Blog da Qualidade

Guia sobre ISO 14000: Implementação, Vantagens e Requisitos

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

A relação do ser humano com o meio ambiente tem como questão a forma de como ele constrói as suas condições de vida, que são reflexos das opções econômicas adotadas, ou seja, a qualidade de vida do homem é uma consequência direta da qualidade ambiental.

Um dos resultados do processo de discussões em torno dos problemas ambientais e de como promover seu desenvolvimento econômico foi o surgimento das normas ISO 14000, que procuram desenvolver uma abordagem organizacional que leve a uma gestão ambiental efetiva.

Essa família de normas foi o resultado de um processo que foi evoluindo ao longo do tempo quanto aos problemas ambientais, buscando apresentar soluções ao ambiente produtivo.

O que é a ISO 14000?

A ISO 14000 é uma série de normas internacionais que estabelecem diretrizes e padrões para sistemas de gestão ambiental (SGA). Essas normas visam ajudar as organizações a minimizar seu impacto no meio ambiente, cumprir regulamentações ambientais e promover práticas sustentáveis.

A ISO 14000 abrange uma ampla gama de áreas, incluindo gestão de resíduos, consumo de recursos naturais, emissões atmosféricas, entre outros aspectos relacionados à preservação ambiental.

Como implementar a ISO 14000?

A implementação da ISO 14000 requer um compromisso firme da liderança da organização e a alocação de recursos adequados. O processo geralmente envolve as seguintes etapas:

  1. Análise de Contexto: Entender o contexto ambiental da organização, identificando partes interessadas, questões ambientais relevantes e requisitos legais.
  2. Planejamento: Estabelecer objetivos e metas ambientais, além de desenvolver um plano de ação para alcançá-los.
  3. Implementação: Implementar os procedimentos e controles necessários para atender aos requisitos da ISO 14000. Isso pode incluir treinamento de funcionários, estabelecimento de processos de monitoramento e medição, e documentação adequada.
  4. Verificação: Realizar auditorias internas regulares para garantir a conformidade com os padrões da ISO 14000 e identificar áreas de melhoria contínua.
  5. Revisão pela Direção: Revisar periodicamente o desempenho ambiental da organização e tomar medidas corretivas, se necessário.

Quais as vantagens da ISO 14000?

A adoção da ISO 14000 oferece diversas vantagens para as organizações, tais como:

  • Melhoria da Reputação: Demonstra o compromisso da empresa com a proteção ambiental e práticas sustentáveis, o que pode aumentar a confiança dos clientes, investidores e partes interessadas.
  • Redução de Custos: A implementação de práticas de gestão ambiental eficazes pode levar a uma redução no consumo de recursos, desperdícios e custos relacionados a multas por não conformidade.
  • Acesso a Novos Mercados: Muitos clientes e parceiros comerciais exigem que seus fornecedores atendam aos padrões da ISO 14000, o que pode abrir portas para novas oportunidades de negócios.
  • Conformidade Legal: Ajuda as organizações a cumprir regulamentações ambientais e evitar penalidades legais decorrentes de infrações ambientais.

A ISO 14000 é uma ferramenta essencial para as organizações que desejam minimizar seu impacto ambiental, cumprir regulamentações e promover práticas sustentáveis. A implementação bem-sucedida dessa norma pode levar a uma melhoria significativa da reputação da empresa, redução de custos e acesso a novas oportunidades de negócios.

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade! 

Gostou das dicas sobrea ISO 14000? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa. 

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca. 

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco! 

REFERÊNCIA
SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Sistemas de gestão ambiental: implantação objetivo e eocnômica. São Paulo: Atlas, 2006.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!