Ferramentas da qualidade

Indicadores como Ferramenta de Gestão

produção qualidade
Imprimir artigo

Os indicadores de desempenho são poderosas ferramentas de gestão. A partir da revisão da norma em 2000 a ISO 9000 passou a considerar a medição de desempenho como parte integrante do sistema de gestão da qualidade.

Já é um dito conhecido que não é possível gerenciar o que não se pode medir. Nesse contexto a medição de desempenho é importante nas empresas, por representar um processo de autoanálise, onde através dos dados coletados, é possível chegar a conclusão se o andamento das atividades, ações e está adequado e a partir daí, tomar decisões baseando-se em números e dados reais.

Existe uma série de características que definem bons indicadores, entre elas vou citar algumas que pela minha experiência se mostram muito relevantes para quem está começando:

  • Seja significativo: o indicador deve ter relevância para a empresa, não adianta medir algo que não é útil, meça o que causa impacto o que faz a diferença.
  • Clareza e objetividade: evite ambiguidades, deixe claro o que deve ser medido e como isso será medido. Em muitos casos é bom informar a fonte e a fórmula ou o procedimento para coletar os dados da maneira correta.
  • Defina um responsável: um departamento não é responsável por um indicador, uma pessoa sim. Defina responsáveis por cada indicador, assim como por cada coleta.
  • Deve possuir metas: Não adianta coletar por coletar, é necessário ter metas, e principalmente é importante que análise sejam feitas baseadas nas metas e nos indicadores do período.
  • Limite a quantidade: mantenha um número de indicadores reduzidos em um primeiro momento, resista a tentação de criar um grande número de indicadores, estabeleça um limite por setor ou por área.

Este é um post sobre indicadores apresentando uma visão geral sobre o tema e a relação que ele possui com a ISO 9000. Já tratamos do assunto nesse post sobre indicadores de desempenho e outros posts virão para tratar o tema em verticais específicas. Participe da discussão e dê suas sugestões sobre os próximos posts sobre indicadores.

Dica: Monitore indicadores com eficiência utilizando Forlogic Indicators.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

produção qualidade
← Post mais recente
Capabilidade do processo