Ferramentas da qualidade

As sete ferramentas da qualidade

ferramentas-da-qualidade
Imprimir artigo

O que chamamos de 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias que foi reunido por Kaoru Ishikawa e amplamente difundido como forma de melhorar os processos das empresas. Desde então, elas vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão e auxiliam na melhoria dos serviços e processos.

Essas ferramentas são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho e no resultado das empresas. Elas ajudam a estabelecer métodos mais elaborados de resolução baseados em fatos e dados, o que aumenta a taxa de sucesso dos planos de ação.

Já abordamos várias delas aqui no blog, mas ainda não havíamos postado um único post com todas as ferramentas. Então, no post de hoje vou explicar de forma resumida cada umas das 7 Ferramentas da Qualidade.

As 7 Ferramentas da Qualidade:

1 – Fluxograma: auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações;

2 – Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as possibilidades (causas) que podem contribuir para o problema tenha ocorrido;

3 – Folhas de Verificação: é uma lista de itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados. É usada para a certificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão. É semelhante a um checklist;

4 – Diagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação (da maior para a menor, por exemplo) nas causas de um determinado problema ou não conformidade;

5 – Histograma: tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições periódicas, criando assim uma panorama dos padrões que mais se repetiram em um determinado período de tempo.

6 – Diagrama de Dispersão: mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, sempre tendo uma em função da outra.

7 – Controle Estatístico de Processo (CEP): usado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.

Utilize as Ferramentas da Qualidade de forma inteligente

No Qualiex, nosso software para Gestão da Qualidade, automatizamos os processos da Qualidade, para que eles se tornem melhores e mais ágeis. Fizemos isso incorporando ferramentas de planejamento (5W2H, PDCA, Gráfico de Gantt), ferramentas de análise de causas (Diagrama de Ishikawa e 5 Porquês) e ferramentas que ajudem na priorização (Matriz de riscos e Diagrama de Pareto).

A centralização de todas essas informações facilita a tomada de decisões e ajuda na hora de executar os processos, projetos e planos de ação, fornecendo as informações que as pessoas precisam para fazer seu trabalho. Além disso, a utilização do software elimina planilhas e documentos impressos, moldando um Sistema de Gestão da Qualidade muito mais simples e, o mais importante: SEM BUROCRACIA!

Acesse nosso site clicando no botão abaixo e entenda como nós podemos ajudar sua empresa a evoluir processos e alcançar mais resultados. Temos um time de Auditores Líderes ISO 9001:2015 prontos para tirar todas as suas dúvidas sobre o Qualiex!

Infográfico: 7 Ferramentas da Qualidade

Montamos um infográfico explicando as 7 Ferramentas da Qualidade. Ele pode ser impresso para colar nas paredes da sua empresa ou para apoiar a integração/treinamento de novos colaboradores. O infográfico também pode ajudar na gestão visual, incentivando as pessoas a usar as ferramentas. Para visualizar em tamanho real, basta clicar na imagem abaixo:

infografico-7-ferramentas-da-qualidade

Clique para ampliar

 

Se você preferir, pode baixar um pacote com as versões em PDF e PNG deste infográfico, basta clicar aqui.

 

REFERÊNCIA

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

 

Autor

Comentários

Posts Relacionados

nps-net-promoter-score-a-importancia-do-fechamento-de-ciclo
← Post mais recente
NPS (Net Promoter Score): a importância do Fechamento de Ciclo