Blog da Qualidade

Benefícios da Gestão da Qualidade nas Pequenas Empresa

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

No mês de novembro, os holofotes costumam estar voltados para a qualidade. Acredito que o Dia Mundial da Qualidade causa esse efeito! Por isso, neste artigo, trarei um pouco de como a Gestão da Qualidade pode ajudar pequenas empresas a desenvolverem o seu potencial competitivo. 

E acredite: não é preciso ser uma grande organização para implantar uma Gestão da Qualidade. Se o assunto te interessou, continue lendo que vou te explicar melhor. 

 O que é Gestão da Qualidade 

A Gestão da Qualidade tem como objetivo garantir que a empresa entregue o que ela se propôs a entregar de forma eficaz.  Mas, calma, vou começar do “começo”! Não se assuste com os termos. Pode parecer complicado, mas eu vou explicar tudinho.  

Podemos entender Gestão como “atividades controladas para dirigir e controlar uma organização”.  Podemos encontrar essa definição no item 3.3.3 da norma de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 – Fundamentos e vocabulário. 

 Já o item 3.6.2 traz que Qualidade é o:

“grau em que um conjunto de características (3.10.1) inerentes de um objeto (3.6.1) satisfaz requisitos (3.6.4).  

NOTA 1. O termo “qualidade” pode ser usado com adjetivos como má, boa ou excelente.  

NOTA 2. “Inerente”, ao contrário de “atribuído”, significa a existência no objeto (3.6.1). 

 Por sua vez, o item 3.3.4 apresenta Gestão da Qualidade como a “gestão (3.3.3) que diz respeito à qualidade (3.6.2)”. 

Resumindo todos esses “itens”, podemos dizer que a Gestão da Qualidade envolve o controle e direção de uma empresa. Este controle tem como objetivo assegurar que as características inerentes de seus produtos ou serviços atendam aos requisitos estabelecidos.  

E para essa gestão, usamos processos, técnicas e estratégias. São ferramentas e recursos que visam assegurar que os produtos e serviços sejam entregues de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes. 

Pilares da Gestão da Qualidade 

A Gestão da Qualidade se baseia em 2 pilares. O primeiro é a garantia da Qualidade, que consiste em planejar e executar as atividades de forma a atender aos padrões e requisitos de Qualidade estabelecidos.  

E o segundo é a Melhoria Contínua. Este pilar envolve a busca contínua por aperfeiçoar os processos, produtos e serviços, corrigindo falhas, eliminando desperdícios e aumentando a satisfação dos clientes. Ou seja, é a busca pela Excelência. 

Por que implantar a Gestão da Qualidade para uma pequena empresa?

A Gestão da Qualidade é um processo administrativo e estratégico que traz inúmeros benefícios para a empresa. Entre eles, costumo destacar:  

  • A melhoria na competitividade e a reputação da marca;  
  • A redução de custos e riscos operacionais;  
  • O aumento da produtividade e a eficiência;  
  • A fidelização dos clientes e a atração de novos clientes;  

Como você pode perceber, esses benefícios não são somente a menina dos olhos das grandes empresas, não é mesmo? Por esse motivo, afirmo que a Gestão da Qualidade serve para todas as empresas que desejam atingir suas metas e ser referência no seu segmento.   

Gestão da qualidade nas pequenas empresas e a ISO 9001 

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma decisão estratégica da organização. Essa escolha pode refletir em melhorias no desempenho geral e fornecer um suporte para a implementação de iniciativas sustentáveis. 

As empresas que decidem por esta estratégia certamente têm seu potencial competitivo mais elevado. Isso poque a excelência resulta também na redução de custos operacionais, melhora o ambiente da empresa e ainda favorece a conquista de novos mercados. 

No geral, a norma ISO 9001 visa estabelecer uma abordagem sistemática e eficaz para que esta Gestão da Qualidade.

Ela tem como objetivo garantir a satisfação do cliente, a melhoria contínua e a conformidade com padrões reconhecidos internacionalmente. 

Para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade, não é imperativo possuir uma certificação ISO. No entanto, vale ressaltar que a certificação proporciona benefícios adicionais.  

Por exemplo, a validação que uma empresa atende criteriosamente aos requisitos estabelecidos internacionalmente, garantindo sua atuação responsável no mercado. 

Como implantar a Gestão da Qualidade em pequenas empresas:  

 Para implementar a Gestão da Qualidade em qualquer empresa, é preciso seguir alguns passos, como:  

  • Definir a missão, a visão e os valores da empresa;  
  • Estabelecer os objetivos e as metas de qualidade;  
  • Identificar os requisitos e as expectativas dos clientes;  
  • Mapear e padronizar os processos;  
  • Monitorar e avaliar os resultados;  
  • Implementar ações corretivas e preventivas;  
  • Capacitar e motivar as equipes;  
  • Buscar a melhoria contínua.  

Diversas empresas de pequeno porte têm uma visão equivocada sobre a implantação de um sistema de Gestão da Qualidade. Muitas acreditam que se trata de um processo burocrático sem fundamentos. 

Mas, como já citei, a padronização de processos e melhoria na produtividade são apenas alguns dos benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade.  

Ferramentas para auxiliar na Gestão da Qualidade 

Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar na gestão da qualidade, como:  

O ciclo PDCA  

Trata-se de uma metodologia para planejar, executar, verificar e agir sobre os problemas e as oportunidades de melhoria. 

O Diagrama de Ishikawa  

Uma ferramenta muito utilizada para identificar as causas raízes de um problema ou de um efeito. 

O Diagrama de Pareto 

Este recurso é utilizado para priorizar as ações de melhoria com base no princípio de que 80% dos problemas são causados por 20% das causas. 

O 5W2H 

O 5W2H é uma ferramenta para elaborar um plano de ação respondendo às perguntas: O quê?; Por quê?; Onde?; Quando?; Quem?; Como e Quanto custa?. 

Softwares para Gestão da Qualidade  

Aqui na ForLogic, por exemplo, desenvolvemos o Qualitfy, o software para Gestão da qualidade feito sob medida para pequenas empresas. Vale a pena conferir! 

Inclusive, neste mês, estamos com uma condição imperdível! Clique no botão abaixo e agende uma apresentação.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!