Ferramentas da qualidade

Por que utilizar o gráfico de Gantt?

Imprimir artigo

Vamos começar esse post dizendo porque utilizar um gráfico de Gantt e depois explicar o que é um. Mas um resumo o motivo verdadeiro para utilizar o diagrama de Gantt é porque ele é gráfico!

É muito melhor comunicar as coisas visualmente, as pessoas são visuais, gostam de itens que ?mostram? o resultado sem precisar recorrer a leituras. Sempre que possível (e sempre é) eu prefiro usar gráficos, pra tudo, sempre. Um bom gráfico é autoexplicativo, e torna as coisas claras.

Mas o artigo não é para falar de como gráficos são eficientes e sim abordar diretamente o Gráfico de Gantt que foi criado por Henry Gantt em 1917, isso mesmo, a quase um século, e apresenta de maneira direta e eficaz as atividades e etapas de progresso em um projeto. Assim, de uma maneira clara, podemos observar as atividades que estão acontecendo em paralelo, ou mesmo que estão se sobrepondo.

A grande beleza do gráfico, é que ele orienta e facilita a comunicação, imaginem que vocês estão anotando as atividades em um papel, e colocando a data de inicio e fim, o que você vai ter a algo similar a Figura 1 abaixo.

Forlogic Action

Figura 1: Ações no Forlogic Action

Legal, já é um bom começo, você já definiu quem vai fazer e como, e se você for bem esperto, está usando um 5W2H dentro desse processo como fazemos no Forlogic Action. Mas não é tão simples assim, perceber que algumas atividades estão agendadas para serem executadas em paralelo, e às vezes, muitas definidas para acontecer ao mesmo tempo prejudicando a execução do projeto.

Se você tem o gráfico de Gantt, como na figura abaixo, você visualiza rapidamente em que dias as atividades estão em paralelo, facilitando inclusive, a verificação de carga excessiva nesses dias.

Figura 2: Gráfico de Gantt

Figura 2: Gráfico de Gantt (Clique para Ampliar)

Ou seja, utilize o Gantt que quiser, se quiser fazer do Excel, Project, ou qualquer outra ferramenta, faça, mas utilize uma ferramenta visual que além de ajudar a você entender o trabalho, vai comunicar de maneira simples a situação e viabilidade do projeto, o que otimizará o seu tempo e ajudará alcançar melhores resultados.

Para te ajudar, estou disponibilizando um modelo de Gráfico de Gantt no Excel, você pode fazer download clicando no botão abaixo:

 

Baixar Modelo de Gráfico de Gantt

 

Mas se você precisa de algo mais completo para controlar seus planos de ação,  teste grátis o Forlogic Action: Planejar seu crescimento nunca foi tão fácil!

Autor

Comentários

Posts Relacionados

justintime
← Post mais recente
O Just-in-time em serviços