes Insights, junto com a…
Cultura organizacional
15 anos de vontade e significado

Estamos comemorando! Há 15 anos nós alugamos uma garagem em uma república perto da universidade para montar uma empresa. Eu pedi a conta nos dois empregos, desisti de um mestrado e a coisa começou.
Mudou tudo de lá pra cá, tudo!
Ainda estamos aqui, no interior do Paraná, onde começamos e achamos que devemos ficar, mas mudamos muito, em tudo.
Mas tem uma coisa que não mudou: a VONTADE.
É verdade, às vezes essa vontade pode até esmorecer de vez em quando, por conta de um ou outro revés, mas isso é algo que nunca vai embora, algo que sempre está aqui é a VONTADE.
Começamos com uma vontade maluca de fazer algo que tivesse significado, isso foi algo que me perseguiu desde o começo.
Mas qual significado?
Na época, não tínhamos a enxurrada de coach’s e muito menos de gurus digitais que hoje “ajudam” tanta gente. Tínhamos só uma busca: a vontade de construir uma empresa onde as pessoas gostassem de trabalhar, que gerasse prosperidade e que fizesse sentido. Mas hoje:
“…O rio já não é mais o mesmo rio, o homem já não é mais o mesmo homem”
É sabido desde Heráclito, “um nunca homem cruza o rio duas vezes. O rio já não é mais o mesmo rio, o homem, já não é mais o mesmo homem”, e essa é a beleza destes 15 anos.
As várias travessias do rio…
Começamos ainda cursando a faculdade, meio perdidos é verdade, e tivemos uma pequena jornada de travessias nesse rio da vontade e do significado.
No começo, queríamos ser nós mesmos, criar coisas novas, experimentar e mudar o mundo. Muita energia, e ouvimos muito “essa fase passa“… chegamos a acreditar e começamos a mudar…
Então, logo veio a ideia de tentarmos nos encaixar, sabe, fazer o que era o “normal”, mas isso não durou muito, talvez algumas semanas, mas nós já sabíamos que éramos esquisitos.
Depois tentamos seguir fórmulas certeiras, as grandes dicas, os “caminhos do sucesso”. E vimos que alguma coisa até funcionava, mas não nos trazia a mesma a alegria.
Tentamos então disfarçar, fazer as coisas que sonhamos, mas com roupagens do mainstream, da liderança, mas isso sim não funcionou, somos péssimos atores, e não sentíamos que era certo.
Foi só depois de muitas travessias que decidimos: vamos nos assumir como somos e no que nos tornamos. Nós somos esquisitos, acreditamos em significado no trabalho e queremos mudar o mundo inteiro começando por aqui. Mudando primeiro nós mesmos, o nosso trabalho… e, assim, seremos nós mesmos e vamos mudar o mundo, onde conseguirmos.
Significado
Trabalham aqui umas 80 pessoas, algumas há vários anos, e acredito de verdade que muitas destas veem um significado enorme no seu trabalho e é isso que traz significado para toda a empresa.
Vejo na nossa equipe pessoas com envolvimento emocional com o cliente e com o trabalho, pessoas com o coração no que fazem. Isso me apaixona literalmente e dá uma vontade absurda de trabalhar pelo time. Essas pessoas acreditam que podem mudar a realidade do nosso cliente, e se entregam de corpo e alma pra isso.
Mas isso, essa entrega, não vem sem trabalho duro!
Essa entrega só vem porque buscamos fazer o que realmente acreditamos, isso passa pelo nossos valores, pelo nosso jeito de fazer as coisas, nossa essência, nossas intenções e como cuidamos das nossas relações.
Nas primeiras vezes que cruzamos o rio, nem nós que fundamos a empresa sabíamos direito o que era isso. Hoje aprendemos todos os dias com o nosso time o que é significado, sentido, o que é um propósito.
Falando nele, no propósito, hoje (em 2019), ele está assim:
Não fomos nós, fundadores, que criamos ele sozinhos, e ele deve mudar!
Mas e o propósito muda?
Pois é, ele foi definido em consenso. E sim, ele pode mudar um pouco, e principalmente, ele deve ser ajustado. Assim como nossos valores, nossas convicções. Estamos sempre buscando nos desenvolver ainda mais. Isso acontece porque não paramos de aprender com o nosso cliente e queremos contribuir cada vez mais.
Lembrando que deve sempre ser ajustado porque: a cada dia o rio (mercado/clientes) está mudando, e a cada dia o homem (colaboradores/empresa) também mudou.
A única convicção que tenho com 15 anos de empresa é que se nos mantermos atentos ao nosso cliente e aos colaboradores nós vamos mudar sempre pra melhor, isso vem deles, e me alegra poder participar disso.
Gratidão e mudanças
São 15 anos de histórias, erros e acertos, mas principalmente de mudanças. Desde janeiro definimos mudar. Estamos passando pela maior mudança dos últimos anos, e está sendo maravilhoso porque os clientes e os colaboradores estão me guiando.
Eu particularmente me sinto muito alegre com esses 15 anos. Tenho uma esperança enorme no futuro e me sinto inquieto, quero fazer mais, tentar outras coisas, estar mais com as pessoas e promover mais mudanças aqui na empresa, e principalmente nos nossos clientes.
Sou muito grato aos clientes. Em especial às mais de 500 empresas e organizações clientes que temos, na verdade, grato mesmo as mais de 30 mil pessoas que são os reais clientes que utilizam nosso trabalho todo dia.
Vocês são nossa inspiração!
E quero dar os parabéns a todos os ForLogickrs por esses 15 anos, vocês estão construindo algo incrível. E principalmente, obrigado por vocês acreditarem em coisas que, às vezes, até eu duvido! Obrigado por simplesmente estarem comigo.