Blog da Qualidade

Profissional de Qualidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

No dia 14 de novembro, foi comemorado o dia do Profissional de Qualidade, então, vamos aproveitar para refletir sobre a importância desta profissão que ocupa uma posição central no dia a dia das empresas e instituições.

Com um campo de trabalho amplo, este profissional pode atuar desde a área de produção industrial até setores como educação, saúde e consultorias.

Os profissionais de qualidade possuem como principais atributos a visão estratégica e ampla do negócio em que atuam, a capacitação para planejar, implementar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade, bem como a disposição para executar tarefas como a organização de ferramentas voltadas para minimizar a incidência de falhas e fazer o gerenciamento de estratégias para obter certificações e a análise de documentos e de relatórios de qualidade.

Devido a sua importância é um trabalho que exige daqueles que o exercem muita responsabilidade e honestidade.

Os profissionais de qualidade devem possuir certos valores essenciais para o bom desempenho da profissão, dentre os quais podemos citar:

  •  O Otimismo_ pensar e agir positivamente de forma a inspirar a equipe a fazer o mesmo.
  •  A Organização_ ação que ajuda a reduzir riscos e corrigir falhas, sempre voltada para maximizar os bons resultados da empresa.
  •  A Busca por Melhoria Contínua_ o profissional da qualidade está sempre em busca de melhorias em todos os processos da empresa para entregar aos clientes e colaboradores os melhores resultados.
  •  A Comunicação Interpessoal_ a integração e troca de ideias estão sempre em foco, pois sem comunicação não se obtêm qualidade.
  •  O Espírito de liderança_ é essencial que o profissional de qualidade envolva as pessoas em torno de um propósito, por isso deve mostrar-se sempre à frente dos demais, tornando-se um referencial de comportamento.
  • A Agilidade_ deve buscar sempre soluções rápidas para corrigir os erros nos processos e assegurar que os mesmos não sejam repetidos.

Apesar de sua grande importância, os profissionais de qualidade nem sempre são reconhecidos e homenageados como merecem, mas é graças ao esforço destes profissionais que as empresas conseguem atingir suas metas com qualidade e eficiência.

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Profissional de Qualidade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!