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Qualidade: A responsabilidade é de todos!

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Diante de toda polêmica do post “A culpa é do Profissional Qualidade!“, resolvi compartilhar o que penso sobre o assunto. Quero começar reafirmando que a culpa pode até ser em partes do profissional da Qualidade, mas como diz o velho ditado “uma andorinha não faz verão”.

A responsabilidade do representante da direção é grande, o mesmo deve assegurar a execução dos processos do sistema de gestão da qualidade além de controla-los e melhora-los. Para isso ele precisa de qualidades como liderança, conhecimento das pessoas e da empresa, boa comunicação, persuasão e negociação, a direção deve dar a ele a autoridade de estabelecer os processos, solicitar melhorias e realizar cobranças sobre essas, para que o mesmo consiga assegurar a conscientização sobre os requisitos do cliente.

Mas mesmo quando esse profissional executa seu trabalho com sucesso, ele precisa da colaboração de todos, todos devem estar comprometidos com as mudanças, melhorias e atendimento aos requisitos. A ISO 9001:2008 tem um requisito inteiro, o requisito 5, que descreve como deve ser o comprometimento da direção, sem esse o profissional da qualidade não irá conseguir fazer nada. O profissional da qualidade documenta os processos, mas o mesmo não é responsável na execução de todos.

A ISO 9001: 2015 prevê a retirada do papel representante da direção, acredito que para amenizar essa ideia de que a responsabilidade é de apenas uma pessoa, ou seja, não será obrigatório designar o posto, pois a própria direção em conjunto poderá fazer as funções e assumir as suas responsabilidades.

Para que uma empresa tenha sucesso é preciso trabalhar em equipe, cada um executando a atividade que lhe cabe, se preocupando no impacto que isso tem nas atividades dos outros. A qualidade deve ser compromisso de todos.

Graças a Deus trabalho em uma empresa onde respiramos qualidade, onde a direção e todos os colaboradores são comprometidos. Tiramos certificações como: MPS-BR nível F, ITMarK, MPE e seremos avaliados em Moprosoft e ISO 9001 ainda esse ano, e isso não é culpa somente do profissional da qualidade e sim de um trabalho em equipe com pessoas qualificadas e comprometidas.

E o melhor de tudo é que nossos certificados não ficam somente na parede, aprendemos mais a cada certificação, melhoramos mais nossos processos e a empresa cresce visivelmente.

Artigo #1: Não aguento mais os caras chatos da Qualidade!

Artigo #2: A culpa é do profissional da Qualidade!

Artigo #3: Qualidade: A responsabilidade é de todos!

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