Sistemas de gestão

ISO 9001:2015 – Contexto da Organização: o que significa isso?

Imprimir artigo

Se você está ligado nas mudanças da versão 2015 da ISO 9001, você já deve ter visto algo sobre “Contexto da Organização”, assunto abordado no item 4 da nova versão. Para muitas empresas, isso ainda está um pouco confuso, mas quero falar aqui de um jeito que você entenda.

O que significa entender o contexto da Organização?

Quando a gente fala de compreender o Contexto da organização, estamos falando basicamente sobre:

  1. identificar o que afeta nossas empresas, interna e externamente;
  2. definir quem é que pode influenciar significativamente o que a gente faz e o que essas pessoas querem.

O primeiro engloba entender as condições legais, tecnologia, competitividade, mercado, culturais, sociais e ambiente econômico que a organização está inserida e questões internas como cultura, desempenho, valores, enfim, condições restritas a empresa.

Podemos compreender o segundo com os famosos stakeholders. São os públicos de interesse de uma organização. São as partes interessadas e envolvidas voluntária ou involuntariamente com a mesma, onde há um objetivo específico de relacionamento que gerem algum tipo de lucro, tangível ou intangível, por exemplo: clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, entre outros.

Além de saber quem são, é necessário entender o que eles querem de você para te ajudar a crescer! Por exemplo, você deve ter fornecedores que influenciam muito na entrega do seu produto, ou seja, ele é importante para você e você é importante pra ele. O que você tem que fazer e ele também tem que fazer para que se mantenha essa relação, para que a qualidade do seu produto não seja afetada?

Para estruturar essas informações de uma forma que não fique confuso, as empresas utilizam algumas ferramentas como por exemplo o Canvas e o Análise SWOT, mas não que isso seja obrigatório nem nada, até porque a norma não exige alguma ferramenta específica, a gente usa porque fica mais fácil visualizar as informações para tomada de decisão.

Para proceder na nossa linha de raciocínio, o novo padrão aborda 3 lugares que levarão em conta as informações levantadas no contexto da organização:

  • O primeiro é um princípio da qualidade:Tomada de decisão baseada em evidências“. Não é difícil compreender que as melhores decisões são feitas quando se baseiam em evidências e não por conjectura.
  • A segunda referência quase informal para a tomada de decisões é encontrada na Cláusula 0.1, “Enfrentar riscos e oportunidades associados com o seu contexto e os objetivos.” Enfrentar riscos significa gerenciar proativamente as incertezas. O simples significado de “gerenciar incertezas” é que as decisões devem ser feitas com a consideração das possíveis consequências positivas e negativas que o futuro incerto pode trazer.
  • Finalmente, na Cláusula 5.1, Liderança e Comprometimento, encontramos um requisito para a gestão de topo: “assegurar que a política e os objetivos da qualidade são estabelecidos para o Sistema de Gestão da Qualidade e são compatíveis com a estratégia da direção e o contexto da organização.”

O contexto da organização pode parecer ser uma informação que vamos levantar e depois engavetar, mas não deve ser, e esse é o maior cuidado que a gente tem que tomar nesse item. As informações recolhidas através da definição de contexto são muito úteis para a identificação de melhorias estratégicas e operacionais que podem mudar completamente sua forma de visualizar sua empresa e só vão realmente ser benéficas se forem traduzidas em planos de ação na empresa.

O que eu vejo que traz muito resultado é verificar se as informações levantadas para fazer o planejamento estratégico contemplam os itens citados pela ISO 9001:2015, considerando que, o que a ISO pede é o básico para elaborar um planejamento. E mais interessante que isso, executar planos de ação condizentes com esse contexto.

 

Leia todos os artigos do Blog da Qualidade sobre ISO 9001:2015!

contexto-da-organizacao-o-que-e-isso

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
4 passos para resolver qualquer tipo de problema!