Blog da Qualidade

Por que utilizar o gráfico de Gantt?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Vamos começar esse post dizendo porque utilizar um gráfico de Gantt e depois explicar o que é um. Mas um resumo o motivo verdadeiro para utilizar o diagrama de Gantt é porque ele é gráfico!
É muito melhor comunicar as coisas visualmente, as pessoas são visuais, gostam de itens que mostram o resultado sem precisar recorrer a leituras. Sempre que possível (e sempre é) eu prefiro usar gráficos, pra tudo, sempre. Um bom gráfico é autoexplicativo, e torna as coisas claras.
Mas o artigo não é para falar de como gráficos são eficientes e sim abordar diretamente o Gráfico de Gantt que foi criado por Henry Gantt em 1917, isso mesmo, a quase um século, e apresenta de maneira direta e eficaz as atividades e etapas de progresso em um projeto. Assim, de uma maneira clara, podemos observar as atividades que estão acontecendo em paralelo, ou mesmo que estão se sobrepondo.
A grande beleza do gráfico, é que ele orienta e facilita a comunicação, imaginem que vocês estão anotando as atividades em um papel, e colocando a data de inicio e fim, o que você vai ter a algo similar a Figura 1 abaixo.

Forlogic Action
Figura 1: Ações no Forlogic Action

Legal, já é um bom começo, você já definiu quem vai fazer e como, e se você for bem esperto, está usando um 5W2H dentro desse processo como fazemos no Forlogic Action. Mas não é tão simples assim, perceber que algumas atividades estão agendadas para serem executadas em paralelo, e às vezes, muitas definidas para acontecer ao mesmo tempo prejudicando a execução do projeto.
Se você tem o gráfico de Gantt, como na figura abaixo, você visualiza rapidamente em que dias as atividades estão em paralelo, facilitando inclusive, a verificação de carga excessiva nesses dias.

Figura 2: Gráfico de Gantt
Figura 2: Gráfico de Gantt (Clique para Ampliar)

Ou seja, utilize o Gantt que quiser, se quiser fazer do Excel, Project, ou qualquer outra ferramenta, faça, mas utilize uma ferramenta visual que além de ajudar a você entender o trabalho, vai comunicar de maneira simples a situação e viabilidade do projeto, o que otimizará o seu tempo e ajudará alcançar melhores resultados.
Para te ajudar, estou disponibilizando um modelo de Gráfico de Gantt no Excel, você pode fazer download clicando no botão abaixo:

Baixar Modelo de Gráfico de Gantt

 

Mas se você precisa de algo mais completo para controlar seus planos de ação,  teste grátis o Forlogic Action: Planejar seu crescimento nunca foi tão fácil!

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Por que utilizar o gráfico de Gantt?”

    1. Davidson Ramos

      Ola Wesley,tudo bem?

      Está, sim. Tivemos um probleminha com o link, mas já foi consertado!

      Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!