Blog da Qualidade

[REVIEW] Qualicast #017 -Qualidade e Metrologia com Neville Fusco

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Emerson Galliano

Emerson Galliano

O Qualicast #017 foi publicado e trouxe o assunto Qualidade e Metrologia. Para falar com a gente sobre este assunto e esclarecer nossas dúvidas contamos com a partição especial de Neville Fusco, que atua na área há 22 anos, é diretor da empresa ACCPR – Laboratório de Metrologia e também é professor de pós-graduação da FATEC SENAI Goiânia, na área de instrumentação e controle de processos industriais.

Na verdade, eu sou redatora do Blog da Metrologia, blog com conteúdo inédito sobre metrologia, mas vim aqui no Blog da Qualidade hoje para falar um pouquinho sobre como foi esse bate papo do Jeison, Marina, Monise e Neville sobre esses dois assuntos que estão totalmente relacionados. Se você preferir, pode ouvir o conteúdo inteiro na íntegra lá no Qualicast:

A Metrologia está presente no nosso dia a dia!

Para começar nossa conversa é importante que você esteja por dentro do que é metrologia. Ela surgiu na antiguidade, com base nas necessidades humanas, por exemplo, as relações de troca de mercadorias que caracterizaram as primeiras transações comerciais do homem.

Até hoje está totalmente presente no nosso dia a dia. Muitos pensam que essa área é importante apenas para as indústrias, mas ela impacta diretamente nas nossas relações de consumo, nos dando clareza naquilo que consumimos. Um exemplo é a comprovação de 1 kg de arroz adquirido no mercado é um 1 kg em qualquer lugar no mundo.

“A metrologia é a ciência da medição e traz a confiabilidade nos resultados.”

Relação com a Qualidade  

No Qualicast foi discutido uma parte na Norma ISO 9001:2015, que tem como requisito o item 7.5.1 – Recursos de Monitoramento e Medição, que confirma que a medição dever ser realizada e deve ser utilizado processos que e garantam que os requisitos estejam corretos por meio de verificação e calibração.

Portanto, para ter um produto final de qualidade segundo a ISO é necessário ter um processo adequado a funcionalidade dele, isso é, pensar nos riscos inseridos para a qualidade do produto quando o processo metrológico não é cumprido.

Para ajudar a entender e interpretar melhor os requisitos da ISO 9001 que apresenta os requisitos a serem cumpridos de forma mais geral, existe outras normas em paralelo, por exemplo, a ISO 10012 – Sistema de gestão da Medição que é mais especifica e apresenta os meios para conseguir cumprir os requisitos ISO 9001.

Outra norma bem conhecida no mundo da metrologia é a ISO 17025 que estabelece requisitos para a competência técnica, ela é utilizada para acreditação de laboratórios de calibração, ensaios e amostragem.

“O laboratório que tem a ISO 17025 tem a sua competência técnica comprovada ”

Desafios da Metrologia na saúde!

A metrologia já está muito integrada nas indústrias metal-mecânicas e de manufatura, mas infelizmente na área de saúde existe uma carência de processos metrológicos na fabricação de medicamentos, produtos de saúde e biológicos, tornando assim uma área carente de conhecimentos metrológicos no Brasil e no mundo.

Entre vários problemas existentes na área da saúde que envolvem esse campo de estudo, dois deles foram destacados pelo Neville:

  • Método de medição: que é o fato de se utilizar instrumentos adequados a funcionalidade para obter um resultado confiável. Como exemplo temos a utilização do termômetro infravermelho que tem critérios técnicos muito bem especificados, mas na área da saúde pela sua praticidade na hora da medição é utilizado para medir qualquer coisa.

“Trabalhar com métodos incoerentes com o princípio funcional do instrumento, gera resultados pouco confiáveis. ”

  • Ausência de conhecimento sobre metrologia da área da Saúde: que é o fato de as pessoas ligadas diretamente com área da saúde não conhecerem conceitos básicos da metrologia que são de muita importância, por exemplo, validação de um processo, qualificação de equipamento, calibração de instrumento, entre outros.

Ouça o conteúdo por completo!

Bom, no Qualicast #017 conversamos sobre como a metrologia afeta a nossa vida desde quando a humanidade é humanidade, e como ela é importante em todo o mundo pois traz confiabilidade para as nossas transações comerciais.

A conversa também foi sobre a defasagem deste assunto na área da saúde, e a percepção de que o assunto deveria estar completamente enraizada nesse meio, pois trata-se de uma área que envolve vidas de pessoas, por isso, a certeza, precisão e medição é muito importante.

Portanto, todo o processo que vai desde a fabricação de medicamentos e vacinas, passa pelo transporte e vai até o armazenamento desses produtos deveria ser avaliado para que processo fosse validado, para que no final do processo o produto final possa chegar as pessoas com muito mais qualidade.

Quer saber mais? Ouça a discussão por completo:

 

Quer mais conteúdo sobre Metrologia? Conheça agora o Blog da Metrologia!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!