Sistemas de gestão

Implantação da ISO 9001 – Parte 3 – Os processos

Imprimir artigo

Seguindo nosso caminho rumo a implantação da ISO 9001, nas últimas semanas tivemos um avanço em relação ao trabalho que estamos realizando para adequar nossos processos e atender os requisitos da norma. Entramos em uma fase de revisão dos processos e procedimentos já existentes na empresa e descrição dos processos que ainda não estão documentados, algo fundamental para organização da empresa, e é claro, para a implantação de um sistema de gestão como a ISO 9001.

Uma estratégia que adotamos para os processos que estamos mapeando é a definição de fluxogramas de processo para simplificar o entendimento e tornar o resultado do trabalho mais visual. Na última reunião apresentamos um conjunto de procedimentos com seus devidos fluxogramas e com isso foi possível melhorarmos o trabalho e sugerir melhorias em todos os processos.

Outro ponto alto das últimas semanas foi a definição dos indicadores de desempenho (outro post sobre indicadores) que vamos usar para avaliar como os departamentos estão apoiando no cumprimento dos objetivos da empresa e nos objetivos da qualidade. Agora estamos definindo os indicadores que vão medir o desempenho de cada processo.

Esse movimento foi interessante pois a empresa já tinha alguns indicadores mas com a implantação do sistema de gestão abriu os olhos para vários pontos que não estavam sendo medidos ainda ou que podiam ser melhorados.

Podemos dizer que demos mais alguns passos rumo a certificação da ISO 9001. Nas próximas semanas (esperamos que até o término de Julho) definiremos os processos que faltam assim como todos os indicadores, e é claro, já com suas respectivas coletas.

Existe ainda um longo caminho a ser percorrido mas o aprendizado e o ganho em excelência valem a pena. Continuem acompanhando e façam seus comentários!

Quem estiver conhecendo agora nossa saga de implantação da ISO 9001, veja os posts anteriores e veja como tudo começou:

 

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
A utilização dos indicadores de desempenho nos processos