Cultura organizacional

15 anos de vontade e significado

Mural de fotos com os colaboradores da ForLogic, pessoas que fazem parte desses 15 anos de vontade e significado!
Imprimir artigo

Estamos comemorando! Há 15 anos nós alugamos uma garagem em uma república perto da universidade para montar uma empresa. Eu pedi a conta nos dois empregos, desisti de um mestrado e a coisa começou.

Mudou tudo de lá pra cá, tudo!

Ainda estamos aqui, no interior do Paraná, onde começamos e achamos que devemos ficar, mas mudamos muito, em tudo.

Mas tem uma coisa que não mudou: a VONTADE.

É verdade, às vezes essa vontade pode até esmorecer de vez em quando, por conta de um ou outro revés, mas isso é algo que nunca vai embora, algo que sempre está aqui é a VONTADE.

Começamos com uma vontade maluca de fazer algo que tivesse significado, isso foi algo que me perseguiu desde o começo.

Mas qual significado?

Na época, não tínhamos a enxurrada de coach’s e muito menos de gurus digitais que hoje “ajudam” tanta gente. Tínhamos só uma busca: a vontade de construir uma empresa onde as pessoas gostassem de trabalhar, que gerasse prosperidade e que fizesse sentido. Mas hoje:

“…O rio já não é mais o mesmo rio, o homem já não é mais o mesmo homem”

É sabido desde Heráclito, “um nunca homem cruza o rio duas vezes. O rio já não é mais o mesmo rio, o homem, já não é mais o mesmo homem”, e essa é a beleza destes 15 anos.

As várias travessias do rio…

Começamos ainda cursando a faculdade, meio perdidos é verdade, e tivemos uma pequena jornada de travessias nesse rio da vontade e do significado.

No começo, queríamos ser nós mesmos, criar coisas novas, experimentar e mudar o mundo. Muita energia, e ouvimos muito “essa fase passa“… chegamos a acreditar e começamos a mudar…

Então, logo veio a ideia de tentarmos nos encaixar, sabe, fazer o que era o “normal”, mas isso não durou muito, talvez algumas semanas, mas nós já sabíamos que éramos esquisitos.

Depois tentamos seguir fórmulas certeiras, as grandes dicas, os “caminhos do sucesso”. E vimos que alguma coisa até funcionava, mas não nos trazia a mesma a alegria.

Tentamos então disfarçar, fazer as coisas que sonhamos, mas com roupagens do mainstream, da liderança, mas isso sim não funcionou, somos péssimos atores, e não sentíamos que era certo.

Foi só depois de muitas travessias que decidimos: vamos nos assumir como somos e no que nos tornamos. Nós somos esquisitos, acreditamos em significado no trabalho e queremos mudar o mundo inteiro começando por aqui. Mudando primeiro nós mesmos, o nosso trabalho… e, assim, seremos nós mesmos e vamos mudar o mundo, onde conseguirmos.

Significado

Trabalham aqui umas 80 pessoas, algumas há vários anos, e acredito de verdade que muitas destas veem um significado enorme no seu trabalho e é isso que traz significado para toda a empresa.

Vejo na nossa equipe pessoas com envolvimento emocional com o cliente e com o trabalho, pessoas com o coração no que fazem. Isso me apaixona literalmente e dá uma vontade absurda de trabalhar pelo time. Essas pessoas acreditam que podem mudar a realidade do nosso cliente, e se entregam de corpo e alma pra isso.

Mas isso, essa entrega, não vem sem trabalho duro!

Essa entrega só vem porque buscamos fazer o que realmente acreditamos, isso passa pelo nossos valores, pelo nosso jeito de fazer as coisas, nossa essência, nossas intenções e como cuidamos das nossas relações.

Nas primeiras vezes que cruzamos o rio, nem nós que fundamos a empresa sabíamos direito o que era isso. Hoje aprendemos todos os dias com o nosso time o que é significado, sentido, o que é um propósito.

Falando nele, no propósito, hoje (em 2019), ele está assim:

Foto do cartaz que contém nosso propósito escrito e está assinado por todos os colaboradores da empresa.

“Simplificar o trabalho de pessoas dispostas a buscar Excelência, contribuindo com tecnologia, um time de Especialistas e um relacionamento único para gerar riquezas”. (Propósito ForLogic)

Não fomos nós, fundadores, que criamos ele sozinhos, e ele deve mudar!

Mas e o propósito muda?

Pois é, ele foi definido em consenso. E sim, ele pode mudar um pouco, e principalmente, ele deve ser ajustado. Assim como nossos valores, nossas convicções. Estamos sempre buscando nos desenvolver ainda mais. Isso acontece porque não paramos de aprender com o nosso cliente e queremos contribuir cada vez mais.

Lembrando que deve sempre ser ajustado porque: a cada dia o rio (mercado/clientes) está mudando, e a cada dia o homem (colaboradores/empresa) também mudou.

A única convicção que tenho com 15 anos de empresa é que se nos mantermos atentos ao nosso cliente e aos colaboradores nós vamos mudar sempre pra melhor, isso vem deles, e me alegra poder participar disso.

Gratidão e mudanças

São 15 anos de histórias, erros e acertos, mas principalmente de mudanças. Desde janeiro definimos mudar. Estamos passando pela maior mudança dos últimos anos, e está sendo maravilhoso porque os clientes e os colaboradores estão me guiando.

Eu particularmente me sinto muito alegre com esses 15 anos. Tenho uma esperança enorme no futuro e me sinto inquieto, quero fazer mais, tentar outras coisas, estar mais com as pessoas e promover mais mudanças aqui na empresa, e principalmente nos nossos clientes.

Sou muito grato aos clientes. Em especial às mais de 500 empresas e organizações clientes que temos, na verdade, grato mesmo as mais de 30 mil pessoas que são os reais clientes que utilizam nosso trabalho todo dia.

Vocês são nossa inspiração!

E quero dar os parabéns a todos os ForLogickrs por esses 15 anos, vocês estão construindo algo incrível. E principalmente, obrigado por vocês acreditarem em coisas que, às vezes, até eu duvido! Obrigado por simplesmente estarem comigo.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Cartoon de um homem no topo de uma montanha olhando ao redor com uma luneta. Representando a busca por melhorias, um dos focos da gestão de oportunidades.
← Post mais recente
ISO 9001:2015 – Por que a Gestão de Oportunidades não está e...