Ferramentas da qualidade

Diagrama de Afinidades

Imprimir artigo

O diagrama de afinidades (DA) é uma ferramenta da qualidade que tem como objetivo agrupar um grande número de ideias, opiniões e informações em grupos, conforme a afinidade que apresentam entre si. É construído através das ideias, opiniões e outras preocupações sobre determinado problema, organizando-se em grupos baseados em uma relação natural que exista entre elas, estimulando a criatividade e facilitando o aparecimento de novas ideias e enfoques através da participação dos membros, o que gera um melhor entendimento daquilo que está acontecendo.

Para a elaboração do DA, em primeiro lugar deve-se obter as ideias e opiniões de todos os integrantes do grupo, onde as informações deverão ser agrupadas de acordo com a afinidade que apresentam entre si. Cada equipe deve receber então, um título ou rótulo que descreva de forma clara e objetiva a afinidade entre todas elas.

O DA é uma excelente ferramenta para despertar a criatividade dos participantes do grupo, pois explora a capacidade intuitiva e o raciocínio lógico dos mesmos.

EXEMPLO

Diagrama de Afinidades

Conforme vimos, o DA é uma importante ferramenta da qualidade para resolução de problemas, sendo que em razão do tempo que consome para a execução e mobilização das pessoas envolvidas em sua elaboração, não se aconselha usá-lo para resolver problemas simples ou para uma decisão que deve ser tomada imediatamente, mas sim em situações que exijam maior compromisso e responsabilidade na tomada de decisão.

 

REFERÊNCIA

ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

 

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Mapa do Processo