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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Como o título sugere, o acompanhamento e controle dos indicadores de esforços pode te apoiar no alcance dos objetivos e metas da sua empresa. Mas e aí, qualquer número pode ser um indicador? Se você ainda não conhece ou tem dúvidas a respeito de indicadores, vamos ao artigo, boa leitura!

Primeiramente, o que são indicadores?

O verbo indicar, significa mostrar algo através de sinais ou de indícios. Por sua vez, podemos dizer que Indicador é algo que indica ou que serve para indicar uma “dor”.

Hoje vamos falar de 2 indicadores, são eles Indicadores de Esforços e Indicadores de Resultados. Podemos dizer que os Indicadores de Esforços são indicadores que determinam os Indicadores de Resultados.

Função dos Indicadores de esforço:

Esses indicam, através de métricas claras e objetivas, como o trabalho é executado. Por exemplo:

  • quantidade de dias trabalhados;
  • volume de vendas de um determinado equipamento;
  • número de vezes que um determinado procedimento foi realizado.

Tendo em vista que o trabalho inteligente geralmente supera o trabalho pesado, não devemos atrelar esses indicadores diretamente ao resultado.

Qual a função dos Indicadores de resultado

Eles servem para apoiar os gestores a compreender o rendimento do seu time em relação aos processos. Esse tipo de acompanhamento é essencial para a constante evolução do trabalho.

Indicadores de resultado são ideais para conduzir a gestão de metas, facilitando sua medição e permitindo correlacionar o resultado obtido com o esforço realizado. Permitindo assim que o gestor de um direcionamento mais assertivo para as equipes no alcance das metas.

Para você entender melhor vamos a um exemplo:

Supomos que você tem uma escola particular e quer medir o número de cancelamentos de matrículas, então, você tem os dados mensais de cancelados.

grafico1

Podemos notar que o número de cancelamento é crescente ao passar dos meses.

Você pode estar se perguntando “De acordo com a tendência de cancelamento indica que minha escola vai falir?” Não necessariamente, pois essa é uma informação isolada e não serve de parâmetro para uma conclusão.

Então vamos a outro dado: o número total de alunos por mês.

grafico-2

A partir dessa informação podemos observar que os cancelamentos estão crescendo proporcionalmente ao número de alunos por mês.

Mas para ter uma informação verdadeira para acompanhamento, precisamos saber qual a taxa mensal de cancelamentos, para isso, vamos dividir o número de cancelamentos pelo número de alunos em sala, veja como fica no gráfico:

grafico-3

A taxa nos mostra como se comportou a relação entre os indicadores de esforços, ou seja, número de alunos e cancelamentos por mês. Então podemos observar que a taxa de cancelamento de maio caiu em relação ao mês de janeiro.

A partir dessa informação você pode:

  • estabelecer uma taxa como meta;
  • analisar quais ações que não foram feitas nos meses cujas taxas foram maiores;
  • acompanhar as ações que geraram melhores resultados;
  • entender a estratégia de retenção de alunos precisa ser reformulada.

Cada gestor possui um método próprio para medir seus indicadores e avaliar seu desempenho. Isso não está errado o importante é não trabalhar sem métricas pois sem elas indiferente do esforço que coloque em uma determinada tarefa você não terá como mensurar um o resultado final.

Facilite o acompanhamento dos indicadores em sua empresa

Se na sua empresa os dados para mensurar os resultados não é padronizado e confiáveis sugiro a automatização desse processo.

Por exemplo o Software para Gestão de indicadores da Forlogic você além de centralizar todas as informações relacionadas aos processos você ainda conta com uma dashboard dinâmica para facilitar as tomadas de decisões, além de outros benefícios que você pode conferir acessando o link: https://qualitfy.com.br/gestao-de-indicadores/

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